quinta-feira, 9 de julho de 2009

Lula diz que dois mandatos são suficientes, mas não descarta concorrer no futuro

O presidente Lula admitiu na terça-feira, em Paris, que poderá voltar a disputar, no futuro, as eleições à Presidência da República. "Eu acho que dois mandatos são suficientes para a gente cumprir um programa. Se daqui a algum tempo for necessário concorrer, concorreremos. Se não for necessário, ficaremos como eleitores, ou seja, eu penso que no Brasil está bom dois mandatos para o presidente da República", disse Lula ao canal de TV France 24. Lula disse ainda considerar normal um político querer mais de dois mandatos: "Eu também acho normal uma pessoa querer mais que dois mandatos. Cada país e cada governante age em função de sua realidade”. Ou seja, ele estava defendendo os tiranetes vagabundos que tratam de ampliar infinitamente a sua permanência no poder, na Venezuela, na Bolívia, no Equador, conforme o modelito da ditadura da dinastia facínora que domina Cuba. Quando ele diz que depende “da sua realidade”, ele quer dizer que constituição é algo móvel, que pode ser movida conforme o interesse e vontade de qualquer candidato a tirano. Lula citou a Europa como exemplo: "Aqui na Europa, um primeiro-ministro fica 16 anos, 17 anos, 18 anos, e as pessoas não vêem isso como um absurdo. E é uma eleição quase indireta, porque é o Parlamento que indica. Mas eu não acho isso um absurdo, eu acho que se um primeiro-ministro quer ficar 12 anos, que fique. Como ficou a Margaret Thatcher, como ficou o Felipe González. Ou seja, se alguém quer concorrer a mais de um mandato, concorra. Para mim, dois mandatos são suficientes. Acho que um é pouco, dois é bom, três é demais”. Isso é conversa de quem não tem respeito pela sua própria Constituição.

Nenhum comentário: