sábado, 17 de junho de 2017

Estados Unidos fecham acordo bilionário e vende aviões de combate F-15 ao Qatar


O Ministério da Defesa do Qatar disse nesta quarta-feira (14) que o país assinou um acordo para comprar aviões de combate F-15 dos Estados Unidos por US$ 12 bilhões. O acordo foi concluído apesar de o país ter sido criticado recentemente pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por apoiar o terrorismo. O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, e representantes do Qatar estiveram reunidos nesta quarta para selar o acordo. Segundo a "Bloomberg News" trata-se da compra de 36 jatos F-15.

A venda aumentará a cooperação e a interoperabilidade de segurança entre os Estados Unidos e Qatar, afirmou o Pentágono em uma declaração por e-mail. Mattis e o ministro de Estado para os Assuntos de Defesa do Qatar, Khalid al-Attiyah, também discutiram operações contra a organização terrorista Estado Islâmico, e a crescente escalada de tensões para todos os parceiros da região do golfo e a necessidade que se concentrem nas próximas etapas para alcançar metas comuns, informou o Pentágono.

O presidente americano disse na última sexta-feira (9) que o Qatar é um patrocinador "de alto nível" do terrorismo, dificultando potencialmente os esforços do Departamento de Estado dos Estados Unidos para aliviar as tensões e um bloqueio da nação do Golfo por estados árabes e outros.

Nenhum comentário: