quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Ações disparam e valor de mercado da Eletrobras aumenta R$ 9,1 bilhões



O valor de mercado da Eletrobras subiu 9,128 bilhões de reais entre o fechamento do mercado ontem e o desta terça-feira. Os cálculos foram feitos pela consultoria Economatica e consideram a cotação das ações ordinárias (com direito a voto) e preferenciais da companhia. A Eletrobras encerrou o dia de ontem avaliada em 20,170 bilhões de reais, segundo a Economatica. O valor de mercado da companhia saltou para 29,299 bilhões ao fim do pregão desta terça-feira. Os papéis ordinários fecharam o dia com alta de 43,30%, alcançando 21,20 reais. As ações preferenciais tinham alta de 32,08%, a 23,55 reais. A valorização acontece após o Ministério de Minas e Energia anunciar que iria propor a privatização da estatal. De acordo com a pasta, a decisão foi tomada após profundo diagnóstico sobre o processo em curso de recuperação da empresa. “Apesar de todo o esforço que vem sendo desenvolvido pela atual gestão, as dívidas e ônus do passado se avolumaram e exigem uma mudança de rota para não comprometer o futuro da empresa.” 

Ao explicar a decisão, o ministro Fernando Coelho Filho citou as dificuldades que a Eletrobras vem enfrentando. “Quando assumimos, a empresa valia 9 bilhões de reais e agora vale 20 bilhões de reais. A empresa teve prejuízos acumulados nos últimos anos, mas tivemos lucro nos dois primeiros trimestres de 2017, o que mostra a melhora da governança na empresa”, completou. 

A União detém 40,99% do capital total da Eletrobras. O porcentual que será colocado à venda ainda não foi definido. De acordo com o ministério, o governo permanecerá como acionista da Eletrobras, recebendo dividendos ao longo do tempo: “A empresa passará a dar lucro e não prejuízo, o que beneficiará estados e municípios com o aumento na arrecadação de impostos.”

Nenhum comentário: