quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Nova fábrica da GM em Joinville deve começar a produzir em 2018


A nova fábrica de motores da General Motors em Joinville deverá iniciar a produção em começo de 2018. O investimento previsto supera R$ 1 bilhão, incluídos a construção e a compra dos equipamentos. A expansão tornará Joinville uma referência nacional no segmento: a cidade vai concentrar toda a fabricação de motores da GM do Brasil. A produção projetada alcançará, no pico, 280 mil motores por ano, e empregará 449 trabalhadores. A capacidade atual é de 120 mil motores e de 200 mil cabeçotes anuais.

Em fevereiro de 2012, quando anunciaram a instalação da primeira unidade, os executivos Marcos Munhoz e Luiz Moan já falavam em uma segunda planta. À época, o planejamento previa investimentos de R$ 710 milhões na expansão. Cinco anos e dois meses depois da primeira unidade entrar em operação – em outubro de 2012 – o valor sobe mais de 30% em relação ao estimado anteriormente. 

A decisão da GM em erguer a fábrica se explica: há a convicção de que o mercado de automóveis vai melhorar. Neste ano, a queda nas vendas deve se consolidar em 45% em comparação com o ano passado. A GM deverá solicitar aditamento ao contrato com a Prefeitura, que a isenta de pagamento do IPTU por 15 anos e do ISS sobre a construção, constantes do texto do programa de benefícios fiscais do município, o Proempresa. Este programa já favorece a General Motors desde o começo das obras da fábrica atual, em 2012. 

Nenhum comentário: