segunda-feira, 19 de junho de 2017

Investigação da Polícia Federal conclui que houve corrupção em caso de Temer e Loures


Relatório preliminar da Polícia Federal referente à investigação sobre o presidente Michel Temer e seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures conclui que houve a prática de corrupção passiva. As informações foram entregues ao Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira (19). A Polícia Federal pediu ainda mais prazo ao ministro Edson Fachin para finalizar o relatório. A Polícia Federal não se manifestou sobre obstrução de Justiça, outro ponto da investigação, porque depende da perícia, não concluída ainda, das gravações secretas feitas pelo empresário bucaneiro caipira Joesley Batista, um dos donos da JBS.

Ao todo, os peritos analisam quatro áudios, um deles de uma conversa do empresário bucaneiro caipira com Temer, no Palácio do Jaburu, em 7 de março. O prazo dado por Fachin para o inquérito ser finalizado se encerrou neste domingo (18) - sendo esta segunda-feira o primeiro dia útil, quando a conclusão deveria ser entregue. O ministro é o relator da Lava Jato no Supremo, responsável também por casos ligados à delação da JBS, homologado por ele em abril. O teor das informações prestadas pela Polícia Federal ainda não foi divulgado pelo Supremo Tribunal Federal.

Após a conclusão do inquérito, caberá ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, decidir se denuncia ou não Temer e Loures ao Supremo. A expectativa é que ambos sejam alvo de denúncia da Procuradoria Geral da República até a semana que vem.

Nenhum comentário: