sábado, 30 de junho de 2018

Petrobras apresenta novo plano de cargos a seus empregados

A Petrobras apresentou a seus empregados nesta sexta-feira (29) os conceitos de um novo plano de cargos e remuneração (PCR), aprovado pelo conselho de administração da companhia em reunião esta semana. A proposta tem o objetivo de permitir maior mobilidade dentro da companhia e privilegiar o mérito na progressão de carreira. "Sabemos que, para ser uma empresa competitiva, precisamos das pessoas com as competências certas, nos lugares certos, na quantidade certa e com o engajamento necessário para alcançar os resultados planejados", escreveu, em carta aos empregados, o diretor de Assuntos Corporativos da empresa, Eberaldo de Almeida Neto. Faltou dizer: que não sejam corruptas, o que parece ser uma constante na vida da estatal, especialmente durante o regime da organização criminosa petista. 

Sindicatos criticaram a falta de diálogo na elaboração do plano e avaliam que as mudanças têm por objetivo facilitar a realocação de empregados entre as diversas unidades da empresa. De fato, um dos objetivos apresentados pela estatal é "permitir grande mobilidade de profissionais, facilitando sua alocação em diferentes áreas". A ideia, nesse caso, é aproveitar pessoal que ficará sem função após a venda de ativos em outras operações. O plano reduz o número de carreiras específicas dentro da empresa, permitindo que empregados sejam transferidos para funções próximas às que ocupam. Atualmente, são 166 cargos na estrutura da empresa. 

O novo desenho cria o conceito de "cargos amplos" para nível superior e nível médio, divididos entre eixos de carreira, como administrativo, comercial ou operacional. Outro objetivo é inserir a meritocracia como avaliação para promover empregados, além do tempo de serviço. Na carta, o diretor de Assuntos Corporativos diz que a proposta é uma "virada de página" na gestão de pessoas da companhia. Na próxima semana, mais detalhes serão apresentados aos empregados. 

Nenhum comentário: