quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Eliseu "Fodão" Padilha vez o apelo final pelo delegado Fernando Segóvia logo após a descoberta do mocó de R$ 51 milhões de Geddel Vieira Lima

O ministro da Casa Civil, Eliseu "Fodão" Padilha, foi um dos principais fiadores da indicação do novo diretor-geral da Polícia Federal, o delegado Fernando Segóvia. Segundo apuração da reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o chefe da Casa Civil - e um dos aliados mais próximos do presidente Michel Temer- fez seu mais forte apelo para a escolha de Segóvia nas horas seguinte à Operação Tesouro Perdido, que encontrou cerca de R$ 51 milhões em um apartamento na Bahia ocupado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB). 

Interlocutores de Eliseu "Fodão" Padilha afirmam que o ministro argumentava que era a hora de mudar o perfil da Polícia Federal, comandada há quase sete anos por Leandro Daiello, e encarou o episódio que ligava a fortuna a Geddel como uma espécie de gota d'água. Na cúpula da Polícia Federal, as articulações de Eliseu "Fodão" Padilha foram compreendidas como se ele estivesse com receio de onde as investigações poderiam chegar. Há dois inquéritos sobre o ministro em andamento no Supremo. 

Depois do episódio, a Polícia Federal incluiu no caso chamado "quadrilhão do PMDB", além de Temer e Geddel, Eliseu "Fodão" Padilha, Moreira "Angorá" Franco (Secretaria-Geral) e os ex-presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves e Eduardo Cunha. A pressão do ministro da Casa Civil em prol de Segóvia irritou o ministro da Justiça, Torquato Jardim, que inicialmente defendia o nome de Rogério Galloro - número dois da Polícia Federal - para o cargo de Daiello. 

O dinheiro do ex-ministro de Temer foi encontrado em 5 de setembro. Dois dias depois, Torquato anunciou que trocaria o chefe da Polícia Federal, mas mudou os planos. Nos bastidores, o ministro da Justiça explicou que seu recuo se devia à grande especulação para nomear Segóvia e acertou a permanência de Daiello para que isso não ocorresse. 

Segundo auxiliares de Temer, porém, o presidente havia decidido por Segóvia após ter sido aconselhado por diversos aliados políticos que esperavam uma mudança de perfil da Polícia Federal no comando das investigações. De acordo com esses interlocutores, Temer esperava o momento certo, de desgaste de Torquato, para fazer o anúncio. Segóvia foi superintendente da Polícia Federal no Maranhão e é ligado ao ex-presidente José Sarney, que também apelou junto a Temer por sua nomeação. Ninguém passa impunemente por uma superintendência como a do Maranhão.

Nenhum comentário: