terça-feira, 3 de abril de 2018

Vivo será investigada pelo Ministério Público pelo uso de dados de 73 milhões de clientes


O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios instaurou inquérito para apurar se a Vivo utiliza informações dos usuários para comercializar publicidade. O inquérito civil público considera que os interessados na investigação são os 73 milhões de usuários da operadora no Brasil. O serviço que será investigado pelo Ministério Público do Distrito Federal é chamado de Vivo Ads, uma plataforma de marketing mobile da Vivo. Segundo o pedido de abertura do inquérito feito pelos promotores Frederico Ceroy e Paulo Binicheskey, a Vivo usa dados dos clientes, como perfil, localização e comportamento de navegação para vender publicidade. Os promotores usam como exemplo a possibilidade da empresa usar dados de localização de um consumidor submetido a tratamento médico. O mapeamento da circulação em clínicas e hospitais podem, segundo os promotores, serem usadas de maneira imprópria para venda do espaço publicitário. O inquérito destaca que o serviço Vivo Ads não permite que os clientes neguem o uso de seus dados pessoais para fins de publicidade.

O Facebook é acusado de ter permitido à consultoria Cambridge Analytica usar os dados dos usuários para favorecer a candidatura de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos. Os mesmos promotores do inquérito que investiga a Vivo instauraram inquérito em 21 de março para apurar se a Cambridge Analytica fez uso dos dados do usuários brasileiros da rede social. Os promotores ressaltam, contudo, que a telefonia móvel no Brasil é uma concessão de serviço público, o que não ocorre com o Facebook. O inquérito pode resultar em uma ação civil coletiva de responsabilidade por danos aos usuários. 

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