quinta-feira, 14 de setembro de 2017

PGR diz que não sabia de “ligação indevida” de Miller com a JBS


A Procuradoria-Geral da República negou nesta quarta-feira que o gabinete de Rodrigo Janot tivesse conhecimento de que o ex-procurador Marcello Miller já trabalhava para os irmãos Joesley e Wesley Batista antes mesmo de se desligar do Ministério Público Federal. Em nota, a PGR diz que não procedem informações sobre “eventual ligação indevida” de Miller com a cúpula da holding da JBS.

Na tarde desta quarta-feira foi divulgado o teor de um relatório da Polícia Federal em que são reproduzidas mensagens trocadas por Marcello Miller com dirigentes da empresa. No documento, a Polícia Federal conclui que o gabinete de Janot sabia da ligação do ex-procurador com a JBS. 

Reservadamente, um dos principais auxiliares de Janot acusa a Polícia Federal de estar usando a polêmica em torno da delação da JBS para atacar o Ministério Público. “Eles (delegados) provavelmente enfiaram (as mensagens) no meio de um relatório que não tem nada a ver com esse assunto para sacanear, dizer que o MP faz colaborações mal-feitas”, diz. 

Sobre as mensagens em que os representantes da JBS dizem que o staff do procurador-geral sabia que Marcello Miller iria aos Estados Unidos representar a companhia em reuniões com autoridades americanas, o auxiliar de Janot até admite que sabia da viagem, mas diz que desconhecia o motivo: “Ele nos procurou pedindo para agilizar os procedimentos da exoneração, falou que tinha uma viagem, mas não sabíamos o motivo dessa viagem”. 

A Procuradoria sustenta que só soube que Marcello Miller estava trabalhando para a JBS em 11 de abril, quando ele viajou a Brasília para participar de uma reunião representando a empresa. Miller se desligou formalmente do Ministério Público em 5 de abril. O auxiliar de Janot classificou como “cafajestagem” a postura do antigo colega, agora reveladas nas mensagens, de aliar-se à JBS antes de seu desligamento definitivo da Procuradoria. “Hoje eu gostaria de passar com uma roda de caminhão em cima dele”, disse. 

Nenhum comentário: