quinta-feira, 16 de junho de 2016

Grande festa em Manhattan pelo Dia de Israel



Quarenta mil americanos desfilaram na chuva para celebrar o desfile anual de Israel na cidade de Nova York. A Quinta Avenida, em Manhattan, transformou-se em um espetáculo azul e branco com participantes carregando a bandeira de Israel e dezenas de milhares mais aplaudindo.


"Moradores de Nova York acreditam em Israel e amam profundamente o povo de Israel", disse o prefeito de Nova York, Bill de Blasio que participou do evento: "Contanto que eu seja o prefeito, eu ficarei ao lado de Israel". O desfile é o 52º que acontece desde 1964. Representantes de mais de 250 organizações marcharam pela Quinta Avenida, da 57th Street até a 74th, acompanhados por dançarinos em rollerskates, motociclistas, bandas e 15 e grupos de dança, palhaços e malabaristas. Juntaram-se ao desfile os atores da Broadway que estrelaram no clássico 'O Violinista no Telhado " e cantaram trechos do show.



"O desfile não é só a maior exposição mundial de apoio a Israel, mas também o maior evento anual para os judeus em Nova York, que somam cerca de 2 milhões", disse Arik Goldstein, diretor da filial de Nova York do UJA-Federation: "É o único evento em Nova York que consegue reunir todas as vertentes e seitas do judaísmo". O embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, também elogiou o evento citando os laços entre Israel e os Estados Unidos: "É animador ver dezenas de milhares de americanos vindo para as ruas de Nova York para mostrar seu apoio incondicional a Israel. Temos amigos reais nos Estados Unidos. A aliança entre os dois países está mais forte do que nunca e com base em compromissos profundos e valores comuns". O show gigante de solidariedade nas ruas de Nova York não foi a única boa notícia para Israel. O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou que seu estado está tomando medidas significativas contra o movimento BDS, que apela por um boicote contra o Estado de Israel.



O governador Cuomo assinou uma lei declarando que qualquer empresa que boicote Israel será boicotada pelo Estado de Nova York. A legislação foi assinada duas horas antes do desfile anual em New York City. O governador anunciou as novas medidas em um evento na presença do cônsul-geral de Israel em Nova York Ido Aharoni e do Diretor da Conferência dos Presidentes Judaicos, Malcolm Honlein e dezenas de legisladores, incluindo o representante Jerrold Nadler. Cuomo afirmou ainda que ele vai se concentrar em compilar uma lista de empresas e organizações que apoiam o BDS e irá instruir as instituições do Estado para não trabalharem com elas.


O Embaixador de Israel Danny Danon na ONU organizou a maior conferência internacional contra o BDS na sede da ONU, em Nova York, na semana passada. Danon saudou a decisão do governador: "O anúncio de governador Cuomo é outra greve eficaz contra aqueles que procuram prejudicar Israel". 


"A América é a maior e mais importante aliada de Israel, e a iniciativa do governador enfatiza essa ligação especial. Esta é mais uma vitória crucial para derrotar o fenômeno BDS e outros estados em breve se juntarão à luta e ajudarão a conter o BDS nos Estados Unidos", disse Danon. O Cônsul Geral Aharoni expressou grande satisfação com a decisão do governador e agradeceu-lhe por seu apoio a Israel e ao povo judeu. Ele mencionou que Cuomo foi o único governador dos EUA, que visitou Israel durante a Operação Borda de Proteção. (Por Rua Judáica)

Nenhum comentário: