terça-feira, 20 de junho de 2017

STF manda soltar ex-assessor de Zezé Perrella


Antes de iniciar o julgamento do pedido de prisão preventiva do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), nesta terça-feira, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu soltar o ex-assessor e cunhado do senador Zezé Perrella (PMDB-MG), Mendherson Souza Lima. Votaram pela soltura de Mendherson os ministros Marco Aurélio Mello, Alexandre de Moraes e Luiz Fux, enquanto os ministros Rosa Weber e Luís Roberto Barroso decidiram pela manutenção do encarceramento e foram vencidos. A prisão preventiva foi substituída por medidas cautelares como uso de tornozeleira eletrônica e entrega de passaportes.

Mendherson Souza Lima foi preso na Operação Patmos, deflagrada em 18 de maio, por ter recebido parte dos 2 milhões de reais destinados pela JBS a Aécio Neves. Frederico Pacheco de Medeiros, o Fred, primo de Aécio encarregado de coletar o valor combinado entre o tucano e o empresário Joesley Batista, repassou a Mendherson uma das parcelas de 500.000 reais que recebeu do diretor de relações institucionais da JBS, Ricardo Saud.

A entrega do dinheiro ao cunhado de Zezé Perrella se deu no estacionamento da sede da empresa, em São Paulo, e foi filmada pela Polícia Federal. Com os 500.000 reais alocados dentro de uma mochila, Mendherson Souza Lima foi de carro da capital paulista a Belo Horizonte, viagem monitorada pela PF. Na capital mineira, ele deixou o dinheiro na sede da Tapera Participações e Empreendimentos, empresa do filho de Perrella, o ex-deputado estadual Gustavo Perrella.

Depois da decisão sobre Mendherson, a sessão no colegiado foi suspensa por 30 minutos. Os cinco ministros ainda decidirão se aceitam a prisão preventiva de Aécio e se o tucano pode voltar a exercer seu mandato parlamentar.

Nenhum comentário: