sábado, 12 de agosto de 2017

Trump diz que considera adotar uma opção militar contra a Venezuela


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (11) que considera uma "opção militar" contra a Venezuela. Sem detalhar, ele disse que, "se for necessário", poderá buscar uma ação militar. "Temos muitas opções para a Venezuela, inclusive uma opção militar se for necessário", afirmou, em Nova Jersey, quando questionado por uma repórter sobre a situação do país sul-americano. 

Trump não quis dar mais detalhes, só repetiu que uma opção militar é "certamente algo que podemos buscar". "A Venezuela é nossa vizinha, e nossas tropas estão por todo o mundo, em lugares muito, muito distantes. A Venezuela não é muito longe, e as pessoas estão sofrendo e morrendo", disse o presidente americano. 

Nesta quinta-feira (10), o ditador psicopata comuno-bolivariano venezuelano, Nicolás Maduro, havia dito que pediu ao chanceler venezuelano que ele contatasse Washington para tentar arranjar um telefonema com Trump, ou até mesmo um encontro durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro, em Nova York. "Se está tão interessado na Venezuela, estou aqui 'mister Trump', aqui está minha mão", disse, para na sequência chamá-lo de imperador e fazer uma ameaça. "Jamais vamos nos render e responderemos a uma agressão com armas na mão". 

A crise venezuelana se acirrou depois da eleição de uma Assembleia Constituinte, no último dia 30, em uma votação contestada pela comunidade internacional. A ONU denunciou que as forças de segurança da Venezuela têm utilizado força excessiva - assim como torturas - para reprimir os protestos contra Maduro, provocando a morte de centenas de pessoas desde abril.

Nenhum comentário: