domingo, 9 de junho de 2013

GRUPO ABRIL, AGORA COMANDADO POR GIANCARLO CIVITA, CORTA PESSOAL E 10 REVISTAS

Sob nova direção, o Grupo Abril começou às 16 horas da sexta-feira o mais profundo processo de corte de pessoal, extinção de títulos e enxugamento de custos de sua história; as demissões começaram pelo meio da pirâmide de produção, entre os diretores de núcleos; foi dispensado, entre outros, o diretor Claudio Ferreira, responsável durante os últimos anos pela área comercial da revista Veja. Sob a presidência de Giancarlo Civita, as medidas duras que seu pai não queria tomar começaram a ser executadas em relação a uma série de diretores de núcleos da organização, entre eles Claudio Ferreira, responsável por vários anos pela área comercial da revista Veja. Dos 52 títulos de revistas da Abril, pelo menos 10 deverão ser extintos. O processo de cortes deve prosseguir nos próximos dias. Rumores dão conta da necessidade de redução de R$ 100 milhões em despesas anuais, o que implicaria numa redução de cerca de 10% do quadro funcional. Isso representaria cerca de mil demissões. No início da noite desta sexta-feira, o Grupo Abril anunciou a reestruturação administrativa, que inclui a demissão de pelo menos sete executivos da companhia, citando a "busca de melhores resultados". Segundo a Abril, a nova estrutura representa uma evolução dos esforços da empresa para "manter-se líder no setor brasileiro de mídia impressa e ampliar sua relevância no mundo de conteúdos digitais". A reestruturação da companhia acontece dois meses depois do anúncio da divulgação de receita líquida de R$ 2,98 bilhões, alcançados em 2012. Já a receita publicitária da empresa foi de R$ 1,03 bilhão no período. Giancarlo Civita, que à época da divulgação dos resultados estava no cargo de vice-presidente do Conselho de Administração da companhia, destacou que "mesmo em ano de cenário econômico complicado mantivemos firme a missão de difundir cultura, educação e entretenimento". A parte digital da empresa também apresentou números satisfatórios. Os sites da Abril atingiram 59 milhões de internautas no ano passado. O Exame.com teve crescimento de 86% e chegou a 53 milhões de pageviews. Em 2012, a Abril S.A. ainda comprou a participação dos minoritários na Elemidia e passou a ter 100% do negócio. Recentemente, a empresa fez vários investimentos e aquisições por meio da Abril Educação que já conta com marcas como Ática e Scipione, Anglo, Ser, Maxi, pH e GEO, os sistemas Anglo Vestibulares e o Curso e Colégio pH.

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