domingo, 23 de julho de 2017

Jordaniano é morto e israelense é ferido em embaixada em Amã



Um jordaniano foi morto e um israelense ficou ferido em um tiroteio ocorrido neste domingo dentro da embaixada de Israel na capital da Jordânia, Amã. As circunstâncias do incidente ainda são desconhecidas. O confronto ocorre em meio a uma nova escalada de tensão, após o governo israelense instalar câmeras de segurança e detectores de metal nos acessos à Esplanada do Monte do Templo. Milhares de jordanianos saíram às ruas na sexta-feira, após a oração semanal, para protestar contra a nova política de segurança de Tel Aviv. Israel fechou temporariamente o acesso à Esplanada em 14 de julho, após o ataque de um terrorista árabe-israelenses que resultou na morte de dois policiais drusos israelenses. Posteriormente, as autoridades israelenses instalaram os detectores de metal.
 
Às medidas de segurança seguiu-se nova onda de violência. Quatro palestinos morreram quando atacaram as forças de segurança em Jerusalém Oriental e Cisjordânia. Três israelenses da mesma família foram assassinados na própria casa por um palestino em uma colônia israelense.

A Liga Árabe convocou neste domingo uma reunião urgente de ministros de Relações Exteriores para o dia 26 de julho para tratar do tema. A Jordânia, que tem a custódia dos lugares sagrados de Jerusalém Oriental, denunciou a atuação das autoridades israelenses.

Nenhum comentário: