segunda-feira, 30 de junho de 2014

LUIZ CARLOS BUSATO, PRESIDENTE DO PTB GAÚCHO, É DESMENTIDO PELO SEU PRÓPRIO PARTIDO, POR CAUSA DA SUBMISSÃO ABJETA AO PETISTA TARSO GENRO, QUE ORDENOU A SUA INVESTIGAÇÃO

Está armado um grande banzé nas hostes do PTB do Rio Grande do Sul, onde o presidente do partido, o deputado federal Luiz Carlos Busato, desautorizou a decisão da convenção nacional partidária, que resolveu pelo apoio à candidatura de Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República, e subordinou o partido no Estado de maneira sabuja e abjeta ao governo do peremptório petista "grilo falante" tenente brigadeiro e poeta de mão cheia Tarso Genro, que mandou a Polícia Civil investigar a sua administração na Secretaria de Obras. Luis Carlos Busato foi à convenção nacional do partido realizada em Salvador, na última sexta-feira, manobrou para que houvesse uma decisão diferente, alegando que a bancada de deputados federais era contrária à posição majoritária da convenção, o que não cabia, mas discursou apoiando a decisão final da convenção, dizendo que a endossava após a aprovação. Aí então levou um poderoso puxão de orelhas de lugares tenentes do petista Tarso Genro, que o tem como refém, e então mudou de posição no Rio Grande do Sul. Toda a história é contada a seguir na seguinte mensagem passada ao editor de Videversus, jornalista Vitor Vieira, pelo advogado Luiz Francisco Correa Barbosa, secretário nacional jurídico do PTB, na noite deste domingo, junto com cópias de e-mails enviados por ele para a editora de Política de Zero Hora, jornalista Rosane Oliveira. Acompanhe as mensagens:
"Alô, Pessoal:
Nas convenções do RS e na nacional do PTB desagravei Luiz Carlos Busato, deputado federal, ex-secretário de Estado de Tarso e presidente no RS do Partido, porque sofreu acusação do governo gaúcho de graves irregularidades em sua Secretaria de Obras, depois, reveladas como infundadas e sem qualquer aviso prévio a ele, com largas entrevistas e divulgação das supostas irregularidades criminosas pelo Chefe da Casa Civil, com o governador, então, de férias no Uruguai. Por isso, disse, não poderia atender a seu apelo de votar no candidato do PT, que defende ardorosamente. Do mesmo modo, no âmbito nacional, porque o PT meteu o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, na cadeia. Vencido na Convenção Nacional, onde afinal declarou aceitar a decisão de coligação com o PSDB e Aécio Neves, aclamada, Busato concedeu inconformada entrevista a Rosane de Oliveira, publicada em ZH de 28 Jun-Sáb, que transcrevo abaixo, mas que sonegou à Convenção. Por isso, a direção nacional do Partido, por mim e o Secretário de Comunicações, deu-lhe resposta, que Rosane alega não poder publicar amanhã, 30, senão que 3ªf, 01 Jul, porque já fechada a edição, o que também transcrevo e peço divulgação, dada a relevância do assunto que certamente terá desdobramentos. Abraço agradecido, Barbosa.
A entrevista de Luiz Carlos Busato para Rosane Oliveira após a convenção nacional gerou a seguinte nota em Zero Hora
28 de junho de 2014 | N° 17843
POLÍTICA - Rosane de Oliveira
PTB APOIA AÉCIO À REVELIA DOS DEPUTADOS
Realizada em Salvador, a convenção nacional do PTB que aprovou o apoio a Aécio Neves (PSDB), ontem, revelou um partido dividido e lembrou o racha do PP no apoio a Dilma Rousseff. A diferença é que o PTB não tentará anular o resultado da convenção na Justiça, como fez o PP. Ontem, o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou a pretensão do PP de anular a decisão. Representante do Rio Grande do Sul, o deputado Luiz Carlos Busato falou em nome da bancada federal e soltou o verbo no discurso que fez na convenção. Disse que o PTB estava sendo incoerente, por participar do governo até agora e, na última hora, virar a casaca:
– O problema não é o apoio a Aécio ou a quem quer que seja. É a forma obscura como o partido fez isso e que dá margem para todo tipo de especulação, inclusive para a suspeita de que houve uma grande negociata.
O diretório gaúcho não foi consultado pelo presidente do PTB, Benito Gama.
– Não recebemos sequer um telefonema. Ninguém da bancada foi consultado – reclama Busato.
O deputado avalia que o PTB “está caminhando para o fundo do poço” e que a forma como foi negociado o apoio a Aécio desmoraliza completamente o partido:
– Poucos dias antes, o PTB declarou apoio à presidente Dilma. Fizemos um almoço e lá estava a vereadora Cristiane Brasil (filha de Roberto Jefferson), abraçada na presidente. A virada de mesa indica que algo muito escuso ocorreu nos bastidores dessa negociação.
Busato diz que, por coerência, o PTB do Rio Grande do Sul vai apoiar Dilma e manter a aliança com Tarso Genro. No dia da convenção estadual, um interlocutor do PP chegou a procurar o PTB para tentar reverter a aliança com Tarso e atrair o partido para a candidatura de Ana Amélia Lemos, mas não obteve sucesso. Na próxima semana, o PTB vai indicar os suplentes de Olívio Dutra, candidato do PT ao Senado.”
Luiz Francisco Correa Barbosa respondeu para Rosane Oliveira com uma nota assinada por ele e Secretário Nacional de Comunicações do PTB, Onésimo Ferreira, pedindo publicação à resposta, nos seguintes termos:
De: Luiz Francisco Corrêa Barbosa [mailto:barbosalfc@uol.com.br]
Enviada em: domingo, 29 de junho de 2014 19:21
Para: Rosane de Oliveira
Cc: Luiz Francisco Corrêa Barbosa
Assunto: Nota de resposta à entrevista do deputado Busato, publicada no alto da página de Zero Hora, edição de 28 Jun 2014-Sáb.
Alô, Rosane:
Solicito a divulgação da nota que segue, em resposta à entrevista à sua Página 10, edição de 28 Jun 2014-Sáb. À disposição para qualquer outro esclarecimento. Abraço, Barbosa.
NOTA “O deputado Busato realmente disse na Convenção Nacional do PTB que falava em nome da Bancada federal e que lá só havia um deputado apoiando o candidato do PSDB. Soou estranho, mas ninguém quis causar constrangimento ao Companheiro, pois todos sabiam que lá estavam dois deputados que apóiam o PSDB em seus Estados, Eros Biondini (MG) e Josué Bengston (PA). O fato é que Busato não fala pela Bancada federal, pediu reunião de bancada para tirar uma nota, reunião que não houve e nota muito menos. O essencial é que não é a Bancada que decide essa questão – candidaturas à presidência da República  - a decisão é da Convenção Nacional do PTB e esta decisão foi tomada de forma inequívoca. No PTB o presidente não saiu correndo de seus convencionais que o apupavam para decidir de portas fechadas. No PTB não delegamos a decisão para uma Comissão esperar a nomeação de um ministro. Pelo contrário, dispensamos cargos e contrariamos o Poder neste processo, com independência e coragem para buscar a mudança que a maioria esmagadora da população brasileira deseja. Numa Convenção Nacional quem manda é a base do Partido, sempre muito distante dessas negociações de gabinete e insensível a elas. Pesquisem a base de todos os partidos e essa verdade aparecerá. Senão, basta ver o resultado da convenção do PMDB, que tem o Vice na chapa, cinco ministérios, o comando do legislativo federal e um “zilhão” de cargos e teve no resultado de sua convenção um placar típico de “saia justa”, ou mesmo o “volta Lula” que não cessa no PT. As suspeitas que Busato levanta na Zero Hora não foram ditas diante dos convencionais. Penso que Busato terá de responder a elas diante do Partido porque faltou com a verdade e lançou sobre o PTB graves suspeições que têm de ser apuradas e provadas. Busato preside o PTB no Rio Grande do Sul, que é o berço do nosso Partido, onde nossos Companheiros sempre defenderam a legenda com vigor e coragem contra aqueles que se lançam contra nós e por isso recebem um reconhecimento especial de todos os filiados do Brasil. Insatisfações existem sempre, divergências sempre serão toleradas, mas a vontade da maioria tem de ser respeitada e esta vontade foi manifestada de forma inequívoca e avassaladora. Busato entrou na contramão da história do PTB. Honésio P.P. Ferreira, Secretário Nacional de Comunicações; Luiz Francisco Corrêa Barbosa, Secretário Nacional Assuntos Jurídicos. 29 Jun 2014-Dom".
A jornalista Rosane de Oliveira respondeu com o seguinte e-mail:
"De: Rosane de Oliveira [mailto:rosane.oliveira@zerohora.com.br]
Enviada em: domingo, 29 de junho de 2014 19:23
Para: 'Luiz Francisco Corrêa Barbosa'
Assunto: RES: Nota de resposta à entrevista do deputado Busato, publicada no alto da página de Zero Hora, edição de 28 Jun 2014-Sáb.
Pelo adiantado da hora, só poderei publicar a sua contestação na coluna de terça ou no blog. A de amanhã já está fechada. Um abraço
Rosane"
E Barbosa concluiu: “Ok, Rosane: Então que seja em ambos, coluna e blog, logo que possível. Aguardo sua confirmação. Grato, Barbosa.
A real, real, é que Luiz Carlos Busato é um mero refém do peremptório governador petista "grilo falante" tenente brigadeiro e poeta de mão cheia Tarso Genro, que obteve sua submissão com o uso do método já conhecido da investigação policial. Foi assim na eleição que ele ganhou para o governo do Estado, quando amedrontou, previamente, todo o mundo político gaúcho, com a famigerada Operação Rodin, conhecida hoje como "Conspiração Rodin", e agora com a fuleira operação de investigação das obras de reformas das escolas públicas na Rio Grande do Sul. O tenente brigadeiro e poeta de mão cheia Tarso Genro já tinha sob seu absoluto controle o dono do PTB no Rio Grande do Sul, e obteve o controle a submissão de Luiz Carlos Busato, o presidente fantoche atual do partido no Estado, com a investigação das obras das escolas. O método é conhecido e infalível, o que demonstra a dimensão moral de parte considerável da classe política gaúcha. Na verdade, como Busato foi corrido para fora da convenção estadual do seu partido, sob vaias, é certo que o PTB do Rio Grande do Sul entregará ao peremptório petista "grilo falante" tenente brigadeiro e poeta de mão cheia Tarso Genro apenas o tempo de propaganda na televisão e no rádio, enquanto as bases seguirão a orientação da convenção nacional e darão apoio a Aécio Neves a presidente e Ana Amélia Lemos ou José Ivo Sartori a governador. Luiz Carlos Busato, que já está com a vida pessoal toda complicada, agora corre o sério risco de não conseguir reeleição a deputado federal.

Nenhum comentário: