quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Governo Marchezan já teve 13 demissões de primeiro escalão em apenas 10 meses

Em 10 meses, a gestão de Nelson Marchezan na prefeitura de Porto Alegre teve 13 baixas em cargos de liderança, como de secretário, secretário-adjunto, diretor e coordenador. Nesta segunda-feira (30), Maria de Fátima Paludo, secretária de Desenvolvimento Social, pediu demissão – assim, são oito baixas nos últimos três meses. Veja a lista abaixo:

Secretaria de Desenvolvimento Social - 30/10/2017 - Maria de Fátima Paludo
Maria de Fátima informou sua saída ao prefeito Nelson Marchezan, mas não disse os motivos para ter deixado o cargo. Defensora pública aposentada, ela foi convidada por Marchezan para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social em dezembro do ano passado. 

Fundação de Assistência Social e Cidadania - 17/10/2017 - Solimar Amaro
Solimar vinha recebendo ameaças desde que começou a revisar todos os contratos e convênios dentro da fundação e cortar pagamentos considerados irregulares. Segundo ele, a Fasc tem "dificuldades de alinhamento e fluxos internos e externos". Também citou entraves na fiscalização dos pagamentos feitos pela fundação.

Liderança do governo - 28/08/2017 - Clàudio Janta
A saída de Clàudio Janta (SD) da liderança no Legislativo já havia sido cogitada devido à sua contrariedade em relação a projetos de Nelson Marchezan enviados à Câmara. Dias antes de ser destituído do cargo de líder do governo na Câmara, Janta ingressou na Justiça contra o município buscando manutenção da gratuidade, total ou parcial, da segunda passagem de ônibus.

Desenvolvimento Econômico - 16/08/2017 - Ricardo Gomes
Contrariado com o projeto que altera o cálculo do IPTU em Porto Alegre, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gomes, pediu exoneração do governo em 16 de agosto. Vereador eleito pelo PP, ele reassumiu sua cadeira na Câmara Municipal. 

Procempa - 09/08/2017 - Michel Costa
Em reunião no gabinete do prefeito, o diretor da Procempa, Michel Costa, pediu para sair. Um dos favoritos de Marchezan, Costa deixou a Procempa em meio um conflito de interesses: a empresa que passou a testar GPS nos ônibus da Capital, um projeto liderado pelo titular da Procempa, tinha o próprio Michel Costa como sócio. A essa altura, ele também era presidente do Conselho de Administração da Carris. 

DMLU - 07/08/2017 - Adenir Matos dos Santos
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, pasta da qual o DMLU faz parte, disse que o pedido de exoneração do diretor-geral Adenir Matos dos Santos foi "por motivações pessoais". 

Secretaria da Cultura - 31/07/2017 - Eduardo Wolf 
Secretário-adjunto da Cultura, o filósofo Eduardo Wolf deixou a prefeitura após o encerramento da nona edição do Festival de Inverno. 

DMLU - 22/6/2017 - Álvaro de Azevedo
O ex-diretor era um dos 14 servidores nomeados para o município, no começo do mandato, a partir do chamado banco de talentos. A demissão teria como objetivo mudar o perfil à frente do cargo.

Direção de jornalismo - 16/6/2017 - Alexandre Bach
Três semanas depois de assumir o cargo de diretor de jornalismo, Alexandre Bach deixou a prefeitura. Bach alegou dificuldade de conciliar o trabalho na prefeitura com a produção de livros.

Procuradoria-Geral - 16/6/2017 - Bruno Miragem 
Advogado respeitado, Bruno Miragem deixou o cargo de procurador-geral do município negando desentendimento com o prefeito. Oficialmente, a informação é de que teria assumido com a missão de "organizar a casa" e então deixar o cargo para retomar a carreira de professor universitário.

Chefia de gabinete - 1º/6/2017 - Neiva Maria Dalchia
Assessora de Marchezan há mais de uma década, acompanhou o atual prefeito na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, além de ter participado da campanha para a prefeitura. Sua exoneração foi publicada no Diário Oficial do município com vigência desde 1º de junho. 

Secretaria de Relações Institucionais e Articulação Política - 4/5/2017 - Kevin Krieger
Peça-chave na eleição de Marchezan, ao afiançar o apoio do PP à candidatura e coordenar sua campanha, além de ser um dos principais nomes do secretariado, Kevin Krieger deixou o governo alegando "motivos pessoais". Nos bastidores, as razões apontadas para sua saída são a falta de autonomia e a pouca disposição de Marchezan para negociar com a Câmara.

Carris - 20/2/2017 - Luis Fernando Ferreira
Menos de um mês depois de ter sido nomeado, o então diretor-presidente da Carris, Luis Fernando Ferreira, comunicou Marchezan que estava renunciando ao cargo.

Nenhum comentário: