quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Polícia cumpre reintegração de posse em fazendas do banqueiro Daniel Dantas no Pará


Tropas do Batalhão de Choque da Polícia Militar cumpriram liminares de reintegração de posse em 20 fazendas ocupadas por integrantes da organização terrorista Movimento dos Sem-Terra (MST) e outros "movimentos sociais" na região de Marabá, no sudeste do Pará. As ordens judiciais foram dadas pela Vara Agrária de Marabá e pelo Tribunal de Justiça do Estado, atendendo aos pedidos dos fazendeiros. A Comissão Pastoral da Terra (CPT), vinculada à Igreja Católica, afirma que cerca de oito mil invasores foram colocados para fora das propriedades e deu sinais de incentivo ao confronto com os militares. 

Em nota conjunta com a organização terrorista MST, a comuno-petista CPT afirma que parte das fazendas pertence ao grupo Santa Bárbara, do empresário e ex-banqueiro Daniel Dantas, e três delas - Cedro, Maria Bonita e Fortaleza - já foram negociadas com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Desde 2009, as áreas foram invadidas por mais de 1.000 militantes do MST.

A comuno-petista Comissão Pastoral da Terra também contestou a reintegração de posse da Fazenda Fortaleza, com 2,9 mil hectares, adquirida pelo grupo de Daniel Dantas, pois seria composta de terra pública federal. Já a Fazenda Santa Tereza, também invadida pelo MST, é alvo de processo por crime ambiental, pois nela teria sido destruído um castanhal. As outras áreas onde acontecem os despejos são ocupadas por grupos menores, ligados a outros movimentos sociais.

Nenhum comentário: