quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Atirador solitário que matou três pessoas no Walmart em Denver, Colorado, é preso sem resistência




O atirador que matou três pessoas no centro comercial Walmart de Thornton, na períferia de Denver, no Estado americano do Colorado, foi preso nesta quinta-feira. Segundo a polícia de Thornton, o suspeito foi identificado como Scott Ostrem, de 47 anos, e foi localizado por meio das gravações das câmeras de segurança da loja. Segundo testemunhas, o homem invadiu o supermercado no subúrbio de Thorton pouco depois das 18 horas  de quarta-feira e atirou “com indiferença” contra os clientes. Dois homens morreram no local. Uma mulher chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu. 

A polícia passou a noite toda procurando por Ostrem, que foi identificado por meio dos vídeos capturados pelas câmeras de segurança da loja. Ele foi localizado por volta das 8 horas da manhã do horário local (12h em Brasília) a menos de 16 quilômetros do Walmart que foi atacado. A polícia recebeu informações anônimas sobre um complexo de apartamentos que Ostrem frequentava. Durante a patrulha no local, os oficiais localizaram o carro do atirador passando por uma rua próxima e o capturaram sem nenhum tipo de confronto. 

As autoridades ainda estão investigando as motivações de Ostrem para cometer o crime. Até o momento, segundo indicou o porta-voz da polícia, Victor Avila, o incidente parece ter sido um ato isolado, sem qualquer indício de terrorismo.

Este tipo de crime é muito comum, de longa data, nos Estados Unidos. Ele foi minuciosamente detalhado no livro "A Canção do Carrasco", do escritor Norman Mailer, narrando a história do assassino Gary Gilmore, que saiu executando pessoas em uma noite alucinada de sábado, em Provo, capital do Estado americano de Utah. O livro é de 1980 e ganhou o Prêmio Pullitzer. Deveria ser leitura obrigatória para os jornalistas e candidatos ao jornalismo, mas também ao público em geral para o entendimento do que são os sentimentos profundos do americano do centro-oeste. O Colorado fica ao lado do Estado de Utah. 

Nenhum comentário: