segunda-feira, 31 de julho de 2017

Petrobras produz mais petróleo no pré-sal do que no pós-sal pela primeira vez


A produção de petróleo no pré-sal em junho atingiu 1,353 milhão de barris por dia (bpd), enquanto a do pós-sal foi de 1,322 milhão de bpd, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgados nesta segunda feira. Foi a primeira vez que a produção do pré-sal superou a da do pós-sal. A produção total de petróleo no país também cresceu 0,8% em junho ante maio, para 2,675 milhões de bpd, em seu segundo avanço mensal consecutivo. Em relação a junho do ano passado, a alta foi de 4,5%. 

A área do pré-sal corresponde aos campos de petróleo que ficam abaixo de uma espessa camada de sal, no leito do oceano Atlântico. A Petrobras estima que a região seja de um tamanho equivalente a três vezes o Estado do Rio de Janeiro. A descoberta do petróleo nessa área foi uma das maiores do mundo nas últimas décadas. O crescimento na área foi devido à elevada produtividade, ao tamanho dos campos e pesados investimentos da Petrobras. A estatal levou 45 anos para alcançar em 1998 seu primeiro milhão de barris. Já o pré-sal levou menos de 10 anos para superar os locais tradicionais de produção. O resultado foi atingido com poucos campos produtores gigantes, como Tupi e Sapinhoá, além de Barracuda, Jubarte, Baleia Azul e Baleia Franca. 

Os campos operados pela Petrobras produziram 94% petróleo e gás natural em junho, com 2,074 milhões de bpd. Nos primeiros meses do ano, a produção havia sido afetada por um grande número de paradas para manutenção da empresa, depois de o País registrar em dezembro um recorde de produção. Já a anglo-holandesa Shell, segunda maior produtora de óleo e gás do Brasil e principal sócia da Petrobras em áreas do pré-sal, produziu 315,048 mil bpd no mês, alta de 6% ante o mês anterior.

Um comentário:

shamijacobus disse...

BOA NOITE.
Péssima notícia,pois sabidamente os custos de extração de petróleo no pré-sal é muito superior às demais fontes.

http://money.cnn.com/2015/11/24/news/oil-prices-production-costs/index.html

Dados um pouco defasados mas nada muito fora da REALIDADE.
Não nos esqueçamos do REFINO.
http://money.cnn.com/interactive/economy/the-cost-to-produce-a-barrel-of-oil/index.html?iid=EL

Abraços