terça-feira, 1 de agosto de 2017

RBS demite Wianey Carlet por chamar Paulo Santana de "filho da puta" com o microfone aberto


O Grupo RBS comunicou no final da tarde desta segunda-feira a demissão de um dos seus mais antigos funcionários. Wianey Carlet, comentarista da Rádio Gaúcha e colunista do jornal Zero Hora, foi demitido após uma enorme polêmica gerada no último sábado, quando, ao vivo no microfone da da emissora, que imaginava estar fora do ar, insultou Paulo Sant’Ana, que morreu há cerca de uma semana por parada cardíaca, chamando-o de "filho da puta". Segundo comunicado oficial emitido pela empresa de mídia, a razão central da demissão é que Wianey “não está mais alinhado ao posicionamento adotado pelos veículos da RBS”. No caso citado acima, o comentarista chegou a dizer que “não sentiu” a morte de Sant’Ana pois o achava “muito filho da puta". Paulo Sant’Ana era um cronista e comentarista do Grupo RBS e ao lado de Wianey dividiu por muitos anos a mesa do Sala de Redação, da Rádio Gaúcha. Sant'Ana se notabilizou por sua postura de subordinação canina à família Sirotski. Esse fato é ironizado hoje por outro comunicado, Duda Garbi, que apatifa a situação, dizendo a todo momento, em suas imitações, que tudo pertence ao "Nelson", referindo-se a Nelson Sirotski.  

A partir desta terça-feira, dia 1°, o espaço em ZH que era ocupado por Wianey será de Pedro Ernesto Denardin, que ganha uma coluna no jornal de maior circulação do Rio Grande do Sul. O Supersábado, programa da Gaúcha, passará a ser ancorado por Fernando Zanuzo ao lado de Andressa Xavier. Já o elenco o Sala de Redação se mantém intacto. 

Wianey Carlet deixa a RBS após 22 anos de casa. Neste período, tornou-se um dos principais comentaristas esportivos da empresa, mas também acumulou algumas polêmicas. Em 2009, ele chegou a comparar Taison e Messi em um artigo. Já em 2014, foi duramente criticado pelo técnico colorado Abel Braga em uma entrevista coletiva. Além da RBS, Wianey teve passagens pelas rádios Sideral, em Getúlio Vargas, Erechim, Difusora (atual Rádio Bandeirantes), Sucesso e Guaíba. O episódio de Wianey Carlet deixa às claras a síndrome que acomete os comunicadores da RBS, a do "estrelismo", por se consideraram famosos e muito importantes, cultivando todos um narcisismo inadequado. Não foi o primeiro a chamar alguém de "filho da puta" em microfone aberto da Rádio Gaúcho. O outro que xingou foi Kenny Braga, ex-integrante do programa Sala de Redação, que também dedicou a xingação a Paulo Sant'Ana. Isso parece indicar o quanto ele era estimado pelos colegas. 


Um comentário:

Anônimo disse...

Ouço a Rádio Gaúcha há muitos anos,mas ultimamente vinham ocorrendo alguns exessos. Não só o Wianey ultrapassava os limites e quando se tratava de futebol no horário do meio dia, piorava. A punição de um egocêntrico narcisista certamente colocará os outros nos trilhos. Ouvi o programa no sábado e achei o fim a colocação. Antipatias â parte deve existir respeito,ainda mais no ar. Bela atitude da RBS que com seu posicionamento demonstra respeito ao ouvinte.