segunda-feira, 14 de maio de 2012

Empresas de energia devolvem R$ 385 milhõies a consumidores por falhas

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou nesta segunda-feira o valor das compensações pagas aos consumidores pelas empresas de energia elétrica do País em 2011. Ao todo, foram pouco mais de R$ 385 milhões, ressarcidos em razão da falta de estabilidade do sistema. De acordo com a agência, a medida é adotada desde 2010 como forma de penalizar as concessionárias pelas falhas no fornecimento do serviço. A devolução funciona da seguinte maneira: a cada fim de mês é feito um cálculo por região para saber se houve falta de luz e quanto tempo durou cada interrupção, além de medir os problemas com a frequência. Caso o resultado fique acima do limite estabelecido pela Aneel para a área, as empresas são obrigadas a devolver o valor correspondente aos usuários, que aparece na fatura na forma de um "desconto" dois meses depois do problema. A agência destaca que o valor compensado no ano passado foi superior ao de 2010, quando foram restituídos R$ 360,2 milhões. O maior número de compensações e o maior valor pago ocorreu no Sudeste, com 39,68 milhões de pagamentos no valor total de R$ 128,82 milhões. Apenas a Light (RJ) teve de devolver R$ 32,40 milhões, a Eletropaulo (SP) R$ 27,80 milhões e a Cemig-D (MG), R$ 25,70 milhões. O Nordeste ficou com o segundo lugar em número de compensações, com 22,39 milhões, e o Norte em segundo lugar em relação ao valor pago, totalizando R$ 109, 81 milhões. No Sul do País, três empresas tiveram menos de três mil restituições a fazer.

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