sábado, 25 de fevereiro de 2012

Israel diz que relatório a ONU prova que Irã quer arma nuclear

O relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), segundo o qual o Irã aumentou substancialmente o enriquecimento de urânio, é uma "prova" de que o regime nazista islâmico o Irá está tentando obter armas nucleares, afirmou o governo israelense neste sábado. "O relatório da AIEA prova que as convicções israelenses (sobre o programa nuclear do Irã) são verdadeiras", afirmou um comunicado do gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu. "O Irã está enriquecendo urânio a 20%, ignorando totalmente as exigências internacionais" para interromper suas atividades. A AIEA afirmou em um relatório na sexta-feira que o Irã triplicou sua capacidade de enriquecer Urânio a 20% desde novembro e que, agora, produz cerca de 14 quilos de urânio por mês, sendo que 105 quilos já estão estocados. O enriquecimento de urânio a 20% é um importante passo para a purificação ao nível de 90%, necessária para uma arma nuclear.

Dilma agora tem pressa de definir caça brasileiro

A escolha do novo caça de múltiplo emprego da Força Aérea Brasileira (FAB), o programa F-X2, entrou na etapa final. O processo está muito atrasado. A primeira versão foi apresentada há 16 anos, em 1996. Depois disso, houve vários adiamentos, o último em 2011. A presidente Dilma Rousseff está disposta a anunciar a decisão no menor prazo possível, talvez ainda no primeiro semestre deste ano, como disse o ministro da Defesa, Celso Amorim. Há boas razões para isso. A janela de oportunidade permanecerá aberta apenas por mais seis meses. Depois de setembro, será difícil para qualquer dos três finalistas iniciar a entrega dentro do novo prazo, entre 2015 e 2016. A contar do momento do anúncio do vencedor, até a assinatura do contrato principal e dos compromissos acessórios, a negociação vai exigir um ano de ajustes. Nesse período o governo não fará nenhum pagamento. Mais que isso, o negócio, estimado entre US$ 4 bilhões e US$ 6,5 bilhões, está no ponto mais favorável, segundo especialistas em financiamento de equipamentos militares. A operação de crédito é um dos pontos sensíveis da escolha. Há vários meses circulam no mercado de Defesa informações de que os concorrentes francês (Dassault, com o caça Rafale) e sueco (Saab, com o Gripen) teriam alongado os prazos de carência e amortização. A americana Boeing (com o Super Hornet F-18) enfrenta problemas: o Eximbank não pode financiar a venda de produtos militares, levando a operação para os bancos privados e juros altos.

Governo do PT e Ministério Público Federal abafam escândalo da espiã-nua de Brasília que serviu aos ministros Toffoli e Gilberto Carvalho contra o PSDB

A reportagem a seguir é de Veja desta semana, que circula a partir deste sábado. Há duas semanas, VEJA revelou que os ministros Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência da República, e Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, agiram em sintonia com a máfia que desviou mais de 1 bilhão de reais dos cofres públicos. Em depoimentos prestados ao Ministério Público e à Polícia Federal, a advogada Christiane Araújo de Oliveira contou que, durante anos, manteve relações estreitas com ambos e usou essa intimidade para conseguir levar à frente ações de interesse da quadrilha para a qual trabalhava. Apesar da gravidade das acusações, registradas há mais de um ano em um arquivo de vídeo e outro de áudio, na ocasião nenhum procedimento de investigação formal foi aberto para apurar a denúncia. Pior que isso: uma parte do material -- o áudio original no qual a advogada narra aos policiais os detalhes de seus encontros com as autoridades do governo e as atividades paralelas derivadas desses encontros -- pode ter sido propositalmente escondida para evitar constrangimentos ao governo. No áudio até agora desaparecido, Christiane conta detalhes, muitos deles sórdidos, a respeito do período em que conseguiu se infiltrar no governo a pedido da máfia. Entre muitas histórias impressionantes, a advogada confirma que, em 2009, entregou ao então advogado-geral da União, Dias Toffoli, material gravado clandestinamente que incriminava opositores do governo -- versão confirmada em depoimento prestado recentemente à Polícia Federal por Durval Barbosa, o chefe da quadrilha, que fez um acordo de delação premiada com a Justiça. Dias Toffoli nega que tenha recebido qualquer documento das mãos da advogada. Em conversas com colegas do STF, o ministro relatou que está sendo vítima de calúnia e que teria recebido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a garantia de que não há nada nos depoimentos que o comprometa.

Mais de 117 mil pessoas são afetadas por cheia no Acre

O número de pessoas que foram afetadas pelas cheias no Acre ultrapassa os 117 mil, segundo estimativa da Defesa Civil do Estado. A medição do rio Acre na manhã deste sábado indicava que as águas poderiam atingir os 18 metros. Na capital Rio Branco a enchente atingiu 22.369 imóveis e desalojou mais de 89 mil moradores. Eles se refugiam em casa de amigos e parentes. Os municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa, Manoel Urbano e Sena Madureira sofrem com as cheias. Na sexta-feira foi registrada a primeira morte em decorrência das cheias. Alan Felipe de Souza Marinho, de 19 anos, trabalhava como voluntário e morreu eletrocutado em Rio Branco. Marinho passava pelo bairro 6 de Agosto em um barco de alumínio e encostou em um fio de eletricidade.

Pesquisadora diz que perda em estação brasileira na Antártida é incalculável

A pesquisadora Yocie Yoneshigue Valentin, coordenadora do INCT-Antártico (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais --UFRJ), afirma que as perdas com o incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz são "incalculáveis" e "incomensuráveis". Entre 15 e 18 pesquisadores do instituto estão entre os 30 que foram resgatados da estação e encaminhados para Punta Arenas (Chile), informou Yocie. Algumas das pesquisas estavam focadas em organismos da massa d'água e macroalgas marinhas. A base militar brasileira de pesquisas na Antártida tinha uma infraestrutura que incluía laboratórios científicos bem equipados, dormitórios e cozinha industrial, biblioteca, oficinas e instalações técnicas para embarcações usadas em expedições. A Marinha diz estar "extremamente consternada" com o ocorrido. A estação começou a operar em 1984 e atualmente abrigava cerca de 60 pessoas. "Soube por intermédio de outras pessoas que houve uma explosão e parece que pegou fogo na casa de máquinas, que foi se alastrando. Parece que o alarme não tocou", relata. A pesquisadora conta que esteve no local em 2011 e que fez simulações de emergência, que soavam o sinal de alerta e orientavam o que fazer em caso de uma tragédia. Yocie Valentin indica uma importante perda para o País: o material coletado recentemente nas pesquisas. "Essa notícia veio consternar o Brasil inteiro. A perda é incalculável, estávamos com um aparelho de U$ 120 mil com dados coletados desde dezembro. Os dados armazenados nesse aparelho e em outros não têm preço, são pesquisas com preços incomensuráveis", lamenta.

Médicos dizem que Chávez tem possibilidade de se curar de câncer

Enquanto o ditador venezuelano Hugo Chávez volta a Cuba para fazer uma cirurgia em uma segunda lesão na pélvis, especialistas dizem que o candidato à reeleição à presidência da Venezuela ainda tem chances de cura, mas pode ter que lutar contra a fadiga durante a sua campanha, em outubro. Depois de declarar que estava livre do câncer em outubro, Chávez agora diz que tem uma lesão de dois centímetros na mesma região pélvica de onde os médicos removeram um tumor do tamanho de uma bola de beisebol durante seu primeiro tratamento no ano passado, em Cuba. Os médicos dizem que o fato do câncer de Chávez ter voltado é preocupante, mas que a segunda cirurgia vai lhe dar mais uma chance de cura. "Se estiver localizado, se eles puderem removê-lo e conseguirem obter boas margens cirúrgicas, existe uma chance de 20% a 25% que ele fique curado", disse o Dr. Richard Schilsky, um especialista em câncer gastrointestinal da Universidade de Medicina de Chicago, que não está tratando de Chávez. Ainda não ficou claro qual tipo de câncer o presidente venezuelano tem, mas comentários feitos por Chávez e seus assessores sugerem que ele pode ter câncer no reto ou na bexiga, ou talvez um sarcoma de tecido mole. Schilsky disse que às vezes o câncer do colón ou do reto podem voltar na pélvis ou no abdômen. O Dr. Charles Fuchs, diretor do programa de oncologia gastrointestinal do Instituto de Câncer Dana-Farber, em Boston, disse que o câncer de reto é mais propenso à recorrência local do que o câncer de cólon, porque a pélvis é uma região tão cheia que é difícil que os cirurgiões consigam uma boa margem livre e limpa.

Com candidatura de Serra, PT encerra conversas com PSD

A notícia de que o ex-governador José Serra vai se candidatar à prefeitura de São Paulo fez o PT sepultar em definitivo uma possível aliança com o partido do atual prefeito, Gilberto Kassab (PSD). Após reunião com seu conselho político em São Paulo, o candidato petista Fernando Haddad afirmou que as conversas com o PSD estão encerradas. "O quadro está definido, portanto, não há mais o que se falar neste assunto", disse. Kassab havia sugerido possível aliança com o PT de Haddad antes de Serra anunciar a possibilidade de se lançar na disputa. Mas desde que Serra informou à interlocutores a intenção de apresentar candidatura, o prefeito passou a reiterar apoio ao tucano, de quem herdou a prefeitura em 2006. Sobre a mudança de rumos de Kassab, Haddad foi irônico: "É a volta dos que não foram. É a perda do que nunca foi oferecido de fato". Haddad disse que, com o PSD, houve conversas mas nunca uma negociação formal. "Houve conversas do Kassab com o presidente Lula e com dirigentes do PT mas nunca uma aproximação formal", afirmou.

Após incêndio, FAB envia aeronave para trazer funcionários de volta da extinta Estação Antártica Comandante Ferraz

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou na tarde deste sábado uma aeronave C-130 Hercules à cidade chilena de Punta Arenas. O avião vai trazer de volta ao Brasil militares e funcionários que estavam na Estação Antártica Comandante Ferraz, base da Marinha do Brasil atingida e destruída por um incêndio. O incêndio ocorreu, segundo a Marinha, no local onde ficam os geradores de energia, por volta das 2 horas deste sábado. Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as causas. A aeronave deixou neste sábado a base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, rumo a Pelotas, no Rio Grande do Sul. Na cidade gaúcha, a Força Aérea planeja buscar militares da Marinha que ajudarão na operação e materiais para abrigo do frio. Ao todo, estão em Punta Arenas à espera de resgate 30 pesquisadores, um alpinista que auxilia nos estudos, um representante do Ministério do Meio Ambiente e 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Ele foram levados da Estação Antártica Comandante Ferraz para a cidade chilena por um avião da Força Aérea Argentina. O acidente deixou um militar ferido e outros dois "desaparecidos" (mortos), que são o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos. O militar ferido, segundo informou a Marinha, já não corre risco de morte. Ele recebeu os primeiros socorros na estação polonesa de Arctowski e depois foi levado para a base chilena Eduardo Frei.

Estação brasileira na Antártida acabou, diz militar

"A estação acabou", disse um oficial da Marinha lotado na Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm), envolvida nas atividades brasileiras na Antártida, em telefonema cedo à uma pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que voltou da estação este ano. O militar teve a incumbência de informar os coordenadores de pesquisas sobre o incêndio ocorrido na madrugada deste sábado, na Estação Comandante Ferraz, base científica e militar brasileira na Antártida. Havia 60 pessoas na estação, metade delas pesquisadores de universidades nacionais, que escaparam ilesos. A estação foi destruída durante o incêndio que causou a morte de dois sargentos. Em nota, a Marinha não reconhecia nem as mortes nem a destruição da base. Informava apenas que dois militares estavam desaparecidos e que um terceiro teve ferimentos, mas não corre risco de morte. O fogo começou na praça das máquinas, onde funcionam os geradores da estação, e se alastrou com rapidez. A estação tem um formato contínuo. A praça das máquinas não é separada fisicamente dos alojamentos e demais ambientes.

Cartola admite que empresa foi criada apenas para pegar dinheiro do jogo Brasil x Portugal

O cartola Fábio Simão, responsável por levar o amistoso Brasil x Portugal para Brasília em 2008, afirmou que a Ailanto Marketing, empresa ligada ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, foi montada para poder receber o dinheiro do governo do Distrito Federal pela intermediação da realização da partida. Simão era, na ocasião, o presidente da Federação Brasiliense de Futebol e dirigia o projeto da Copa de 2014 em Brasília. Ele também era assessor do então governador José Roberto Arruda. O Ministério Público do Distrito Federal acusa a Ailanto, contratada pelo governo distrital para realizar o jogo, de ter desviado R$ 1,1 milhão desse jogo.

Serra decide entrar na corrida à prefeitura de São Paulo e quer disputar prévias

O ex-governador José Serra decidiu entrar na corrida à prefeitura de São Paulo e admite a possibilidade de se inscrever nas prévias convocadas pelo PSDB para definir o candidato do partido. A decisão foi comunicada na sexta-feira ao governador Geraldo Alckmin após meses de indefinição no maior partido de oposição do País, que teme perder para o PT nas eleições deste ano a hegemonia política que tem em São Paulo. Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab (PSD) se reuniram na noite de sexta-feira com o ex-governador em sua casa para discutir os detalhes do lançamento de sua candidatura. Serra não quer que as prévias convocadas pelo partido sejam canceladas, para evitar o desgaste político que sofreria se fosse indicado candidato passando por cima do processo definido pelo PSDB. As prévias estão marcadas para o dia 4, daqui a uma semana. Uma das possibilidades em estudo é o adiamento da disputa interna, para que Serra tenha tempo de entrar no processo partidário. Quatro candidatos estão inscritos para participar das prévias do PSDB: os secretários estaduais de Cultura, Andrea Matarazzo, Meio Ambiente, Bruno Covas, e Energia, José Aníbal, e o deputado federal Ricardo Tripoli. Alckmin começou a chamar os pré-candidatos para conversar. Aliados do governador acreditam que Matarazzo e Covas devem desistir da disputa. Aníbal e Tripoli têm dito que estão dispostos a manter suas candidaturas até o fim.

Governo Dilma esconde naufrágio de barco e desastre com 10 mil litros de óleo na Antártida

Uma chata rebocada pela Marinha afundou em dezembro no litoral da Antártida com uma carga de 10 mil litros de óleo combustível. Poluente, o produto não vazou, mas está a 40 metros de profundidade e a 900 metros da praia onde fica a Estação Antártica Comandante Ferraz, base brasileira no continente. Um compartimento dentro da embarcação armazena o diesel. O naufrágio vem sendo mantido em sigilo tanto pela Marinha quanto pelos ministérios que integram o Programa Antártico Brasileiro (Proantar). O Brasil é signatário de tratados de preservação ambiental na Antártida e, portanto, se comprometeu a não poluir o continente. Sem divulgação oficial por parte do governo, chegam nos próximos dias à Baía do Almirantado, onde a chata foi a pique, os navios de socorro Felinto Perry, da frota da Marinha, e Gulmar Atlantis, contratado pela Petrobrás. O Felinto Perry é especializado em resgate de submarinos, além de outras operações complexas. Mergulhadores da Petrobrás, treinados para atuar em acidentes que envolvem vazamentos nas estruturas de exploração e produção de petróleo, participarão da tentativa de resgate. O planejamento prevê o içamento da chata por bóias e guindaste, para que o gasoil artic (combustível anticongelante produzido pela Petrobrás para a ação brasileira na Antártida) possa ser retirado do meio ambiente antes que comece a vazar. É uma operação considerada de risco, por causa do clima inóspito da região. A chata afundou em consequência do mau tempo. Estava sendo rebocada para a terra por quatro embarcações pequenas quando, possivelmente por causa do vento forte e do mar agitado, ela naufragou. A chata que naufragou na Antártica tinha fundo reforçado e paredes duplas, para dificultar os vazamentos de óleo. A chata servia à Estação Antártica. Cabia a ela transportar para a terra os combustíveis líquidos trazidos pela Marinha para o abastecimento da base. O gasoil artic permanece armazenado em 17 tanques. Por ano, a estação consome 320 mil litros de óleo, empregados em geração de energia e aquecimento interno e da água, indispensáveis em ambientes cuja temperatura pode ficar abaixo de -30°C. Na estação vivem 15 militares da Marinha, 15 funcionários civis do Arsenal de Marinha (para manutenção, reparos e emergências) e, em sistema de rodízio, 30 pesquisadores (biólogos, biofísicos, geólogos, oceanógrafos e químicos, entre outros) de universidades e instituições científicas brasileiras. O resgate da chata não tem data marcada. Dependerá das condições climáticas. Há uma semana, nevascas cobriram com uma camada de pelo menos 1 metro de altura o solo da enseada da Ilha Rei George, sede da base nacional. Os ventos superiores a 100 quilômetros por hora impediram os cientistas de realizar trabalhos de campos. Como o verão está no final, são esperadas para breve quedas bruscas nas temperaturas e tempestades de neve.

Prefeito de Limeira é cassado por suspeita de lavagem de dinheiro

A Câmara Municipal de Limeira (cidade localizada a 151 quilômetros de São Paulo) cassou o mandato, no final da noite de sexta-feira, do prefeito Sílvio Félix (PDT). Por 10 votos a 4, ao fim de sessão tumultuada que começara no dia anterior, os vereadores rejeitaram relatório de comissão processante da própria Casa que havia isentado o pedetista de envolvimento em suspeitas de enriquecimento ilícito envolvendo seus familiares. As supostas irregularidades são alvo de investigação do Ministério Público do Estado. A Promotoria apura desde junho de 2011 suspeitas de lavagem de dinheiro envolvendo familiares de Félix, entre os quais a sua mulher, Constância Silva, e os filhos Maurício e Murilo. Os três chegaram a ser presos em novembro do ano passado, mas acabaram soltos ao final de cinco dias. Após as prisões, a Câmara Municipal de Limeira instaurou, ainda em novembro passado, uma Comissão Processante para investigar a eventual participação de Félix no episódio.

Polícia Federal detém supostos pesquisadores estrangeiros que investigam conflitos no Mato Grosso do Sul

Supostos pesquisadores canadenses que "investigam" conflitos entre índios e fazendeiros no Mato Grosso do Sul tiveram o trabalho interrompido na sexta-feira ao serem conduzidos pela Polícia Federal em Dourados (MS) para verificação de documentos. A equipe (quatro canadenses e uma tradutora) está no Estado desde o último dia 17. O grupo coleta imagens e entrevistas para um documentário que integra suposta pesquisa de mestrado. O grupo foi abordado pela Polícia Federal na sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) na cidade, quando tentava entrevistar representante do órgão. Segundo a Funai, foi constatado que eles não contavam com autorização para entrar em terra indígena, conforme previsto em portaria da fundação. De acordo com a Funai, o único contato prévio do grupo com o órgão foi em novembro passado. Na ocasião, ainda segundo a fundação, a equipe foi informada sobre a necessidade de autorização para entrevista com indígenas. Na Funai, em Dourados, os pesquisadores relataram que estiveram em áreas de litígio e que o tema do documentário seria o conflito fundiário entre índios e fazendeiros. Os canadenses relataram à Funai que estiveram em fazendas em Amambai, Ponta Porã e Antônio João, na fronteira sul do Estado. Em Rio Brilhante, entrevistaram índios do acampamento Laranjeiras-Nhanderu, que vivem em região em litígio, fora de território indígena. Durante a conversa, que durou aproximadamente 40 minutos, policiais federais foram até o local.

Senador Aloysio Nunes desmonta operação do PT para desmoralizar tucanos de São Paulo no Senado

O senador Aloysio Nunes (PSDB/SP) desmontou, na quinta-feira, uma operação política do PT para tentar desmoralizar o governo tucano de São Paulo, ao rebater todas as mentiras repetidas pelos seus representantes, na Comissão de Direitos Humanos do Senado, na audiência sobre a reintegração de posse em Pinheirinho (São José dos Campos), determinada pela Justiça. Logo no início da audiência, Aloysio Nunes denunciou a manobra petista, que garantiu prioridade a Pinheirinho em detrimento de audiências referentes a denúncias de violação de direitos humanos em desocupações ocorridas em governos do PT, como Bahia e Distrito Federal. Ele enfrentou mais de sete horas de debate, onde, com exceção dele, só havia representação parlamentar do PT e aliados, como PSTU e PSB. “A audiência, do jeito que foi montada, é instrumento político de interesse do PT, do Suplicy, e de outros grupos terceirizados pelo PT, que se utilizam da miséria alheia para promover seus interesses”, afirmou Aloysio Nunes. Ele reiterou que o governo de São Paulo apenas cumpriu uma decisão da Justiça. E alertou: “No dia que se deixar de cumprir ordem judicial, que o governo ou polícia resolver que não vai cumprir, voltamos ao estado de barbárie”. Aloysio Nunes frisou ainda que o governo Federal, comandado pelo PT há quase dez anos, deveria ter manifestado interesse no assunto desde 2004, quando houve a ocupação irregular em Pinheirinho, e não nos últimos quinze dias e de forma vaga, sem tomar nenhuma atitude concreta.

Colheita de soja no Mato Grosso já atinge 51,6% da área plantada

A colheita da safra 2011/12 de soja no Mato Grosso avançou 17% na última semana e atingiu na sexta-feira 51,6% da área estimada em 6,98 milhões de hectares, apontou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Os trabalhos estão bastante adiantados em relação à mesma época do ano passado, quando 25,6% da área havia sido colhida. A região médio-norte, maior produtora com 2,7 milhões de hectares, colheu 62,2% da área, ante 39,0% na semana anterior e 28,5% no ano passado. A região também é a mais adiantada do Estado, sendo que em Sorriso 72,0% dos 610 mil hectares já foram colhidos. Segundo o Imea, a área plantada nesta temporada é 8,9% maior do que foi registrado em 2010/11. A previsão é de uma produção de 22,2 milhões de toneladas, 7,8% acima do ciclo anterior.

Horário de verão deve reduzir em 0,5% o consumo de energia no Rio Grande do Sul

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) espera uma redução de carga de 4,9% no horário de demanda máxima do sistema elétrico no Rio Grande do Sul e uma queda no consumo total no Estado de aproximadamente 0,5% com o horário de verão. A previsão do Operador Nacional do Sistema (ONS) é de que haja uma redução de 4,6% na demanda no horário de pico, entre 19 e 22 horas com o horário de verão, em um total de cerca de 2.555 mil MW (megawats). No Sudeste e Centro-Oeste deverá haver uma redução de até 1.840 MW, o que equivale a uma cidade com 5 milhões de habitantes. Já na região Sul, a estimativa de redução é de 610 MW, energia suficiente para abastecer cerca de 75% da capital gaúcha. No Rio Grande do Sul, a demanda máxima de energia tem sido registrada em horários no período da tarde, entre 14 e 15 horas. Com o forte calor, as pessoas utilizam altas cargas de refrigeração. Em 2012, a CEEE registrou cinco recordes de demanda de energia elétrica. A última foi registrada no dia 16 de fevereiro, com 5.961 MW às 14h43min, quando a temperatura era de 35,4º C.

STF prorroga prazo para petista Silvio "Land Rover" Pereira cumprir pena do caso Mensalão do PT

O ex-secretário-geral do PT, Silvinho "Land Rover" Pereira, envolvido no escândalo do Mensalão do PT, deixou de comparecer à vara criminal por três meses seguidos, como previa acordo judicial. O Supremo Tribunal Federal prorrogou por três meses o prazo para que Silvio Pereira, ex-secretário-geral do PT, cumpra o acordo judicial no processo do Mensalão do PT. No escândalo do mensalão do PT, o Jornal Nacional revelou que ele tinha recebido, em 2004, um modelo Land Rover do dono de uma empresa que prestava serviços para a Petrobras: a GDK. O carro custava mais de R$ 70 mil. Sílvio admitiu ter recebido o presente, mas disse que nada tinha oferecido em troca. Ele pediu o desligamento do partido. Sílvio Pereira fez um acordo judicial (transação penal), admitiu a sua culpa, se livrou de responder por formação de quadrilha em troca da prestação de serviços à comunidade e de se apresentar à Justiça uma vez por mês. Em 2010, ele deixou de comparecer à vara criminal por três meses seguidos. Os advogados de Sílvio Pereira alegaram que ele não se apresentou porque a Justiça estava em greve. A Justiça paulista declarou que, durante a greve, manteve um número mínimo de funcionários para o atender o público. Em julho de 2011, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel Gurgel, afirmou que apesar de ter o processo suspenso, Silvinho "Land Rover" Pereira é citado por como "longa manus (que, às escondidas, cuida dos interesses de outro) de José Dirceu".

Chefete da logística das Farc morre em combate com Exército

Um chefe terrorista responsável pelo apoio logístico e financeiro de várias frentes das Farc (organização terrorista e traficante de cocaína) no sudeste da Colômbia morreu na sexta-feira em um combate com o Exército, em meio à nova estratégia militar para acabar com os rebeldes. O comandante das Forças Militares, general Alejandro Navas, informou que a morte de Wilson Correa, apelidado de Eduardo Robayo, comandante da Frente 42 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, aconteceu perto do município de Vista Hermosa, no departamento de Meta, a 170 quilômetros de Bogotá. "Robayo atuava como comandante da frente 42 no Bloco Oriental das Farc, dedicado à extorsão, ao apoio logístico de várias quadrilhas", disse Navas. O general classificou o líder terrorista, que morreu com um de seus seguranças, como uma pessoa "sanguinária" que participou do sequestro do atual governador do departamento de Meta, que permaneceu mais de sete anos nas mãos das Farc na selva. Navas disse que Correa também foi um dos responsáveis pela ativação de uma casa-bomba que causou a morte de 23 militares em 2001, no departamento de Meta, e pelo assassinato de um prefeito de uma cidade nesta mesma região.

Ditador Hugo Chávez viajou a Cuba para cirurgia de retirada de tumor

O ditador da Venezuela, Hugo Chávez, viajou na sexta-feira a Cuba para fazer uma nova cirurgia para a retirada de tumor na mesma região da pelve onde extraiu outro câncer em junho de 2011. Ele chegou ao aeroporto internacional de Caracas acompanhado de sua filha mais nova, Rosinés, de 14 anos. Chávez acenou para um grupo de militantes que esperava sua partida do palácio de Miraflores, sede do governo do país. Na quinta-feira, Chávez afirmou que a possibilidade de que a nova formação encontrada na mesma área onde extraiu um tumor maligno em junho de 2011 seja maligna "é maior do que a possiblilidade que não seja". Chávez também afirmou que ficará em Cuba "por vários dias", e disse que continuará em contato com seu gabinete. As declarações acontecem após a Assembleia Nacional venezuelana ter aprovado por unanimidade a viagem de Chávez, a segunda em que o presidente se afasta para tratamento médico.

Justiça paulista aumenta valor da pensão para avó de Vitor Gurman

O desembargador Francisco Thomaz, da 29ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, aumentou o valor da pensão à aposentada Ida Dachevsky Gurman, de 76 anos, avó do administrador Vitor Gurman. O jovem de 24 anos foi morto após ser atropelado por um jipe Land Rover em 23 de julho passado. A pensão passou de R$ 2.000,00 para R$ 3.200,00 por mês. De acordo com a decisão judicial, quem terá de pagá-la é o dono do carro, o engenheiro Roberto de Souza Lima, e a namorada dele à época, a nutricionista Gabriella Guerrero, que dirigia o veículo. Gurman foi atingido na calçada da rua Natingui, na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo. No início do mês, o desembargador, que é relator do processo, acolheu o pedido da família, que foi negado pelo juiz de primeira instância. Porém, no processo movido pela avó e pelo pai do jovem, Jairo Gurman, de 54 anos, os valores pedidos de indenização eram de R$ 2.000,00 mensais para o pai e de R$ 3.200,00 para a avó. O magistrado negou a indenização ao pai, aceitando apenas para a avó, mas no valor de R$ 2.000,00. Alexandre Venturini, advogado dos Gurman, entrou com o pedido para que o valor fosse corrigido para os R$ 3.200,00. O desembargador aceitou o recurso e corrigiu o valor.

Governo Dilma planeja financiamento de R$ 65 bilhões ao etanol em quatro anos

O governo Dilma lançou na sexta-feira um plano que prevê financiamentos da ordem de R$ 65 bilhões até 2015 ao setor de cana-de-açúcar com o objetivo de expandir a oferta da matéria-prima para a produção de etanol no Brasil, informou o Ministério da Agricultura. O plano visa elevar a produção de etanol após uma queda de quase 20% na atual temporada no centro-sul do Brasil, região que responde por cerca de 90% da moagem de cana, que sofreu os efeitos de problemas climáticos e do envelhecimento dos canaviais, após anos de investimentos insuficientes. A proposta do ministério é atender "à crescente demanda nacional e o potencial do mercado externo por etanol". Na atual temporada, os motoristas de carros flex optaram em sua maioria pela gasolina, mais competitiva na comparação ao etanol hidratado, em meio à alta dos preços pela quebra de safra e ao controle da cotação do combustível fóssil pelo governo. A fonte dos recursos do programa ainda não está totalmente definida. Mas o BNDES, que já tem um programa de R$ 4 bilhões para a renovação dos canaviais em 2012, é uma das instituições que ofertará crédito, segundo o ministério.

Presidente do Tribunal de Justiça paulista defende penas mais altas para juízes corruptos

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, defendeu que os juízes punidos pela prática de crimes de corrupção tenham aumento de pena por conta da condição de magistrado. "O magistrado corrupto merece pena maior, devia ter um aumento de pena. O magistrado é o agente público em quem o cidadão deve mesmo confiar, é o último reduto do cidadão", disse. Sartori afirmou ainda que prega a inclusão dos delitos de improbidade administrativa na lista dos crimes hediondos. O presidente do Tribunal de Justiça disse apoiar a proposta da comissão de reforma do Código Penal do Senado para a incluir as situações de enriquecimento ilícito no código. Atualmente esse tipo de caso está previsto especificamente na legislação civil sobre improbidade administrativa, que prevê penas como perda dos direitos políticos e multas, mas não a prisão.

Receita Federal prevê alta de 5% na arrecadação em 2012

Mesmo depois de bater recorde de arrecadação em janeiro, a Receita Federal fez uma estimativa cautelosa sobre o crescimento de impostos e tributos coletados em 2012, com aumento real esperado de 4,5% a 5%. A projeção é metade do visto no ano passado e leva em conta ainda uma receita extra de R$ 16,186 bilhões. No mês passado, o governo federal arrecadou R$ 102,579 bilhões em impostos e contribuições, um recorde. O número representa um crescimento real de 6,04% sobre igual mês do ano passado, informou a Receita Federal na sexta-feira. A secretária-adjunta da Receita, Zayda Manatta, prevê que a arrecadação administrada (que exclui royalties, concessões, entre outros) cresça entre 4,5% e 5% neste ano ante 2011. No ano passado, o crescimento foi de 10,1%, totalizando R$ 993,667 bilhões, o que ajudou o governo a cumprir a meta cheia de superavit primário, de 3,1% do PIB. Para este ano, a Receita Federal prevê uma arrecadação extra de R$ 16,186 bilhões. O órgão acredita que desse total, R$ 6,226 bilhões virão de Imposto de Renda, R$ 4,078 bilhões de Cofins (Contribuição da Seguridade Social) e R$ 1,252 bilhões da CSLL, entre outros. A estimativa para a arrecadação extra é menor do que a que foi feita pelo secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, no final de janeiro, quando da apresentação do resultado da arrecadação de dezembro e de 2011.

Petrobras anuncia descoberta de petróleo em bloco compartilhado

A Petrobras anunciou a descoberta de petróleo leve em águas muito profundas do litoral brasileiro, em um bloco explorado em parceria com a espanhola Repsol. O feito ocorreu no bloco Banco Mundial-S-9, nas reservas do pré-sal, jazidas em águas profundas do Oceano Atlântico abaixo da camada de sal que em alguns pontos atinge os dois quilômetros de espessura. Pelo comunicado, a empresa identificou petróleo de 27 graus na escala API em um novo poço batizado como Carioca Sela, a 270 quilômetros do litoral do estado de São Paulo. A jazida fica em uma lâmina de água de 2.149 metros, a uma profundidade aproximada de 5.250 metros. O consórcio de exploração, no qual Petrobras dispõe de 45%, a britânica BG Group de 30% e Repsol Sinopec de 25%, "dará continuidade às atividades e investimentos necessários" para avaliar as reservas encontradas na região, acrescenta o comunicado. A Petrobras registrou produção média de gás e petróleo de 2,73 milhões de barris de petróleo equivalentes por dia em janeiro deste ano, volume que supera em 2,6% o número registrado no mesmo mês de 2011. Só nas bacias de exploração no Brasil, a produção média alcançou 2,49 milhões de barris equivalentes por dia no período de referência, 2,8% acima do que no primeiro mês de 2011, detalhou a empresa em comunicado.

Cantor Pery Ribeiro morre aos 74 anos no Rio de Janeiro

Pery Ribeiro
Filho da famosa cantora Dalva de Oliveira e do compositor Herivelto Martins, o músico Peri Martins de Oliveira, o Pery Ribeiro, morreu no final da manhã de sexta-feira, aos 74 anos, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro. Segundo a unidade, ele sofreu um infarto agudo do miocárdio e não resistiu. O cantor estava internado no hospital há pelo menos uma semana. Médicos afirmam que ele tinha endocardite, uma infecção na membrana da válvula cardíaca ou do endocárdio. Pery Ribeiro teve o nome artístico sugerido e adotado pelo apresentador César de Alencar nos anos 50. A primeira atuação profissional de Pery Ribeiro foi aos três anos, dublando o anão Dengoso no filme "Branca de Neve e os Sete Anões", dos estúdios Disney. Sua mãe, Dalva, fazia a voz de Branca de Neve. Aos cinco, participou das filmagens de "It's All True", o filme inacabado de Orson Wells rodado no Brasil. Depois de alguns 78 RPM, lançou o primeiro de seus mais de 20 álguns, "Pery Ribeiro e seu Mundo de Canções Românticas", em 1962. Nele, era acompanhado pelo violonista Luíz Bonfá. Seus trabalhos mais importantes foram gravados pela Odeon, entre 1962 e 1976, e focavam principalmente repertório de artistas da bossa nova, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Roberto Menescal e Baden Powell. Foi o primeiro artista a gravar "Garota de Ipanema", em 1963.

Câncer complicado por pneumonia causou morte da empresária Eliana Tranchesi

Eliana Tranchesi
A empresária Eliana Tranchesi, de 56 anos, consultora da butique de luxo Daslu, morreu às 0h20 de sexta-feira devido a "um câncer pulmonar complicado por pneumonia", de acordo com nota do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde ela estava internada. O corpo foi velado no local e, ao meio-dia, encaminhado para o cemitério do Morumbi, na zona sul da capital paulista, onde o enterro aconteceu às 15 horas. Eliana não resistiu ao câncer contra o qual lutava desde 2006. Em setembro daquele ano, quando revelou que havia retirado um tumor do pulmão e que iniciaria sessões de quimioterapia e radioterapia, ela afirmou que "a crise da Daslu e mais o câncer me fizeram sentir como se eu fosse uma criança deixando abruptamente a Disney. Até então, eu imaginava a vida como uma grande brincadeira. A Daslu é a Disney, onde tudo é lindo, as vendedoras são lindas, o cabelo é lindo, a roupa é linda, é tudo bonito. É tudo agradável. Então, de repente, você sai desse mundo da Disney e cai lá dentro do hospital Albert Einstein já com um monte de pacientes com câncer". As duas lojas da Daslu não abriram na sexta-feira. Eliana herdou a Daslu da mãe, Lucia Piva. A loja nasceu quando Tranchesi tinha apenas um ano de idade, na sala da casa de sua mãe. O nome vem da junção dos nomes das primeiras sócias da loja, Lucia Piva e Lourdes Aranha, ambas apelidadas de Lu. A Daslu virou uma grife e, a partir dos anos 90, começou a trabalhar com importados, quando as importações foram liberadas pelo então presidente Fernando Collor de Mello. Ela foi para a Europa e voltou com a mala abarrotada de marcas famosas que caíram no gosto dos endinheirados brasileiros. A partir daí, a Daslu virou referência para quem tinha dinheiro para gastar e queria ver e ser visto. O negócio começou a passar por dificuldades financeiras em 2005, quando foi alvo da operação Narciso, feita por Receita Federal, Ministério Público e Polícia Federal. Eliana Tranchesi foi presa e condenada a 94 anos de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, fraude em importações e falsificação de documentos. A empresária foi liberada com um habeas corpus. Desde julho de 2010, a Daslu estava em recuperação judicial, o mecanismo que substituiu a antiga concordata e que permite a suspensão do pagamento das dívidas enquanto é negociada uma saída para a crise. Em fevereiro do ano passado, a grife foi comprada pelo Fundo Laep, investidor do mercado de capitais que se tornou especialista em comprar empresas à beira da falência. Eliana foi mantida como consultora da marca.

Petrobras confirma terceiro vazamento de óleo em menos de um mês

Desta vez, cerca de 70 litros de água oleosa vazaram da plataforma Cidade de Santos, no Campo de Uruguá, na Bacia de Santos, no último dia 18. De acordo com a estatal, a plataforma é operada pela empresa Modec, que imediatamente informou o ocorrido à Petrobras e à Marinha. Dois barcos e uma aeronave foram mobilizados para a contenção do acidente e, ao final do dia, já não há mais vestígios da água oleosa que vazou, segundo a Petrobras. No final de janeiro, um volume equivalente a 160 barris de petróleo vazou de uma tubulação, durante o teste de longa duração na área de Carioca Nordeste, também na Bacia de Santos. Cerca de duas semanas depois, um novo vazamento foi registrado, desta vez na plataforma P-43, na Bacia de Campos. Segundo o diretor de Tecnologia e Inovação do Instituto de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Segen Estefen, com o aumento do número de operações no pré-sal brasileiro cresce também os riscos de acidentes com petróleo no País.

Arruaceiros da ditadura cubana agridem Damas de Branco

Cerca de 200 arruaceiros (esbirros) da ditadura cubana realizaram um "ato de protesto" contra as opositoras Damas de Branco, reunidas na casa de sua falecida líder, Laura Pollán, para recordar os dois anos da morte do preso opositor Orlando Zapata. "Vermes!", "Viva a Revolução!" e "Vivam Fidel e Raúl!", gritavam os arruaceiros em frente à casa, onde as 41 mulheres prestavam tributo a Zapata, que morreu em 23 de fevereiro de 2010 depois de 85 dias de greve de fome. É óbvio que foram recrutados para tentar intimidar as opositoras. Por sua parte, as Damas respondiam com gritos em favor da liberdade e slogans como "Fidel, traidor, assassino e ditador". Berta Soler, que substituiu Pollán na liderança do grupo, declarou que a homenagem vai prosseguir mesmo com os ataques, assim como seus protestos pacíficos pelas ruas. A organização Damas de Branco, Prêmio Sakharov 2005 do Parlamento Europeu, foi criada pelas esposas e familiares dos 75 dissidentes detidos em 2003, todos já libertados. Zapata, um pedreiro de 42 anos, morreu em uma greve de fome com a qual exigia melhorias em suas condições na prisão. Foi comparado a bandidos de São Paulo por Lula, que chegou a Cuba no dia da sua morte.

Empreiteira Queiroz Galvão ganha aval para operar bloco na bacia de Santos

A ANP (Agência Nacional do Petróleo) autorizou a transferência à Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP) de 30% dos direitos de concessão e a operação do Bloco BS-4, na bacia de Santos. "O Bloco BS-4 representa um aumento expressivo no nosso potencial de produção no médio prazo", declarou o diretor de produção, Danilo Oliveira. O bloco na bacia de Santos tem dois campos de óleo pesado, Atlanta e Oliva, que possuem volume total superior a 2 bilhões de barris de óleo e apresenta potencial de descobertas nas camadas do pré-sal, estando próximo a importantes campos como Libra e Franco, segundo a Queiroz Galvão Participações. A empresa assinou em outubro do ano passado contrato de compra e venda de direitos de 30% do bloco com a Shell Brasil, por US$ 157,5 milhões. Os outros participantes do consórcio são a Petrobras, com 40%, e Barra Energia, com 30%.

Analistas ouvidos pelo Banco Central dizem que Brasil pode ter juro menor

A economia brasileira hoje é capaz de operar com taxas de juros menores do que há dois anos sem sofrer um descontrole inflacionário. Essa é a opinião de economistas consultados pelo Banco Central. Segundo o levantamento divulgado na quinta-feira à noite, o mercado acredita que a taxa real de equilíbrio (ou seja, aquela que estimula a economia sem gerar alta exagerada de preços) caiu de 6,75% em 2010 para 5,5% hoje. Esse patamar está um pouco acima da taxa de juros real praticada hoje, que é de cerca de 5%. Essa taxa real é calculada descontando da taxa básica de juros atual a projeção de inflação para os 12 meses à frente.