terça-feira, 18 de julho de 2017

Mãe do bandido petista mensaleiro José Dirceu é enterrada em Minas Gerais

O ex-ministro e bandido petista mensaleiro José Dirceu assistiu, na tarde desta segunda-feira (17), ao sepultamento de sua mãe, Olga Guedes de Oliveira. Dona Olga tinha 97 anos e morreu às 23 horas de domingo, na cidade de Passa Quatro, Minas Gerais. Mãe de seis filhos, além de uma enteada, tinha 22 netos. Foi internada há cerca de dez dias na Santa Casa de Misericórdia da cidade, apresentando problemas respiratórios agravados pela idade. Como cumpre prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica, o bandido petista mensaleiro só pôde viajar de Brasília a Minas Gerais com permissão da Justiça.

A autorização para que acompanhasse os últimos dias da mãe foi concedida no dia 14. Ele fez o percurso de carro. Segundo amigos da família, Dona Olga era poupada do noticiário sobre seu filho bandido desde a explosão do escândalo do Mensalão do PT, em 2005. Sempre assistia a filmes em canal fechado. Preso em novembro de 2013, o ex-ministro pediu que a mãe não fosse informada sobre a detenção antes do Ano Novo. Para justificar a ausência dele nas festas do fim de ano, a família disse à matriarca que o bandido petista mensaleiro José Dirceu estava fora do País.

Dona Olga, que nos últimos anos apresentava falhas de lucidez, também não soube que a casa onde morava fora confiscada, em maio do ano passado, por decisão do juiz Sergio Moro. Na mesma sentença, em que condenou o bandido petista mensaleiro José Dirceu a 23 anos de prisão, Moro autorizou que ela ocupasse o imóvel até o fim de seus dias. Durante o regime militar, ela ficou sem saber o paradeiro do filho durante dez anos. Eles se reencontraram em 1979. Após a eleição do poderoso chefão da organização criminosa petista e ex-presidente Lula, em 2002, ela contou que o filho, à época o mais poderoso da Esplanada dos Ministérios, disse-lhe aos 11 anos que um dia seria presidente da República.

Nenhum comentário: