sábado, 2 de dezembro de 2017

Marco Polo Del Nero foi o único presidente de federação ausente em Moscou, se sair do Brasil ele será preso a pedido do FBI

O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, foi o único dirigente de um participante da Copa fora do sorteio dos grupos desta sexta-feira (1º), no Kremlin, em Moscou. Mesmo com a Fifa enviando um pacote de luxo, com direito a passagem na classe executiva e hospedagem em um dos melhores hotéis de Moscou, o brasileiro preferiu ficar no país. Na verdade ele está preso dentro do Brasil. Se sair do País, deve ser preso a pedido da Interpol. Desde maio de 2015, quando o FBI começou a prender cartolas envolvidos em corrupção, Del Nero não viaja ao Exterior. Ele é acusado na Justiça dos Estados Unidos de participar de um esquema de recebimento de propina com cartolas da América do Sul.

José Maria Marin, seu antecessor, é julgado na Corte Federal do Brookly, em Nova York, nos Estados Unidos, por extorsão, fraude financeira e lavagem de dinheiro. Os presidentes de federações dos outros 31 países da Copa estão hospedados no antigo Hotel Ucrânia, que fica à beira do rio Moscou e foi encomendado pelo ditador Joseph Stálin. Até 1976, o Ucrânia era o hotel mais alto do mundo, com 198 metros de altura. Uma suíte embaixador tem diária de R$ 1.300,00. Oficialmente, a Fifa não se pronunciou sobre a ausência de Del Nero. Apesar de ter sido diplomático, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, deixou claro que a situação do cartola pode se complicar após o julgamento de Marin nos Estados Unidos. "Vamos deixar o processo seguir. A Justiça dos Estados Unidos tem mais mecanismos. Seja qual for a decisão, teremos processos na Fifa e não vamos hesitar em tomar medidas". Del Nero alega que não foi à Rússia por causa do trabalho na CBF e nega envolvimento no escândalo de corrupção. É um anjinho.

Nenhum comentário: