quarta-feira, 1 de maio de 2019

Prefeito petista de São Leopoldo, Ari Vanazzi, trabalha para deixar o povo da cidade sem atendimento médico

O prefeito de São Leopoldo, o petista Ary Vannazi, está decidido a criar um grave problema para a saúde pública na sua cidade e nos outros 18 municípios da região que têm o Hospital Centenário como serviço de referência. Conforme insistentes comentários que circulam na cidade, no próximo dia 4 ele deve fechar a emergência do hospital, deixando de atender as pessoas de São Leopoldo e das demais cidades, conforme previsto pelo contrato de adesão ao atendimento pleno à saúde que ele próprio assinou. O petista Ary Vanazzi vem cortando as verbas do orçamento do município destinadas ao setor de saúde, e assim são diminuídas também as transferências para o Hospital Centenário, conforme contrato de atendimento pleno à saúde pelo SUS que ele mesmo assinou. Mais do que isso, cortou o salário dos médicos muito abaixo do teto salarial imposto por lei, e os comentários são fortes no sentido de que reduzirá ainda mais fortemente. Essas iniciativas nefastas tornam absolutamente inviável a continuidade da prestação dos serviços do Hospital Centenário.

Conforme profissionais da instituição consultados por Videversus, efetivamente a emergência do Hospital Centenário deve ser fechada para o público a partir do próximo dia 4. Só ficariam sendo recebidos os pacientes conduzidos pelo SAMU e os enviados pela UPA. Ocorre que a UPA de São Leopoldo também está sob investigação do CREMERS, Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, e corre o risco de ser fechada por falta de condições de funcionamento. Assim a população de São Leopoldo e dos 18 municípios da região ficaria completamente desassistida de atendimento emergencial. 


O Hospital Centenário parece destinado ao fechamento total de suas atividades durante o governo do petista Ary Vanazzi. A instituição já teve 300 leitos para internação de pacientes, hoje atua com apenas 130 leitos. A unidade de terapia intensiva já teve 12 leitos, hoje está funcionando com apenas seis leitos. Pacientes que deveriam ser internados permanecem em leitos na área da emergência, como os casos psiquiátricos. A situação é mais do que caótica, mas fica evidente a estratégia do prefeito petista Ary Vanazzi de jogar no "quanto pior, melhor", e jogar a culpa nos governos federal e estadual, para se eximir das obrigações na área de saúde pública em São Leopoldo. A situação da área, hoje, na cidade, é a pior de todo o Estado do Rio Grande do Sul, pior mesmo do que em Canoas, onde os problemas estão sendo resolvidos, no Hospital de Pronto Socorro e no Hospital Universitário.

Nenhum comentário: