segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Policia Federal prende 11 pessoas no Paraná por fraudes na Caixa Econômica Federal



A Polícia Federal deflagrou na sexta-feira (15) a Operação Marco Zero, com o objetivo de identificar e prender integrantes de uma quadrilha que praticava empréstimos fraudulentos a Caixa Econômica Federal. Ao todo, 12 pessoas foram presas, sendo 11 delas no Paraná – a outra foi detida em João Pessoa (PB). O desfalque foi de mais de R$ 3 milhões. Ao todo, foram 56 mandatos de busca e apreensão, prisão temporária, prisão preventiva, condução coercitiva, sequestro de bens e suspensão de exercício de função pública por equiparação. Desse total, 38 mandatos foram executados em Curitiba. Os outros foram em Colombo, Fazenda Rio Grande (2), Almirante Tamandaré (2), São José dos Pinhais (1), Matinhos (2) e Guaratuba (3), além de Palhoça-SC (1) e João Pessoa-PB (4). Apenas um – de condução coercitiva, em João Pessoa – não foi cumprido. Na operação, os policiais apreenderam uma arma irregular, além de materiais utilizados para falsificação de documentos, documentos em nome de terceiros e anotações.

O grupo criminoso contava com a ajuda de um funcionário da Caixa. As investigações apontam que a quadrilha agia inicialmente aliciando pessoas para integrar um quadro societário de empresas de fachada. Na sequência, o grupo elaborava documentos falsos para instruir os pedidos de empréstimos. Depois, manipulavam o processo de concessão, inclusive inserindo dados falsos nos sistemas corporativos da Caixa. Aprovada a concessão dos empréstimos, o dinheiro era sacado em espécie ou transferido para terceiros.

As fraudes causaram um prejuízo de mais de R$ 3 milhões à Caixa. Os investigados responderão pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso, peculato, corrupção ativa e passiva, crime financeiro, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Nenhum comentário: