quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Polícia Civil gaúcha investiga mais 15 atentados atribuídos aos terroristas anarquistas de Porto Alegre


A Polícia Civil do Rio Grande do Sul divulgou que um grupo terrorista anarquista está por trás de 11 ataques desde 2013 em Porto Alegre. A 1ª Delegacia revelou que a organização terrorista reivindica 20 atentados ocorridos  na capital gaúchos nos últimos 15 anos. Pelo menos 15 deles devem ser apurados. São casos como o incêndio do consulado italiano e da lancheria do McDonalds localizada na rua Silva Só, ambos ocorridos em 2008. A principal prova foi a publicação de todas as ações em um dos três livros da própria organização terrorista .

Esses outros casos, revelados após a operação Érebo, foram catalogados em um dos três livros publicados pelo mesmo grupo em Porto Alegre e distribuídos para todo o País: "Cronologia Maldita", "Golpeando o Inimigo" e "Ações de 2000 a 2015". Os atentados também estão listados em sites e blogs.

A investigação do delegado Paulo César Jardim começou no ano passado, depois de uma viatura da 1ª Delegacia de Polícia ter sido incendiada. O fato não foi divulgado na imprensa e mesmo assim, constava no livro dos extremistas. A investigação tem 32 pessoas identificadas, e 12 delas devem ser responsabilizadas, inclusive por tentativa de homicídio. O prazo previsto para conclusão do inquérito é até o final de novembro. "Apreendemos vários materiais que comprovam o envolvimento dos investigados, inclusive uma prática que eles tinham. Os suspeitos usavam garrafas PET para guardar combustível e até para usar como explosivos. A perícia confirma tudo", explica o delegado Jardim. 

Entre os envolvidos estão uma boliviana e uma francesa – as duas fazem doutorado em Antropologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Essa universidade já tinha o título inédito de mãe das fraudes em teses, agora se converte também em mãe do terrorismo acadêmico. Um chileno, apontado como especialista em fabricar artefatos explosivos caseiros também faz parte do grupo terrorista anarquista. Ele tem vários antecedentes criminais por esta prática no Chile e, inclusive, foi preso em flagrante com um coquetel molotov.

O suspeito veio para Porto Alegre para ensinar essas táticas em um local que era chamado por eles de Biblioteca Kaos, onde também publicavam os livros. O espaço tem hoje endereço desconhecido. A Federação Anárquica Gaúcha (FAG), em vídeo publicado na internet, não dá detalhes sobre os ataques, apenas diz que estão tentando responsabilizar a entidade pelos atos criminosos. A entidade também criticou a entrada da polícia em seus espaços durante operação realizada na última semana e negou que possuía artefatos explosivos. Veja a seguir a lista dos lugares atacados pelos terroristas anarquistas gaúchos homiziados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul:

24/03/2017 - Pichações em muro do Colégio Israelita.
11/07/2008 - Incêndio no consulado da Itália, no bairro Menino Deus. 
22/04/2000 - Participação da depredação do relógio dos 500 anos do descobrimento do Brasil. 
21/03/2008 - Incêndio em três carros no bairro Moinhos de Vento. 
Abril/2008 - Ataque com coquetel molotov ao McDonalds da Silva Só.
06/10/2008 - Explosão de bomba caseira no parapeito de uma das janelas da Câmara Municipal de Porto Alegre durante período de eleições. 
04/04/2010 - Pichação e tinta vermelha jogada na fachada da igreja do Rosário. 
Fevereiro/2011 - Incêndios em pelo menos dois carros de luxo, um deles no bairro Moinhos de Vento.
21/11/2011 - Fogo em dois pneus na frente do consulado do Chile, no bairro Moinhos de Vento.
15/11/2011 - Incêndio e vidraças quebradas do Banrisul na Rua 24 de Outubro, bairro Moinhos de Vento.
25/01/2012 - Incêndio no então diretório do PSDB, no bairro Cidade Baixa.
Fevereiro/2012 - Incêndio em veículo de luxo no bairro São Geraldo em protesto ao atropelamento do menino Gustavo da Silva Rosa, de 6 anos, na avenida Voluntários da Pátria, na Vila dos Papeleiros. 
24/04/2012 - Incêndio criminoso na agência do banco Santander da rua Ramiro Barcelos.
Junho/2012 - Ataque ao consulado peruano localizado no prédio do Edel Trade Center.
18/08/2017 - Atentado ao consulado da Argentina em Porto Alegre.

Nenhum comentário: