quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Petrobras abre processo para vender fábricas de fertilizantes


A Petrobras abriu na segunda-feira (11) processo de venda de duas unidades de fertilizantes, uma delas ainda em construção. A operação faz parte do plano de desinvestimentos da companhia, que prevê arrecadar US$ 21 bilhões até o fim de 2018. O pacote anunciado na segunda-feira inclui a Araucária Nitrogenados (Ansa), produtora de ureia e amônia localizada no Paraná, e a Unidade de Fertilizantes III (UFN-III), em Três Lagoas (MS), que ainda precisa de investimentos para iniciar as operações. 

Em seu plano estratégico, divulgado em 2016, a Petrobras anunciou que não tem mais interesse em operar com fertilizantes - setor que era encarado nos governos petistas como uma forma de direcionar parte da produção de gás natural da companhia. A UFN-III foi um dos investimentos aprovados nesse sentido. A idéia era incentivar o uso do gás enquanto as termelétricas não estivessem gerando energia. Suas obras foram iniciadas em 2011, mas paralisadas em 2014 após divergências com o consórcio construtor, formado pela Galvão Engenharia e pela chinesa Sinopec. 

"Com a transferência do ativo para o futuro comprador, as obras para conclusão do investimento poderão ser retomadas", disse a Petrobras, em nota. A estatal, porém, não garante o contrato dos 2,2 milhões de metros cúbicos de gás por dia necessários para a operação da unidade. A Petrobras tem outras duas fábricas de fertilizantes, em Sergipe e na Bahia, que também deverão ser vendidas. Desde que mudou a metodologia de venda de ativos por determinação do Tribunal de Contas da União, em maio, a estatal já abriu 15 novos processos, a maior parte deles envolvendo campos ou grupos de campos de petróleo.

Nenhum comentário: