segunda-feira, 19 de março de 2018

A Hydro, criminosa ambiental norueguesa, anuncia que vai dar férias coletivas para 600 empregados em Barcarena, é chantagem


A Hydro Alunorte. empresa norueguesa criminosa ambiental, anunciou que vai dar férias coletivas para mais 600 funcionários na refinaria em Barcarena, nordeste do Pará, ainda no mês de março. Outros 400 trabalhadores da mina de bauxita em Paragominas já haviam sido comunicados da mesma decisão e fizeram uma manifestação na sexta-feira (17). A empresa nega demissões futuras. Funcionários em Barcarena disseram que ainda não foram notificados, mas que a determinação já está sendo articulada pela empresa. Eles temem que as férias se estendam e a companhia resolva desligar um grande número de funcionários. De acordo com a Hydro, os trabalhadores deverão sair em grupos alternados por períodos de 10 dias. A empresa diz ainda que descarta a possibilidade de demissões. As decisões vieram após a Justiça ter determinado a redução pela metade das atividades da refinaria em Barcarena, com a comprovação de contaminações em rios e igarapés da cidade. 


As denúncias de moradores fizeram com que pelos menos três despejos sem licença ambiental fossem identificados - nos dias 17 e 19 de fevereiro e no dia 9 de março. O primeiro deles completou um mês no sábado (17) e alastrou chumbo pelos rios. No dia 17, fotos registraram vazamento de rejeitos da bacia de depósitos da mineradora. Nos dias seguintes, órgãos dos governos estadual e municipal, além do Instituto Evandro Chagas, estiveram no local para vistorias. No dia 21, a Hydro Alunorte se manifestou negando qualquer incidente, garantindo que a bacia se manteve firme, intacta e sem vazamentos. No dia seguinte, o Instituto Evandro Chagas divulgou seu laudo contrariando a empresa e confirmando a contaminação em diversas áreas de Barcarena, provocada pelo vazamento das barragens de rejeitos de bauxita da mineradora norueguesa. Desde então, Ministério Público, OAB, Ministério do Meio Ambiente, deputados federais e governo do Pará destacaram equipes para apurar os danos do acidente e dar suporte às comunidades atingidas.

Nenhum comentário: