terça-feira, 20 de junho de 2017

Temer veta MPs que reduziriam áreas de preservação ambiental


Às vésperas de embarcar para agenda ambiental na Noruega, o presidente Michel Temer vetou duas Medidas Provisórias (MPs) que reduziriam áreas de preservação ambiental. Nesta segunda-feira, ele vetou integralmente a MP 756 e parcialmente a MP 758, e deve provocar o Congresso nos próximos dias a analisar novamente essas questões, também por meio de um projeto de lei com urgência. Temer anunciou os vetos em seu Twitter respondendo a uma mensagem da modelo Gisele Bündchen e da ONG WWF. Gisele e até integrantes da força-tarefa da Operação Lava-Jato fizeram campanha contra essas Medidas Provisórias, conduzida pelo Ministério Público Federal. A postagem de Michel Temer: ".@giseleofficial e @WWF, vetei hoje integralmente todos os itens das MPs que diminuíam a área preservada da Amazônia".

Temer viajaria para Rússia e Noruega no fim da manhã desta segunda-feira, mas o embarque foi adiado para a tarde. Se não se manifestasse sobre essas MPs nesta segunda-feira, prazo limite, as sanções teriam de ser feitas por Rodrigo Maia, presidente da Câmara que assume o lugar de Temer nesta semana. A MP 756, vetada integralmente, flexibilizava os critérios de uso da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, no Pará, transformando parte dela em Área de Proteção Ambiental (APA). A Flona seria reduzida de 1,3 milhão de hectares para 813 mil hectares.

Já a MP 758, vetada de modo parcial, previa a exclusão de cerca de 860 hectares do parque nacional para dar passagem à estrada de ferro Ferrogrão, próxima à BR-163. Temer deixou o texto mais parecido ao que fora enviado pelo Planalto para o Congresso, com 100 mil hectares a menos de flexibilização do uso dessa área transformados em APA. No texto que assinou nesta segunda-feira sobre a MP 758, o presidente alegou que havia "potencial de comprometer e fragilizar a preservação ambiental em uma região sensível da Amazônia Brasileira".

O Ministério do Meio Ambiente e a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, que representa mais de 150 entidades, haviam pedido os vetos integrais a essas matérias. Temer e o ministro da pasta, Sarney Filho, terão agenda ambiental na quinta-feira e sexta-feira em Oslo, na Noruega, que é a principal e primeira financiadora do Fundo da Amazônia, com aporte de R$ 2,8 bilhões desde 2009.

Nenhum comentário: