terça-feira, 9 de junho de 2009

Ministro do TCU critica Lula por abrir embaixadas em "ilhas" para conseguir lugar na ONU

O ministro Marcos Vilaça, do Tribunal de Contas da União, fez duras críticas à política externa do presidente Lula ao apresentar seu voto nesta terça-feira sobre as contas do governo de 2008. Vilaça disse que o presidente erra ao criar representações diplomáticas em "ilhas" na busca de votos para um assento no Conselho de Segurança da ONU. Para o ministro, o País deveria se preocupar em reforçar a atual estrutura das embaixadas, e não ampliar o número de representações. "É uma incoerência abrir embaixadas em ilhas e ao mesmo tempo fechar o escritório financeiro do Brasil em Frankfurt. Temos que fazer uma cruzada contra essas medidas de ter escritório em países pequeninos, inexpressivos, para buscar votos para o assento na ONU", disse ele.

Exportação de carne suína cai 12% em maio

As exportações de carne suína brasileira em maio caíram 12,42% em relação a igual período do ano passado, segundo divulgou a Abipecs (Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína) nesta terça-feira. No acumulado do ano, no entanto, o envio para o Exterior aumentou quase 10%, o que leva a entidade a projetar um resultado superior ao do ano passado no fechamento de 2009. "O desempenho das exportações em maio deve ser considerado bom. A comparação mês a mês, muito pontual, nem sempre é a melhor indicação de desempenho. Porém, somando-se as vendas externas nos cinco primeiros meses deste ano, já se verifica uma ampliação de 9,87 % em relação ao mesmo intervalo de 2008", diz o presidente da ABIPECS, Pedro de Camargo Neto. O câmbio, segundo ele, é a principal preocupação do setor.

Relatório do Unicef mostra que Brasil tem 680 mil crianças fora da escola

Relatório divulgado nesta terça-feira pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) mostra que o Brasil registrou avanços importantes na educação nos últimos 15 anos. Cerca de 27 milhões de estudantes estão nas salas de aula, o que corresponde a 97,6% das crianças entre 7 e 14 anos. Mas, o Unicef chama a atenção para o fato de que a parcela ainda fora da escola (2,4%) representa 680 mil brasileiros nessa faixa etária. O estudo "Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009 - O Direito de Aprender" aponta que os "grandes investimentos" feitos na área desde a década de 90 permitiram ampliar o número de matrículas. Segundo o documento, "as desigualdades presentes na sociedade ainda têm um importante reflexo no ensino brasileiro". O relatório alerta que são os grupos mais vulneráveis da população que enfrentam dificuldades para ter acesso à educação e concluir os estudos. "As mais atingidas são as crianças oriundas de populações vulneráveis como as negras, indígenas, quilombolas, pobres, sob risco de violência e exploração, e com deficiência", cita o estudo. Segundo dados divulgados pelo Unicef, do total de crianças que não frequentam a escola, 450 mil são negras e pardas e a maioria vive nas regiões Norte e Nordeste.

Operação policial contra milícias prende 40 no Rio de Janeiro

As polícias civil e militar do Rio de Janeiro prenderam, até o final da manhã desta terça-feira, 40 pessoas, entre elas 16 policiais militares e três policiais civis, todas acusadas de envolvimento com milícias, uma delas conhecida como Liga da Justiça, que atua na zona oeste da cidade. Com o objetivo de cumprir 66 mandados de prisão, os agentes saíram para realizar buscas em várias áreas do município, inclusive em Campo Grande (zona oeste) e Acari (zona norte). "Tem mandados de prisão de integrantes da Liga da Justiça, mas o trabalho é feito contra todas as milícias e não só contra uma. O objetivo é prender os criminosos envolvidos com grupos de paramilitares. Quem estiver praticando crime será investigado e preso da mesma forma, independente de ter cargo público", afirmou o delegado titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis, Márcio Mendonça. Segundo o delegado, um dos presos foi abordado em motel na zona oeste do Rio. "Ele achou que a gente não ia procurá-lo nesse lugar. Conseguimos encontrá-lo escondido embaixo da cama de um dos quartos", disse o delegado.

José Serra lidera disputa para 2010 com 38% das preferências

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira mostra que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera a disputa à sucessão presidencial. A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), candidata petista, aparece em segundo lugar. José Serra tem 38% de intenções de voto, enquanto Dilma Rousseff aparece com 18%. Ciro Gomes (PSB) alcança 12%, e Heloísa Helena (PSOL), 7%. Brancos e nulos somam 13% e outros 12% não souberam responder. Quando a opção do PSDB é o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, Dilma Rousseff e Ciro apresentam empate técnico e lideram a disputa, Ciro com 22% e Dilma Rousseff com 21%. Conforme a pesquisa, a rejeição da petista é maior do que a de José Serra: 34% dizem que não votariam em Dilma Rousseff, contra 25% que afirmam o mesmo em relação a Serra. Aécio tem 35% de rejeição e Ciro, 32%. Heloísa aparece com 40% de rejeição.

CNJ arquiva ação contra juiz De Sanctis por desvio funcional de conduta

O corregedor do Conselho Nacional de Justiça, Gilson Dipp, decidiu arquivar a ação do deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE) contra o juiz federal Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, por desvio funcional de conduta. De Sanctis foi encarregado pelo inquérito da Operação Satiagraha, que investiga crimes financeiros. Ele expediu mandados de prisão contra o banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito Celso Pitta e o investidor Naji Nahas. Na representação, o deputado federal questionava o suposto "desvio funcional de conduta" e pedia um possível "processo legal administrativo disciplinar" contra De Sanctis. Para ele, o juiz desrespeitou a Constituição ao conceder senhas de acessos telefônicos ilimitadas durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal. Segundo Jungmann, De Sanctis foi o responsável por expedir mandados de prisão na Operação Satiagraha, de ter fornecido à Polícia Federal senhas quer permitem ter acesso aos dados cadastrais e ao histórico de ligações telefônicas realizadas no País inteiro.

FAB troca sistema de controle de velocidade de Airbus da Presidência

A FAB informou nesta terça-feira que o sistema de controle de velocidade em condições de gelo do Airbus 319, o Aerolula, passou por uma atualização no centro tecnológico da TAM, em São Carlos (SP). A Aeronáutica informou que o procedimento atendeu a uma recomendação do fabricante com o intuito de melhorar a eficiência do equipamento. O Airbus é do mesmo fabricante do A330 que fazia o vôo 447, da Air France, que caiu no Atlântico no dia 31 de maio, quando fazia a rota Rio-Paris, levando 228 pessoas a bordo. Uma das linhas de investigação para as causas do desastre com o vôo 447 aponta que poderia ter ocorrido um problema com sensor de velocidade da aeronave. Após o desastre, a Air France informou que havia recomendado no ano passado a troca destes sensores. Segundo a companhia, no ano passado foram registrados outros problemas na Air France e em outras companhias relacionados com os sensores que enviaram informações contraditórias sobre a velocidade. A incoerência desses dados pode fazer com que sistemas eletrônicos dos aviões deixem de funcionar, como o piloto automático.

Corpos de vítimas do vôo 447 chegam a Fernando de Noronha

Um helicóptero da Aeronáutica pousou às 9h45 desta terça-feira no arquipélago de Fernando de Noronha (PE) com corpos de vítimas do vôo 447 da Air France, que caiu no dia 31 do mês passado com 228 pessoas a bordo. Eles estavam armazenados na fragata Constituição, da Marinha. Do arquipélago, os corpos passarão por uma preparação antes de serem encaminhados para a identificação no Instituto Médico Legal em Recife (PE). Ainda não foram divulgados detalhes sobre o estado em que foram encontradas os corpos das vítimas. Outros oito corpos estão na fragata Bosísio, da Marinha brasileira. Eles foram resgatados na superfície do mar, em uma área com aproximadamente 3.500 metros de profundidade. Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), os oito corpos resgatados na segunda-feira foram retirados de uma área a cerca de 440 quilômetros a nordeste das ilhas de São Pedro e São Paulo. A FAB não informou quantos corpos são de homens e quantos são mulheres, nem quando eles devem chegar a Fernando de Noronha. Entre os destroços da aeronave já localizados estão peças consideradas importantes. Uma foto divulgada pela Marinha mostra mergulhadores militares preparando-se para rebocar o estabilizador do avião, com formato de trapézio e as listras azuis, brancas e vermelhas do logotipo da Air France.Cinco embarcações atuam nas buscas, quatro navios brasileiros e uma fragata francesa. Ao todo, 255 militares da FAB participam da operação de resgate, que conta ainda com 14 aeronaves, sendo 12 da Força Aérea Brasileira e duas da França. Já a Marinha atua com 570 militares. A busca e o resgate das vítimas é responsabilidade das Forças Armadas brasileiras, e a investigação das causas do acidente compete a autoridades francesas.

Agora é oficial, economia brasileira está em recessão

O investimento no Brasil no primeiro trimestre deste ano teve a maior redução desde o início da série histórica do IBGE, em 1996. A marca vale tanto para a comparação com o trimestre anterior (queda de 12,6%) quanto com igual período de 2008 (recuo de 14%). Segundo informou nesta terça-feira o IBGE, a economia brasileira recuou 0,8% na comparação com o quarto trimestre do ano passado e 1,8% contra o primeiro período de 2008. Trata-se da segunda taxa negativa consecutiva do PIB (Produto Interno Bruto) em relação ao período anterior, o que configura um quadro de recessão econômica técnica, a primeira desde 2003. Ao todo, a economia movimentou R$ 684,6 bilhões de janeiro a março. Mas, a taxa acumulada dos últimos 12 meses (encerrados em março, que incorpora meses de antes do estouro da crise econômica mundial) ainda indica alta de 3,1% do PIB em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. O setor industrial despencou 9,3% em relação ao primeiro trimestre de 2008. Na comparação com o quarto trimestre, a indústria teve alta de 3,1%, e nos últimos 12 meses, acumula expansão de 0,4%. O setor de serviços registrou incremento de 1,7% frente ao primeiro trimestre de 2008. Em relação ao quarto trimestre, o segmento cresceu 0,8%, e nos últimos 12 meses, tem alta de 3,9%. O setor agropecuário caiu 1,6%, na comparação com o período de janeiro a março do ano passado. Em relação ao quarto trimestre de 2008, a agropecuária teve retração de 0,5%, e nos últimos 12 meses, acumula incremento de 4,3%.

Equipes de buscas anunciam resgate de mais quatro corpos do desastre da Air France

A Marinha e a Aeronáutica anunciaram, em entrevista coletiva no final da manhã desta terça-feira, que foram resgatados, pela fragata Bosísio, mais quatro corpos de vítimas do desastre com o Airbus A330 da Aair France que fazia o vôo 447 no dia 31 de maio. Até agora, ao todo, foram resgatados 28 corpos. O Airbus A330 da companhia francesa desapareceu sobre o oceano Atlântico quando voava na rota Rio de Janeiro-Paris. A bordo, estavam 228 pessoas, incluindo passageiros e tripulantes. Os porta-vozes da Marinha e da Aeronáutica enfatizaram que as buscas têm como prioridade encontrar os 200 passageiros que estão desaparecidos. Na manhã desta terça-feira, ainda, oito corpos chegaram ao arquipélago de Fernando de Noronha (PE), transportados pelo helicóptero Blackhawk, que foi até a fragata Constituição, da Marinha, que está na região de buscas. Outro helicóptero, um Super Puma, também seguiu até a fragata Constituição e deverá retornar a Fernando de Noronha com outros oito corpos.