segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

NÃO FUI CONVIDADO, NÃO É NOVIDADE



Na noite deste domingo o muito incompetente governador do Rio Grande do Sul, o peemedebista José Ivo Sartori, convidou um lote grande de jornalistas gaúchos para um jantar no salão de banquetes do Palácio Piratini. Motivo de tão inusitado jantar, em um domingo à noite: Sartori fez um esforço final para convencer os jornalistas, com a tarefa de convencer os gaúchos, sobre a necessidade de aprovação dos projetos de privatizações que serão votados nestas segunda e terça-feiras na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. 

Lá estavam jornalistas petistas escrachadíssimos, que têm seus programas de rádio patrocinados por sindicatos e associações de corporações estatais totalmente contrárias aos projetos. Faça como no jogo "Onde está Walli", descubra os petistas no meio do alegre grupo reunido na Ala Residencial do Palácio Piratini. 

Para variar, como acontece desde o início do governo, o editor de Videversus, jornalista Vitor Vieira, não foi convidado para este evento. Não há nada a lastimar. Nem mesmo o fato de que foram sonegadas a Vitor Vieira as informações do governo acerca dos quatro projetos enviados à Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul em regime de urgência. Os leitores e amigos de Videversus, que não são poucos (neste mês o blog deverá atingir um milhão de leitores, com picos diários de até 140 mil acessos), não precisam da comida do Palácio Piratini para receber boa informação do jornalista Vitor Vieira. 


Em todo o Rio Grande do Sul, o site Videversus, editado por Vitor Vieira, foi o único a afirmar, enfaticamente, que não haveria assinatura de acordo para fechamento de contrato entre o Estado e a Secretaria do Tesouro Nacional, para a recuperação fiscal do Rio Grande do Sul. O jornalista Vitor Vieira sabia o que dizia. Em primeiro lugar porque, ao contrário da quase totalidade de seus colegas, deu-se ao trabalho de ler a lei federal que instituiu o regime de recuperação fiscal de Estados e municípios. Assim sendo, conhecia as exigências da lei.

Portanto, o governo do muito incompetente José Ivo Sartori podia enganar à vontade os jornalistas que ele mantém cabresteados, à custa de publicidade e outras benesses, e esperar que os gaúchos em sua totalidade viessem a também sofrer enganação na sequência.

Menos por conta da atuação de Videversus. Em segundo lugar, o editor de Videversus, jornalista Vitor Vieira, deu-se ao trabalho de ler, na íntegra, a proposta encaminhada pelo governo gaúcho ao governo federal. É um trabalhado de mais de 120 páginas. E é de lastimar, é uma vergonha, absolutamente escandaloso que um governo tenha produzido semelhante porcaria, falando em nome dos gaúchos, e que com essa porcaria pretendesse alcançar um acordo com o governo federal. 


Mesmo com toda a suposta boa vontade do presidente Michel Temer e de seu chefe da Casa Civil, Eliseu "Fodão" Padilha, não houve acordo. Os técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional se impuseram e se rebelaram, não aprovariam nada que contrariasse a lei.

O governo Temer precisou se dobrar a essa posição. O editor de Videversus, jornalista Vitor Vieira, deve ter sido o único que leu na íntegra as 16 páginas do parecer da Secretaria do Tesouro Nacional. Aliás, um parecer devastador sobre a porca proposta elaborada pelo governo gaúcho. 

E não restou ao muito incompetente e inapetente José Ivo Sartori nada além de tentar esta cartada desesperada e quase inútil de recorrer à Assembléia Legislativa. As chances de uma derrota são enormes. A grande possíbilidade é de não passar o pacote do incompetente Sartori. 

Então ele estará livre para continuar com suas jogadas políticas. Entre elas aí se inclue a possibilidade de renunciar ao governo em 7 de abril, passando o comando do Estado ao vice-governador, José Paulo Cairolli (PSD), e preparando sua candidatura ao Senado Federal. 

Nesse caso, o PMDB apresentará a candidatura de Cezar Schirmer ao governo do Estado. Aliás, ninguém da imprensa gaúcha informa aos gaúchos sobre isso, mas o PMDB já trabalha o chamado Plano B (esse, com Schirmer) há bastante tempo. Ao final da tarde desta terça-feira já teremos as respostas.

Nenhum comentário: