quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Conselho do Ministério Público Federal autoriza aumento da equipe da Lava Jato em São Paulo

O Ministério Público Federal informou que o Conselho Superior do órgão aprovou nesta terça-feira (6) o aumento da força-tarefa da Lava Jato no Estado de São Paulo. Com isso, a equipe que vinha trabalhando com três procuradores passará a ter 11, que atuarão tanto na capital quanto no interior.  Quando o grupo foi criado, em julho do ano passado, eram quatro procuradores. De acordo com o Ministério Público Federal, nos últimos meses eram três. A força-tarefa da Lava Jato em São Paulo foi criada para atuar em ações penais e cíveis relacionadas às delações de executivos e ex-executivos da construtora Odebrecht. As investigações se referem aos casos que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, relator da Lava Jato na Corte Superior, remeteu para a Justiça Federal de São Paulo. 

O subprocurador-geral da República, Mario Bonsaglia, que foi relator da proposta de aumento da equipe paulista da operação destacou em seu voto que a incorporação de novos membros à força-tarefa não aumentará os gastos com diárias e passagens, uma vez que os integrantes atuam no próprio Estado onde as investigações são conduzidas. Além disso, segundo ele, os procuradores permanecerão atuando em seus gabinetes de origem, sem prejudicar outras apurações a eles designadas. 

Os novos integrantes da força-tarefa são as procuradoras regionais Adriana Scordamaglia e Janice Ascari e os procuradores Ana Cristina Bandeira Lins, André Lasmar, Daniel de Resende Salgado, Guilherme da Rocha Göpfert, Lúcio Mauro Carloni Fleury Curado e Luís Eduardo Marrocos de Araújo. Eles atuarão ao lado de Anamara Osório Silva, Thaméa Danelon e Thiago Lacerda Nobre, que já faziam parte do grupo. Inicialmente os trabalhos serão coordenados por Thiago Lacerda Nobre, que é procurador-chefe da Procuradoria da República em São Paulo, mas haverá rodízio na função.

Nenhum comentário: