sexta-feira, 6 de abril de 2018

Beto Richa deixa o cargo para concorrer ao Senado, e Cida Borghetti assume o governo do Paraná


O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), deixou o cargo nesta sexta-feira (6). Quem assume o governo é Cida Borghetti (PP) que, até então, era a vice-governadora. "É uma honra ser a primeira mulher a assumir esse cargo", afirmou Cida Borghetti. A renúncia ocorreu para que Beto Richa possa concorrer a uma vaga no Senado Federal do Brasil. Ele já havia anunciado a saída, em 26 de março. 


No discurso, Cida Borghetti disse que assume o Paraná no melhor momento e pediu o apoio de vereadores e deputados. "Nove meses: podemos fazer muito e vamos fazer muito", disse ao comparar o período que vai ficar no cargo ao tempo de uma gestação. A cerimônia de posse foi realizada nesta manhã na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba. Logo depois da posse, houve uma cerimônia de transferência no Palácio Iguaçu, que é a sede do governo estadual. Lá, Beto Richa destacou pontos da gestão como governador do Estado e agradeceu. "No discurso de posse, eu disse que queria ser governador porque tinha orgulho do que o Paraná é e do que seria. Hoje, esse orgulho é ainda maior", disse.


Empresária e jornalista, Cida Borghetti é formada em administração pública, com especialização em Políticas Públicas. É casada com o ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), e tem uma filha: Maria Victória Borghetti Barros (PP), que concorreu à prefeitura de Curitiba na última eleição municipal. Cida começou na política como militante do PDS jovem. Foi deputada federal e deputada estadual por dois mandatos consecutivos. Atualmente, é a coordenadora das relações do Paraná com a bancada federal e com o Governo Federal.

Nenhum comentário: