quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Atleta diz que ex-assessor de Paes pagou propina pela Olimpíada no Rio

O atleta Eric Walther Maleson, ex-presidente da Confederação de Desportos no Gelo, afirmou em depoimento ao Ministério Público Francês que Ruy Cezar Miranda Reis, ex-assessor direto do ex-prefeito Eduardo Paes, disse a ele ter pago propina para comprar votos de membros africanos do COI (Comitê Olímpico Internacional) para a escolha da sede da Olimpíada de 2016. Ruy Cezar ocupou o cargo de secretário extraordinário da Copa-14 e Rio-16 desde o início da primeira gestão Paes, em 2009. Ele ocupou o cargo até janeiro de 2013.

O Ministério Público Federal e o da França investigam um suposto suborno de Papa Massata Diack, filho do presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo, Lamine Diack, de US$ 2 milhões para votar em favor do Rio na escolha da sede para a Olimpíada de 2016. Maleson se apresentou voluntariamente ao Ministério Público Francês para "testemunhar perante a justiça francesa de fatos relativos a compras de votações africanas pela estrutura que apoiava a candidatura da cidade do Rio para atribuição de organização dos jogos olímpicos do verão de 2016". "Durante o mês de julho de 2009, uma delegação brasileira, nomeadamente composta por Carlos Nuzman e Ruy Cesar Miranda Reis, ajudante dos esportes na Prefeitura do Rio de Janeiro, se tinha deslocado a Abuja (Nigéria) para apresentar a candidatura do Rio de Janeiro aos países africanos. Alguns meses mais tarde, quando se encontrava no Rio de Janeiro na companhia de Miguel Perez, secretário-geral da federação brasileira dos esportes de gelo, se tinha encontrado com Ruy Cesar Miranda Reis que lhe tinha indicado que o encontro se tinha passado bem e lhe tinha feito compreender que o dinheiro tinha sido pago", diz o depoimento do ex-atleta, de acordo com a Procuradoria.

É o terceiro ex-auxiliar de Paes citado na Lava Jato. O ex-secretário de Obras, Alexandre Pinto, foi preso há um mês, sob suspeita de cobrar propina em obras olímpicas. O ex-secretário de Ordem Pública e Assistência Social Rodrigo Bethlem também foi intimado a depor, sob suspeita de envolvimento com empresários de ônibus. Cezar ocupou a Secretaria Extraordinária para os Jogos Pan-Americanos de 2007 em toda a gestão de César Maia (DEM). Durante a eleição, porém, foi o primeiro secretário do ex-prefeito a apoiar Paes, o que gerou conflito com o antigo padrinho. Eleito, Ruy Cezar foi o primeiro nome anunciado por Paes em seu secretariado. O então assessor de Paes permaneceu por quatro anos no governo mesmo com pouquíssimas funções. A Secretaria Extraordinária para a Copa-14 e a Olimpíada-16, comandada por Ruy Cezar, foi mantida mesmo após a criação de outros órgãos para comandar a preparação da cidade para os Jogos, após eleita.

Nenhum comentário: