domingo, 10 de dezembro de 2017

ONU atrapalha, diz embaixadora dos EUA


A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, acusou na sexta-feira (8) a organização de "mais atrapalhar que ajudar na paz no Oriente Médio" ao responder às críticas internacionais sobre a decisão de Trump sobre Jerusalém. Haley se pronunciou antes que a declaração dos Estados Unidos de que a cidade é capital de Israel fosse repudiada por aliados como Reino Unido, França, Suécia, Itália e Japão na reunião de emergência do Conselho de Segurança. Ela acusou as Nações Unidas de "atacarem injustamente Israel" e disse que o governo Trump "não vai ser pautado por um grupo de países que não têm nenhuma credibilidade quando se trata de lidar com israelenses e palestinos de forma justa". 

"Os EUA têm credibilidade com os dois lados. Israel não deve, nem deveria nunca, ser intimidado a fechar acordos pela ONU ou por quaisquer países que já provaram sua desconsideração com a segurança de Israel." A embaixadora afirma que, com a decisão de Trump, os americanos estão "mais comprometidos que nunca com a paz" e que o país "pode estar mais perto do que nunca" de um acordo. 

Por fim, pediu que a comunidade internacional baixe o tom das críticas ao republicano, dizendo que quem usa a declaração americana como pretexto para a violência "mostra que não cabe como parceiro para a paz". Na sequência, representantes de países aliados voltaram a defender as negociações entre israelenses e palestinos, congeladas desde 2014, como única forma de resolver o status de Israel. 

Nenhum comentário: