terça-feira, 2 de outubro de 2012

Promotor investiga uso eleitoral de obras no bairro Rubem Berta para favorecer Fortunati e candidato a vereador Cassio Trogildo


O Ministério Público investiga suspeita de uso da máquina da prefeitura de Porto Alegre em busca de votos para Cássio Trogildo (PTB), candidato a vereador, e para o prefeito José Fortunati (PDT), que concorre à reeleição. O promotor eleitoral Mauro Rockenbach recebeu cópia de CD com gravação de áudio distribuído de forma anônima em gabinetes da Câmara de Vereadores, na quarta-feira da semana passada. A conversa registra uma reunião realizada na noite da quarta-feira passada no bairro Rubem Berta, na Zona Norte. O chefe da assessoria comunitária da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), Antônio Olímpio Guimarães Filho, o Toninho, e um conselheiro do Orçamento Participativo, Maurício Melo, se reuniram com moradores para anunciar o início do asfaltamento de rua no núcleo 19. O funcionário da Secretaria Municipal de Obras de Viação, que já foi dirigida por Cassio Trogildo, o que entregou o cargo para concorrer a vereador na mais vistosa campanha entre todos os candidatos à vereança, prometeu que a obra começaria nesta semana, o que se confirmou na tarde desta terça-feira, conforme os termos constantes da gravação. Conforme a gravação, os interlocutores identificados como Toninho e o conselheiro Maurício disseram na reunião que não estavam no local como representantes da prefeitura, mas como amigos de Trogildo. Eles pediram apoio à eleição do petebista e para a reeleição de Fortunati. Também teriam sido oferecidas placas do candidato a vereador para moradores colocarem na frente de casa. O comerciante Alcindo Lintener, que aparece na gravação idenfiticado como Lu, foi quem reuniu cerca de 70 moradores em um salão de festas do bairro. Ele disse que o objetivo era mobilizar a comunidade para conseguir as obras. Lintener, que é dono de um minimercado, conta que há 12 anos tentava a colocação de asfalto no local. Apesar de aparecer na gravação manifestando apoio a Trogildo, Lintener nega troca de votos pela obra. No áudio, o comerciante afirma que levaria novos pedidos ao comitê do candidato a vereador. Ao final do encontro, segundo consta do áudio, Lintener convidou os moradores para comer salsichão com pão. A obra começou na tarde desta terça-feira. Caminhões e funcionários da Smov e de uma empresa terceirizada estavam na rua do núcleo 19, do bairro Rubem Berta. Na região, várias casas estão com placas de Trogildo. O promotor Mauro Rockenbach apura a relação entre a obra e a reunião com pedido de apoio político. O coordenador da campanha de Fortunati, o deputado federal Vieira da Cunha, que também é promotor de Justiça, disse que primeiro ouviria a gravação para depois se manifestar. Todos os vereadores receberam esse CD com a gravação na semana passada. E como se vê, ninguém deu um pio, todo mundo fez cara de paisagem.

Deputada estadual do PT publica folheto falso para caluniar adversário em São Leopoldo


A deputada estadual Ana Affonso (PT), cunhada do prefeito Ary Vanazzi, ambos envolvidos na Operação Cosa Nostra, publicou em sua página no Facebook pessoal a reprodução de um folheto com acusações falsas contra o candidato da oposição, Dr.Moacir, informando que ele teria sido indicado criminalmente e encarcerado pela Polícia Civil. O folheto, assinado pela chapa liderada pelo deputado federal Ronaldo Zulke foi apreendido por oficiais de Justiça e soldados da Brigada Militar, por ordem do Juiz Eleitoral. Dr.Moacir jamais foi indiciado e nem teve pedido de prisão emitido contra ele. Indiferente às decisões da Justiça Eleitoral, placas com a mensagem "Dr.Moacir foi preso" voltaram a aparecer por São Leopoldo nesta terça-feira, sendo que novamente a coligação de oposição, com base em farta documentação e evidências, entrou com representação na Justiça Eleitoral. A bandidagem petralha está solta.

Petista ficha suja Tarcisio Zimmermann cogita abrir mão de candidatura em Novo Hamburgo


Com a candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral, o prefeito de Novo Hamburgo e candidato à reeleição, o ficha suja Tarcísio Zimmermann (PT), considera a possibilidade de lançar como seu substituto o deputado petista Luis Lauermann. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral que confirmou a cassação do registro de sua candidatura foi emitida na noite de segunda-feira. Tarcisio Zimmermann deve recorrer ao Pleno da corte. Mas, se o julgamento não ocorrer até esta quarta-feira, ou o pedido tiver resposta negativa, o prefeito deve desistir de levar a candidatura adiante. Lauermann é o coordenador de campanha de Zimmermann. A decisão monocrática do ministro do TSE, Arnaldo Versiani, diz que o atual prefeito de Novo Hamburgo está inelegível, com base na Lei da Ficha Limpa, até o último dia de 2012. A defesa de Zimmermann defendia que o período de inelegibilidade acabaria nesta quarta-feira.

Médica é baleada em tentativa de assalto em frente ao Parque da Redenção, em Porto Alegrel


Uma médica pediatra foi baleada em tentativa de assalto no bairro Farroupilha, em Porto Alegre, no final desta tarde. Simone Napoleão, 49 anos, foi abordada por uma dupla de criminosos enquanto entrava no carro após sair de uma pet shop com seus cachorros. O crime aconteceu na Avenida José Bonifácio, em frente ao parque da Redenção. Simone foi baleada no quadril pelos ladrões. Segundo testemunhas, foram realizados três disparos. A médica foi encaminhada direto para o bloco de cirurgia do Hospital de Pronto Socorro. A tentativa de assalto ocorreu às 17 horas. Ela estava disposta a entregar o carro Nissan para os dois bandidos, mas pedia para que pudesse retirar seus dois cachorros. E aí foi baleada. Um dos bandidos foi  preso.

Em Fortaleza, subida de PT e PSB deixa cenário imprevisível


A campanha na TV provocou uma forte mudança no cenário eleitoral em Fortaleza, e o candidato do DEM, Moroni Torgan, que no início da disputa era o favorito das pesquisas, agora aparece em terceiro lugar, ultrapassado pelo petista Elmano de Freitas e pelo candidato do PSB, Roberto Cláudio. Tecnicamente, porém, os três estão empatados. Essa tendência de subida dos candidatos do PSB, com respaldo do governador socialista Cid Gomes, e do PT, apoiado pela atual prefeita petista Luizianne Lins, tornou o cenário para o segundo turno nebuloso. Até mesmo os dois principais institutos de pesquisa do País, Ibope e Datafolha, divergem sobre quem lidera a corrida eleitoral.

José Dirceu ataca Serra e defende Dilma em São Paulo


O ex-ministro petista mensaleiro José Dirceu, deputado federal cassado por corrupção, afirmou nesta terça-feira que o candidato a prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), foi “abandonado” pela maioria de seu partido e que “só fala do mensalão”: “José Serra está perdido. Continua. Mesmo abandonado pela maioria de seu partido, isolado e sem força da militância e do voto tradicional, insiste numa propaganda eleitoral velha e no seu bordão preferido, a baixaria e a campanha negativa". As críticas foram feitas em seu blog, às vésperas de começar a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal, em um artigo em que defendeu a presença da presidente Dilma Rousseff na campanha de Fernando Haddad (PT). Segundo ele, Serra “só fala do mensalão”. “Não tem outro assunto. Só se apega a esta questão. Recorreu ao tema até para responder a observação do presidente Lula, de que ele fica correndo de um cargo para outro, abandonando o mandato para o qual se elege para disputar outro, como fez na Prefeitura de São Paulo, que largou 16 meses após tomar posse". Vivendo entre o apartamento em São Paulo, na Vila Madalena, e sua casa em um condomínio fechado em Vinhedo, interior de São Paulo, José Dirceu não deve assistir ao início de seu julgamento pelos ministros do Supremo. Como tem feito até agora, deve receber informações de seu advogado e de sua equipe de assessoria de imprensa. Até segunda-feira ele estava na capital, onde no final de semana ofereceu um almoço para um grupo de antigos companheiros de movimento estudantil, conhecido como "turma de 68". Na sexta-feira, ele e a mulher, Evanise Santos, participaram também de um jantar oferecido para o diplomata Samuel Pinheiro Guimarães, na casa do escritor e jornalista Fernando Morais.

Hezbollah admite morte de combatentes em "jihad"


Um comandante da organização terrorista islâmica Hezbollah e vários outros combatentes do grupo libanês foram mortos na Síria, disse nesta terça-feira um oficial de segurança do Líbano. A organização muçulmana xiita libanesa é aliada do governo do presidente sírio Bashar Assad e há tempos a oposição síria a acusa de ajudar o regime a reprimir a revolta. O corpo do comandante do Hezbollah, Ali Hussein Nassif, foi levado para o Líbano através do posto de fronteira de Masnaa, disse o oficial. O jornal al-Intiqad, do Hezbollah e publicado no Líbano, também noticiou a morte de Ali Hussein Nassif, conhecido pelo codinome de "Abu Abbas". Segundo a matéria, "Abu Abbas" foi morto "cumprindo seus deveres na jihad (guerra sagrada)". A queda de Assad deixaria o Hezbollah ainda mais isolado na região, com o apoio apenas do seu principal aliado, o Irã. O governo de Assad, em grande parte, é formado por islâmicos alauitas, uma dissidência xiita, enquanto quase toda a oposição síria é formada por muçulmanos sunitas. Os xiitas e alauitas são minorias religiosas tanto no Líbano quanto na Síria.

PDT usa Mensalão do PT e apoio de Lula para atacar Pochmann


Preocupado com o crescimento do candidato a prefeito de Campinas do PT, Márcio Pochmann, nas pesquisas, o prefeito Pedro Serafim (PDT), seu adversário direto na disputa para saber quem vai para o segundo turno com o líder, Jonas Donizette (PSB), trouxe o Mensalão e a crise envolvendo os governos petistas na cidade para a campanha nessa reta final de primeiro turno. Nos dois últimos programas eleitorais, a campanha colocou o Mensalão do PT e uma edição de imagens do apoio do ex-presidente Lula ao então candidato a prefeito em 2008, Hélio de Oliveira Santos (PDT), que tinha como vice o petista Demétrio Villagra, ambos cassados por corrupção. A estratégia é atacar o principal trunfo de Pochmann, que é o apoio de Lula. "O Márcio não fala sobre o Mensalão, o maior escândalo de corrupção da história do País", diz o locutor. Em outro trecho, um locutor lembra que Lula apoiou Hélio, para depois citar os escândalos de corrupção na prefeitura que terminaram com a cassação do prefeito e do vice petista e 28 denunciados à Justiça por formação de quadrilha, entre eles Villagra, a primeira-dama Rosely Santos e secretários de governo: "E agora quer que vote em Pochmann".

Em minicomício do PT, Lula diz que daria cheque em branco a Haddad


O ex-presidente Lula participou na tarde desta terça de um minicomício improvisado pelo PT no Largo 13, região de Santo Amaro, Zona Sul da capital paulista. Acompanhado da ministra da Cultura, Marta Suplicy, Lula afirmou que não está preocupado com o julgamento do Mensalão do PT às vésperas da eleição. "Não estou preocupado, estou preocupado com a eleição", afirmou o ex-presidente. Lula chegou por volta das 17 horas no calçadão comercial do Largo 13 dizendo estar seguro de que Fernando "Kit Gay"  Haddad pode fazer pela cidade o que ele fez como ministro da Educação. "Se eu puder dar um cheque em branco para ele, eu dou porque sei que não vai acontecer nada, ele vai devolver o meu cheque", disse o ex-presidente a centenas de pessoas que se aglomeravam diante de uma picape onde ele discursava.

Agricultores protestam contra reserva indígena no Rio Grande do Sul


Centenas de agricultores bloquearam a ERS-135, rodovia entre Getúlio Vargas e Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, para protestar contra portaria do Ministério da Justiça que transforma em reserva indígena uma área de 4,2 mil hectares na região. Os pequenos produtores rurais alegam ter documentos de aquisição das terras desde o início do século 20. Também argumentam que 385 famílias teriam de ir embora e deixar a área para menos de cem índios.

Russomanno despenca 7 pontos e Serra cresce dois pontos em São Paulo, diz Ibope


O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, despencou 7 pontos na preferência do eleitorado paulistano, mostrou pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira. Segundo o levantamento, Russomanno tem 27% das intenções de voto, ante os 34% que tinha na sondagem anterior, divulgada em 25 de setembro. José Serra (PSDB) ficou com 19%, uma oscilação positiva de 2 pontos, enquanto Fernando "Kit Gay" Haddad (PT) somou 18%. Gabriel Chalita aparece com 10%, ante 7% na sondagem anterior. Soninha Francine (PPS) tem 4% e Carlos Giannazi (PSOL) soma 1%.

Segundo Ibope, Eduardo Paes se reelegeria com 57% dos votos


O atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), se reelegeria com 57% dos votos se a eleição fosse hoje, segundo pesquisa de intenção de voto divulgada nesta terça-feira pelo Ibope. Na pesquisa anterior ele tinha 52%. Marcelo Freixo (PSOL) teria hoje 18% dos votos, um ponto porcentual a mais do que na anterior. Em seguida viriam Rodrigo Maia (DEM) e Otávio Leite (PSDB), com 2% cada. Aspásia Camargo (PV) e Cyro Garcia (PSTU) têm 1% cada.

Ibope aponta que Patrus reduz vantagem de Lacerda em Belo Horizonte


O candidato petista à prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias, cresceu cinco pontos, mas ainda está atrás de Marcio Lacerda (PSB) na disputa pelo comando da capital mineira, mostrou pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira. Candidato apoiado pelo senador e ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB), Lacerda tem 44% das intenções de voto, contra 47% na pesquisa Ibope divulgada em 25 de setembro. Já Patrus, apoiado pela presidente Dilma Rousseff e pelo ex-presidente Lula, aparece com 35%, 5 pontos a mais do que no levantamento anterior.

Morre o fotógrafo Ubirajara Dettmar no Rio de Janeiro


Faleceu no Rio de Janeiro aos 72 anos o repórter fotográfico Ubirajara Dettmar. Ele atuou em alguns dos principais órgãos de imprensa do País, como Veja, O Cruzeiro, O Jornal, Diário de Notícias, Correio da Manhã, Última Hora, Folha de S. Paulo, O Globo, Manchete, e foi fotógrafo oficial do Palácio do Planalto quando Fernando Collor era presidente da República.

Especialistas divergem sobre ascensão da nova classe média


O diagnóstico de ascensão de parte da população pobre à classe média na última década, como defendido por alguns intelectuais e por técnicos do governo petista de Dilma Rousseff, não é consenso entre especialistas em desigualdade e estratificação social. Esses especialistas não negam a diminuição da desigualdade social, a redução da concentração da riqueza, a melhoria da renda dos mais pobres e o incremento das perspectivas desse setor da população. Entretanto, consideram que a renda não é o único fator a ser levado em conta. Pesquisa divulgada pelo governo petista na semana passada classifica como classe média os que vivem em famílias com renda per capita mensal entre R$ 291,00 e R$ 1.019,00 e tem baixa probabilidade de passar a ser pobre no futuro próximo.  “Essa classe média é uma fantasia que está se criando”, critica Eduardo Fagnani, do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Não se define a classe média pela renda, mas pela posição na estrutura populacional”, explica o economista que também participa do núcleo de estudos Plataforma Política Social. Segundo ele, o conjunto da população em ascensão ainda depende muito do sistema público de saúde, previdência e ensino e não tem entre as suas despesas o pagamento de escola particular para os filhos, a manutenção de previdência complementar, acesso a plano de saúde privado ou o costume de fazer viagens ao Exterior. Ele lembra que a noção de classe média é associada a determinados padrões de consumo e de formação educacional “que não temos no Brasil, como amplo acesso ao curso superior”, disse.

Supremo Tribunal Federal arquiva inquérito contra deputado Stepan Nercessian


O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, mandou arquivar nesta terça-feira o inquérito aberto para apurar a ligação do deputado federal Stepan Nercessian (PPS-RJ) com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Lewandowski deu o despacho em atendimento ao pedido do Ministério Público Federal, que não encontrou indícios suficientes para continuar a investigação sobre o parlamentar. Segundo a acusação, o próprio deputado confessou que recebeu um empréstimo de R$ 175 mil para quitar a dívida de um apartamento e devolveu a quantia dias depois. De acordo com o Ministério Público Federal, os diálogos grampeados em ligações telefônicas são apenas sobre amenidades e não trazem informações relevantes contra o parlamentar.

Relatório do Banco Central diz que sistema bancário continua sólido e preparado para eventuais choques


O sistema bancário brasileiro demonstra solidez e se encontra preparado para enfrentar eventuais choques, de acordo com o Relatório de Estabilidade Financeira referente ao primeiro semestre deste ano, divulgado nesta terça-feira pelo Banco Central (BC). Publicação semestral que descreve a evolução recente do sistema financeiro nacional, o relatório diz que os testes de estresse na rede bancária demonstram que “o capital regulamentar permaneceria elevado em todos os cenários analisados, inclusive nos que envolvem choques abruptos ou extrema deterioração da situação macroeconômica”.

Infectologista recorre ao Ministério Pùblico Federal por causa de falta de vacina contra o HPV na rede pública


O professor e chefe do setor de doenças sexualmente transmissíveis (DST) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mauro Romero, protocolou nesta terça-feira representação no Ministério Público Federal contra os governos federal e fluminense devido à ausência de programas de vacinação e educação preventiva contra o papiloma vírus humano (HPV) na rede pública. Publicada há quase um ano, a Lei Estadual 6060 determina que o governo fluminense implante o programa. Na ação, o infectologista pede que o Poder Judiciário apure a “omissão dos agentes públicos no fornecimento à população, sobretudo aos adolescentes, da vacina contra HPV”, segundo nota divulgada no site da universidade. Um abaixo-assinado, disponível também na página da universidade, pretende recolher o maior número de assinaturas de apoio à vacinação contra o HPV. As infecções pelo vírus são as causadoras de quase a totalidade dos casos de câncer de colo de útero registrados no País.

Governo recebeu mais de 36 mil pedidos com vigência da Lei de Acesso à Informação


Desde que a  Lei de Acesso à Informação entrou em vigor, dia 16 de maio, os órgãos do Executivo receberam 36,7 mil pedidos de informação, de acordo com dados da Controladoria-Geral da União apresentados nesta terça-feira, durante a instalação da Comissão Mista de Reavaliação de Informações do Governo Federal. A comissão será a última instância de recursos para demandas negadas. Do total de pedidos, cerca de 34 mil foram respondidos, 92,37%. Entre os pedidos respondidos, 84,9% foram atendidos e 8,59% das informações solicitadas foram negadas. Um índice menor, de 6,45% pedidos, não foi atendido por não estar na competência do órgão que recebeu o pedido ou porque a informação não existe. O governo tem recebido cerca  de 270 pedidos por dia, e o tempo médio de respostas é dez dias.

Público nos filmes nacionais cai 40% no início de setembro


O público nos filmes nacionais caiu cerca de 40% entre 31 de agosto e 13 de setembro deste ano, na comparação de 26 de agosto a 8 de setembro de 2011 (referente às semanas 35 e 36 do ano), conforme dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine) divulgados nesta terça-feira. A renda também registrou queda no período de aproximadamente 35%. Nas primeiras 36 semanas do ano, foram vendidos 102,33 milhões de ingressos, somando R$ 1,131 bilhões. Em igual período de 2011, o cinema atraiu 103,36 milhões de expectadores, com renda de R$ 1,056 bilhões. Os filmes estrangeiros concentraram 93,8% do público e 94,3% da renda este ano. No período analisado, os filmes nacionais mais vistos foram "O Diário de Tati", "E Aí, Comeu?", "À Beira do Caminho" e "Totalmente Inocentes". Entre os estrangeiros, aparecem "Os Mercenários 2", "O Ditador", "O Vingador do Futuro", "Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros" e "O Legado Bourne".

Manifestantes denunciam Petrobras por despejo de resíduo tóxico no mar


Manifestantes fizeram um ato público nesta terça-feira em frente à sede da Petrobras, no centro do Rio de Janeiro, para denunciar a estatal pelo lançamento no mar de resíduo tóxico gerado pela extração de petróleo e gás. O ambientalista, gestor e planejador ambiental Sérgio Ricardo disse que o resíduo, chamado de água de produção ou água negra, contém substâncias altamente poluentes, como anticorrosivos, etanol, metais pesados, elementos radiativos, entre outros. Segundo ele, das 110 plataformas no território nacional, apenas 21 possuem estação de tratamento de seus efluentes. De acordo com Ricardo, 82% da produção de petróleo do País são no Rio de Janeiro, ameaçando o meio ambiente do Estado.

Justiça Eleitoral da Bahia decide atuar como Departamento de Censura contra a candidatura de ACM Neto em Salvador


A Justiça Eleitoral da Bahia proibiu os candidatos a vereador da coligação de ACM Neto (DEM), candidato à prefeitura de Salvador, de fazer referências ao Mensalão do PT e ao ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, em seus programas no rádio e na TV. A decisão atendeu pedido da campanha de Nelson Pelegrino (PT), que está em empate técnico com ACM Neto segundo pesquisa Ibope da última quinta-feira. O petista tem 34% das intenções de voto, contra 31% do democrata. A coligação do petista ainda conseguiu um direito de resposta de seis minutos, que deverá ser cumprido no próximo programa eleitoral dos vereadores da coligação de ACM Neto. “Tenho 22 anos no parlamento, fui secretário da Justiça da Bahia e sou ficha limpa. Liderei o PT na Câmara no início do governo Lula e jamais o meu nome foi citado, nem relacionado a qualquer irregularidade, ou Mensalão. Por isso o processei quando, levianamente, ele fez essa ilação”, disse Pelegrino.O departamento jurídico do DEM disse que vai recorrer. É inaceitável que a Justiça Eleitoral seja o último reduto da censura no Brasil. E, se querem saber, ela é ainda mais perversa do que aquela outra, do Regime Militar, porque exercida em nome da… democracia! Há dias, e confesso que não acompanhei o desdobramento, essa Justiça determinou direito de resposta à campanha de Fernando Haddad (PT) em São Paulo, contra a coligação liderada por José Serra (PSDB), porque considerou que não era verdade que a prefeitura tivesse disponíveis em caixa apenas R$ 16 mil quando Serra assumiu o cargo em 2005. Era! Esse era o total de dinheiro no qual se podia mexer. Os R$ 200 e tantos milhões alegados pelo PT eram dinheiro imobilizado, carimbado, com destinação certa. Não era caixa propriamente. A Prefeitura estava quebrada. Ponto! De todo modo, ainda que impreciso fosse, o PT dispõe de seu horário para dar a sua versão dos fatos. Pergunto: a Justiça Eleitoral se ocupou de censurar, por acaso, todas as mentiras que foram ditas sobre a gestão Kassab? Cabe a ela decidir o que um candidato pode ou não falar na sua propaganda? Exceção feita aos casos de calúnia, injúria e difamação, qualquer outra interferência é absurda. Notem bem: eu sou contra a existência do horário eleitoral gratuito — que, de resto, gratuito não é; nós pagamos por ele, já que as emissoras têm direito à renúncia fiscal. Havendo o horário, no entanto, juiz eleitoral não tem de se meter no que é dito, exceção feita nos casos de eventuais crimes contra a honra. Agora o caso baiano. Então o senhor Nelson Pelegrino não quer seu nome ligado ao mensalão? Deveria sair do PT, ora essa! Que eu saiba, a campanha de ACM Neto (DEM) não o acusou de ter recebido dinheiro no Banco Rural. O que fez foi ligar seu nome ao partido que protagonizou o escândalo. Isso é falso? Quando o senhor Rui Falcão, presidente do partido de Pelegrino, emite uma nota oficial, EM NOME DE TODA A LEGENDA, para negar a existência daqueles crimes e para atacar o STF, está ou não se comprometendo com aqueles fatos e com o julgamento em curso? Falcão, no que concerne à legenda, é ou não presidente de Nelson Pelegrino também? Mais: o PT, inclusive o baiano, usou ou não o mensalão do Distrito Federal contra a oposição, especialmente contra o DEM, em 2010? Ora, por tudo o que se sabe do caso, tratava-se um esquema local, que era, inclusive, suprapartidário. Mas o Democratas pagou o preço político. E não que eu esteja comparando os dois escândalos. O mensalão do DF era pistolagem regional, coisa de bandidos com abrangência limitada. O mensalão do PT era federal e tinha como objetivo tornar irrelevante um dos Poderes da República. O que a Justiça Eleitoral da Bahia está a fazer tem nome: CENSURA! E beneficia um partido: O PT! (Por Reinaldo Azevedo)

Mercado de cartões de débito deve dobrar em cinco anos


O temor com a perda do controle dos gastos é uma das principais barreiras para o uso do cartão de débito pelos consumidores em suas compras, mostrou o "Estudo sobre o mercado de cartão de débito no Brasil" divulgado nesta terça-feira pela Mastercard para identificar as tendências desse mercado. Mesmo assim, o uso do cartão de débito registrou o maior crescimento entre os meios de pagamento mais utilizados, a uma média de 25% ao ano entre 2006 a 2011, enquanto o uso do cartão de crédito avançou à média de 22%. A Mastercard estima que a base de transações poderá expandir-se dos R$ 200 bilhões atuais para entre R$ 370 bilhões e R$ 493 bilhões em cinco anos.

Banco do Brasil reduz juros para financiamento de motos


O Banco do Brasil vai reduzir a taxa mínima de juros para financiamento de motos, a partir desta quarta-feira, de 1,34% ao mês para 1,28% ao mês. Essa taxa é válida para motos a partir de 150 cilindradas, novas ou fabricadas no ano. O Banco do Brasil também vai lançar a opção de financiamento de motos com potência entre 150 e 249 cilindradas. "A novidade tem o objetivo de ampliar a oferta do produto, atendendo às diferentes necessidades dos clientes e à crescente demanda pela linha de crédito", diz o Banco do Brasil.

Porto Alegre é metrópole brasileira com menores índice de crescimento de frota de veículos


Entre 2001 e 2011, Porto Alegre recebeu em torno de 57,5 mil novos veículos particulares nas suas ruas por ano. Assim, a capital gaúcha chegou à frota de 1,4 milhão de veículos, entre automóveis, camionetes e camionetas, segundo estudo do instituto Observatório das Metrópoles. Em relação a motos, teve um acréscimo relativo de 202,6% na frota, um incremento de 20,2 mil novas motos por ano na última década. Porto Alegre é a metrópole que apresentou o menor crescimento da frota de motocicletas, e a segunda com menor crescimento na frota de veículos particulares. O estudo, organizado pelo pesquisador Juciano Martins Rodrigues, aponta que, em 2011, o número de veículos nas metrópoles superou marca de 20,5 milhões de unidades, que representa cerca de 44% de toda a frota nacional. O crescimento médio nacional de automóveis ficou em, aproximadamente, 77,8%. Em média, foram adicionados mais de 890 mil veículos por ano. O caso das motocicletas apresenta-se de maneira um pouco diferente, pois, das mais de 18,3 milhões de unidades contabilizadas até dezembro de 2011, apenas 23,3% estão nas doze metrópoles. O aumento relativo do número de motos na década foi de 289,4% na média.

Presidente colombiano ficará internado por três dias após cirurgia na próstata


O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, ficará hospitalizado por dois ou três dias depois de ser submetido a uma cirurgia na próxima quarta-feira para a retirada de um tumor maligno na próstata, informou nesta terça-feira seu urologista Felipe Gómez. Ele disse que o mandatário será internado nesta quarta-feira na clínica Santa Fe, em Bogotá, e que a cirurgia começará por volta das 7 horas (9h, no horário de Brasília). "Ao meio-dia daremos informações adicionais e esperamos que em dois ou três dias possa estar novamente em casa", acrescentou o médico. Aos 61 anos, o presidente colombiano anunciou na noite de segunda-feira que exames haviam indicado um câncer de próstata em fase inicial, mas com um bom prognóstico de cura, e que para enfrentar a doença seria submetido a uma cirurgia.

Condenado pelo Supremo, corrupto Valdemar Costa Neto diz que vai recorrer à Corte de Direitos Humanos


Condenado pelo Supremo Tribunal Federal no processo do Mensalão do PT, o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP), anunciou que vai recorrer à Corte Interamericana de Direitos Humanos contra a decisão. Em entrevista ao lado de seu advogado, Marcelo Bessa, o deputado argumentou que qualquer pessoa, incluindo ele próprio, tem o direito a ter uma condenação reexaminada, seja por outra instância ou pelo mesmo tribunal. "Apelarei até as últimas instâncias do planeta para garantir o inviolável direito a uma defesa que seja examinada em duas oportunidades distintas de julgamento", disse ele. O deputado afirmou que a acusação cometeu atropelos e desconsiderou alguns fatos. Ele negou, por exemplo, que estivesse presente na sessão que votou o projeto de Lei de Falências, uma das propostas apontadas pela acusação como troca de apoio por dinheiro. Valdemar Costa Neto afirmou que continuará exercendo o mandato de deputado e não considerou a hipótese de ir para a prisão: "Não, de jeito nenhum. Vamos ganhar isso aí".  Ele disse que continua deputado e que há ainda vários recursos a serem apresentados na Justiça contra a condenação. Valdemar foi condenado pelo STF por corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Ele disse que o crime que cometeu e que assume foi o eleitoral, seguindo a tese de que houve uso de caixa dois na campanha e não pelo pagamento por apoio político no primeiro governo do presidente Lula, álibi inventado pelo ex-ministro da Justiça de Lula, o advogado petista Marcio Thomas Bastos.

Torcedores do Avaí são condenados por jogar bomba que dilacerou mão de Ivo Costa


Dois dos três torcedores do Avaí, acusados de jogar uma bomba que atingiu e dilacerou a mão direita do torcedor do Criciúma, Ivo Costa, na época com 61 anos de idade, foram condenados, em primeira instância, pela Justiça de Santa Catarina. Franklin Roger Pereira e Juliano Marinho de França foram condenados a quatro anos e oito meses em regime semiaberto, em que é necessário passar as noites na cadeia. A condenação foi por crime doloso contra maior de 60 anos. A pena inicial prevista, de dois anos e seis meses, chegou a ser aumentada por causa dos agravantes: o crime dificultou a defesa da vítima e teve emprego de explosivos, o que significou mais seis meses de reclusão. Como houve dolo, o juiz determinou, ainda, incremento de um terço da pena. Ou seja, mais um ano e dois meses a partir da condenação inicial.

Médico é condenado a 24 anos de prisão por abusar de pacientes em Rio Grande


O médico Francisco Castro foi condenado a 24 anos e 3 meses de prisão em regime fechado. Na decisão, em primeira instância, anunciada nesta terça-feira pela 2ª Vara Criminal de Rio Grande, ele foi considerado culpado por estupro de quatro pacientes. Castro havia sido preso preventivamente em março. Suas tentativas de obter liberdade e habeas corpus foram negadas pela Justiça. Assim, ele permanece na Penitenciária Estadual de Rio Grande. A investigação começou em 2011. Segundo relatos de pacientes à polícia, o médico dopava as vítimas durante exames para tratamento de varizes. Com as pacientes semiconscientes, praticava atos sexuais.  De acordo com a promotora Nathália Swoboda Calvo, a decisão atende o interesse do Ministério Público e dá à população a segurança da ação da justiça. Ela atuou ao lado do promotor Marcelo Thormann.

Justiça eleitoral apreende em avião R$ 4 milhões para campanha de petista no Pará


A Justiça Eleitoral do Pará apreendeu, na manhã desta terça-feira, mais de R$ 4 milhões dentro de uma aeronave que acabara de aterrissar no aeroporto de Parauapebas, no alto da Serra dos Carajás, a 800 quilômetros da capital, Belém. O juiz eleitoral Líbio Araújo Moura recebeu uma denúncia anônima de que o avião chegaria a Parauapebas, transportando um grande volume de dinheiro que seria usado na campanha eleitoral do candidato do PT, José das Dores Couto, o "Coutinho", apoiado pelo atual prefeito, também do PT, Darci Lermen. Todo o dinheiro apreendido foi levado para uma agência bancária de Parauapebas para ser depositado em juízo, onde ficará à disposição da Justiça até que seja identificada a sua procedência e consequente destinação. Parauapebas é uma das cidades no Pará que vai receber reforço de tropas federais para garantir a segurança das eleições. Por telefone, o juiz Líbio Araújo Moura disse que ainda não poderia falar com a imprensa, porque estava fazendo a conferência dos valores dentro da agência bancária. Parauapebas é uma cidade situada na região sudeste do Pará, com população de 166.342 habitantes. Concorrem ao cargo de prefeito além de Coutinho, Francisco Alves de Souza (PRP), Antonio José da Silva Filho (PSOL), José Adelson Fernandes Silva (PDT), Rui Hildebrando Alves Santos (PRB) e Walmir Queiróz Mariano (PSD).

Justiça bloqueia bens de presidente de fundação ligada ao governo Alckmin


A Justiça paulista decretou o afastamento imediato e o bloqueio dos bens do presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), José Bernardo Ortiz, aliado do governador Geraldo Alckmin (PSDB). A medida de indisponibilidade patrimonial atinge o filho de Ortiz, José Bernardo Ortiz Junior, candidato tucano à prefeitura de Taubaté (SP) que tem apoio de Alckmin. A ordem é do juiz Randolfo Ferraz de Campos, da 14ª Vara da Fazenda Pública da Capital. O juiz acolheu integralmente requerimento do Ministério Público Estadual, que investiga suposta formação de cartel em licitação da FDE para compra de 3,5 milhões de mochilas. O negócio custou R$ 32,4 milhões aos cofres públicos. A investigação aponta suposto superfaturamento de cerca de R$ 11,5 milhões. O afastamento de Ortiz deverá prevalecer pelo prazo de 240 dias. O bloqueio de bens dos acusados atinge total de R$ 139,6 milhões.

ANS suspende venda de 301 planos de saúde até janeiro de 2013


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta terça-feira a suspensão da venda de 301 planos de saúde, administrados por 38 operadoras. A medida vale por três meses, a partir de sexta-feira. Desses planos, 221 (de 29 operadoras) tiveram a suspensão renovada, pois a agência já tinha bloqueado a venda deles em julho. A ANS alega que as operadoras continuaram a descumprir a resolução dela de 2011 que determina prazos máximos de atendimento para consultas, exames e cirurgias. "Estas operadoras encaixaram-se nos critérios para a suspensão dos produtos, já que foram reincidentes no não cumprimento da Resolução Normativa de número 259", disse a agência em comunicado. No trimestre terminado em 18 de setembro, houve 10,1 mil queixas por parte de usuários de planos de saúde pelo não cumprimento de prazos máximos, segundo a autarquia. As operadoras de planos de saúde que não obedecerem aos prazos da ANS estão sujeitas a pesadas multas e, em casos de reincidência, podem sofrer medidas administrativas, como a suspensão da venda de parte ou da totalidade dos planos. Segundo a ANS, os usuários de planos com venda suspensa não serão prejudicados. "Ao contrário: para que o plano possa voltar a ser comercializado, é necessário que a operadora passe a observar os prazos máximos para atendimento previstos pela ANS", afirmou. A agência tinha bloqueado em julho a venda dos planos de 37 operadoras, mas já autorizou oito delas a voltar a comercializar seus produtos, por terem se adequado às normas. Dos planos suspensos em julho, 45 voltaram a ser comercializados. Veja a lista das operadoras e planos em http://www.mailingplus.com.br/deliverer_homolog/arq/cli/arq_2963_108594.pdf

Nova norma permite ao Brasil importar soja da Bolívia


O Ministério da Agricultura publicou no Diário Oficial desta terça-feira uma Instrução Normativa aprovando os requisitos fitossanitários para importação de soja da Bolívia. A partir de agora, o produto boliviano poderá ser importado caso esteja livre de restos vegetais, impurezas e material de solo. Segundo nota do ministério, a operação deverá ser acompanhada de Certificado Fitossanitário (CF), emitido pela Organização Nacional de Proteção Fitossanitária (ONPF) do país exportador, com a seguinte Declaração Adicional (DA): "O envio se encontra livre da praga Botrytis fabae". O Botrytis fabae provoca doença fungícia que causa manchas nas folhas e caule da planta. Além disso, informou o ministério, a soja será inspecionada no ponto de ingresso, podendo se sujeitar à coleta de amostras pelo Ministério da Agricultura, para análise fitossanitária em laboratórios oficiais ou credenciados pertencentes à Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários (Lanagro).

Brasil é o quarto país mais perigoso para jornalistas


O Brasil é o quarto lugar mais perigoso do mundo para trabalhar como jornalista em 2012. O alerta é da Ong suíça "Campanha por um Emblema de Imprensa" (PEC), entidade que defende nos fóruns da ONU uma maior proteção a jornalistas em locais de guerra e em situações de violência. Com sete mortes acumuladas em 2012, o Brasil perde apenas para a Síria, com 32 jornalistas assassinados; Somália, com 16 mortes; e México, com dez assassinatos. O Brasil está empatado com o Paquistão no quarto lugar e acima de países como Afeganistão e Iraque. A lista é seguida por Honduras, Filipinas e Nigéria. No total, 110 jornalistas já perderam a vida em 2012, um dos anos mais sangrentos para os meios de comunicação. Em apenas nove meses, já há mais mortos que todo o ano de 2011, com um incremento de 36%.

Dirigente do PT morre em acidente de carro após comício em Itaquera


O presidente do diretório zonal do PT de Capela do Socorro, zona sul da capital, Josanias Castanha Braga, de 68 anos, conhecido como Testa, morreu em um acidente de carro na noite de segunda-feira, na Marginal do Tietê, enquanto voltava para casa após o comício realizado em Itaquera, zona leste. O veículo que transportava Testa sofreu uma pane mecânica e parou na Marginal do Tietê, na altura da Ponte Cruzeiro do Sul, zona norte da capital, por volta das 22 horas, quando acabou atingido com violência na parte traseira por um caminhão. Testa estava no banco de trás do carro e não resistiu aos ferimentos. O veículo era guiado por Cláudio Mingarelli, secretário do diretório zonal de Capela do Socorro, que foi socorrido com vida das ferragens e segue internado. A mulher de Cláudio, Elaine Mingarelli, estava no banco do passageiro e também morreu no acidente.

Globo cancela debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo


A Rede Globo cancelou o debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo previsto para ser realizado nessa quinta-feira. Em nota divulgada no fim da manhã desta terça-feira, a emissora comunicou que não haveria tempo para garantir a realização do encontro em acordo com as regras eleitorais. Já na segunda-feira, o novo diretor-geral de jornalismo e esporte da TV Globo, Ali Kamel, havia dito a executivos das Organizações Globo que a emissora não promoveria o debate. A emissora queria fazer o encontro apenas com os seis candidatos mais bem colocados nas pesquisas – Celso Russomanno (PRB), José Serra (PSDB), Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB), Soninha (PPS) e Paulinho da Força (PDT). Contudo, a Justiça Eleitoral de São Paulo já concedeu a Levy Fidelix (PRTB) o direito de participar. A legislação eleitoral prevê que as emissoras de TV e rádio são obrigadas a convidar todos os candidatos que pertençam a partidos com representação na Câmara dos Deputados. "A emissora acredita que seis é o número máximo de participantes para a realização de um debate produtivo e, em São Paulo, não houve acordo entre os candidatos. Esta definição será respeitada por todas emissoras e afiliadas da Rede Globo no Brasil", informou o comunicado.

Justiça eleitoral apreende em avião R$ 4 milhões para campanha de petista no Pará


A Justiça Eleitoral do Pará apreendeu, na manhã desta terça-feira, mais de R$ 4 milhões dentro de uma aeronave que acabara de aterrissar no aeroporto de Parauapebas, no alto da Serra dos Carajás, a 800 quilômetros da capital, Belém. O juiz eleitoral Líbio Araújo Moura recebeu uma denúncia anônima de que o avião chegaria a Parauapebas, transportando um grande volume de dinheiro que seria usado na campanha eleitoral do candidato do PT, José das Dores Couto, o "Coutinho", apoiado pelo atual prefeito, também do PT, Darci Lermen. Todo o dinheiro apreendido foi levado para uma agência bancária de Parauapebas para ser depositado em juízo, onde ficará à disposição da Justiça até que seja identificada a sua procedência e consequente destinação. Parauapebas é uma das cidades no Pará que vai receber reforço de tropas federais para garantir a segurança das eleições. Por telefone, o juiz Líbio Araújo Moura disse que ainda não poderia falar com a imprensa, porque estava fazendo a conferência dos valores dentro da agência bancária. Parauapebas é uma cidade situada na região sudeste do Pará, com população de 166.342 habitantes. Concorrem ao cargo de prefeito além de Coutinho, Francisco Alves de Souza (PRP), Antonio José da Silva Filho (PSOL), José Adelson Fernandes Silva (PDT), Rui Hildebrando Alves Santos (PRB) e Walmir Queiróz Mariano (PSD).

Venda de planos de saúde será suspensa a partir da próxima sexta


A comercialização de 301 planos de saúde de 38 operadoras estará suspensa a partir de sexta-feira, conforme anunciado nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os 301 planos representam 7,6% do mercado e atingem 3,6 milhões de beneficiários. O motivo da decisão do ministro Alexandre Padilha (Saúde) e do presidente da ANS, Maurício Ceschin, se deve ao descumprimento de prazos máximos para marcação de consultas, exames e cirurgias. No entanto, o atendimento do beneficiário não será prejudicado. Ceschin esclarece que a estratégia da ANS consiste em impedir as operadoras de vender os planos para novos segurados. “Os beneficiários que estão nesses planos continuam com atendimento sem nenhuma alteração, com seus direitos preservados”, reforçou.

Crise nas empresas aéreas TAM e GOL é apenas de gestão, diz governo petista


A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) deu declarações preocupada com a “crise” na TAM e na GOL. Essas empresas aéreas registram grandes prejuízos, apesar dos aviões lotados e de serem amplamente beneficiadas com medidas protecionistas, em desfavor da clientela. Segundo especialistas, o problema não de crise, mas de gestão, sob o manto e a proteção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Tanto a GOL quanto a TAM são geridas com a mesma expertise de empresas de ônibus, em termos de rotas. Não tem como dar certo. TAM e GOL estabeleceram malha aérea sem nexo, onde os custos não justificam os investimentos. Nem os preços extorsivos de suas tarifas. O duopólio TAM/GOL é dono de rotas que não usam e impedem que concorrentes de menor porte o façam. E o passageiro sai prejudicado.

PETISTA TARCISIO ZIMMERMANN DESISTE DA CANDIDATURA EM NOVO HAMBURGO, FULMINADO PELA LEI DA FICHA SUJA

O prefeito de Novo Hamburgo, Tarcisio Zimmerman, acaba de anunciar a retirada da sua candidatura á reeleição, já que o TSE confirmou sua cassação, confirmando sentenças de primeiro e segundo graus que o incluíram na Lei da Ficha Suja. O prefeito falou aos seus correligionários esta manhã, mostrando forte emoção. Carros de som do PT percorrem as ruas dos bairros para anunciar a desistência. O candidato do PT será o deputado Luiz Lauermann, natural de Ivoti. A mulher de Lauermann, Chica, é candidata a vice-prefeito no município vizinho de Igrejinha. Zimermann avisou que só fará o anúncio oficial na sexta-feira, porque ainda guarda uma esperança remota de ver aceito seu recurso no TSE. As atrapalhações do PT de Novo Hamburgo com a Lei da Ficha Suja beneficiam nesta reta final de campanha o candidato do PMDB, Paulo Kopschina.