No comunicado, o Banco Central informa que a falha ocorrida entre 3 a 5 de dezembro de 2021 foi pontual e que "não foram expostos dados sensíveis", tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário: "As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras".
O Banco Central ainda frisa que as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento: "Nem o Banco Central e nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail".
Sobre o vazamento, afirma que adotou as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e aplicará as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente. O registro de ocorrências no Banco Central mostra que já houve falha no dia 24 de agosto de 2021 com o Banco do Estado de Sergipe S.A. (Banese), em que dados cadastrais vinculados a 414.526 chaves Pix, como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, número da agência e da conta também foram vazados. (Ag. BR)
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