quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Neoenergia inicia montagem das 103 turbinas GE no Nordeste brasileiro

As usinas dos parques eólicos localizados entre o Piauí e a Bahia, no Nordeste, serão equipadas com 103 turbinas, modelo GE 158, um dos mais modernos e eficientes do mercado global. A Neoenergia segue avançando na instalação do Parque Eólico Oitis, localizado entre o Piauí e a Bahia. A companhia acaba de iniciar a montagem das primeiras turbinas, que vão produzir energia limpa nas usinas dos 12 parques do empreendimento, que será o maior da empresa no País, com capacidade instalada de 566,5 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 2,7 milhões de habitantes. 

Ao todo, serão 103 aerogeradores, do modelo GE 158, de potência unitária de 5,5 MW, um dos mais modernos e eficientes do mercado global.

Com 125 metros de altura, o equivalente a um prédio de 40 andares, as turbinas serão montadas em duas etapas. Esse trabalho dura, em média, seis dias e envolve cerca de 30 profissionais. Os componentes das turbinas, como pás e naceles (parte que abriga o gerador de energia), começaram a ser entregues em dezembro, após um complexo desafio logístico. As pás foram fabricadas na China e levadas de navio até o Porto de Suape (PE), de onde seguiram em carretas até o canteiro de obras, processo que leva aproximadamente 60 dias e precisa ser repetido 19 vezes.

“Estamos em ritmo acelerado de obras para iniciar a geração de energia limpa no Parque Eólico Oitis Neoenergia, um projeto estratégico para a expansão da carteira de renováveis da Neoenergia, que chegará a 1,6 GW no seu portfólio de ativos eólicos este ano. Com a construção dos parques, estamos conseguindo também estimular a economia da região, com a geração de emprego e renda e a realização de ações socioambientais”, diz William Rodney, gerente de Projetos Renováveis da Neoenergia.

As obras de construção das usinas foram iniciadas em novembro de 2020, com antecipação de três meses em relação ao plano de negócios. Em dezembro de 2021, pouco mais de um ano depois, todas as 103 fundações das turbinas foram concluídas. Estão avançando também na construção da subestação Oitis – que recebeu os seus três transformadores, com capacidade de 230 MVA em cada – e da linha de transmissão de 70 quilômetros de extensão, ambos com tensão de 500 kV. Os dois empreendimentos ligarão os parques à subestação Queimada Nova II (PI), ponto de conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Além disso, faz parte das obras civis a abertura de 35 quilômetros de estrada para o acesso ao complexo eólico, que representam ainda um benefício permanente para a população local.

Os moradores da região são beneficiados com outras ações socioambientais, como a realização de cursos de capacitação. A construção das usinas já gerou cerca de 1500 vagas de emprego, sendo 40% de mão de obra local.

A construção do Parque Eólico Oitis Neoenergia está alinhada à estratégia de posicionamento da Neoenergia na liberalização do mercado de energia brasileiro. Da capacidade instalada total dos parques, 96% estará alocada para o Ambiente de Contratação Livre (ACL).

Nenhum comentário: