quarta-feira, 14 de junho de 2017

Estado Islâmico captura antiga fortaleza de Bin Laden no Afeganistão


Tora Bora, o reduto nas montanhas que já foi a fortaleza de Osama bin Laden, caiu nas mãos do Estado Islâmico (EI) na manhã desta quarta-feira (14), dando aos extremistas uma significativa vitória estratégica e simbólica, segundo autoridades afegãs e moradores locais. Combatentes talibãs que haviam anteriormente controlado o extenso complexo de cavernas e túneis fugiram durante a noite depois de um ataque determinado do Estado Islâmico que durou uma semana, segundo moradores de aldeias que fugiam da região nesta quarta-feira. 

Hazrat Ali, um membro do Parlamento e importante chefe guerreiro da área que ajudou os Estados Unidos a capturar Tora Bora da Al Qaeda, em 2001, disse que a ofensiva foi provocada pela decisão americana de despejar a chamada "mãe de todas as bombas" sobre a rede de túneis do Estado Islâmico no distrito de Achin, em abril. Com quase 10 mil quilos, ela seria a maior bomba não nuclear já utilizada. 

O Estado Islâmico então decidiu transferir seu refúgio para as cavernas e túneis em Tora Bora, segundo Ali. "Cerca de mil militantes do Estado Islâmico se reuniram perto de Tora Bora para capturar a área", disse Ali:.Eu informei às forças do governo para atacá-los e disse que estavam tentando capturar Tora Bora, mas elas não deram atenção." 

Um policial afegão local confirmou que a fortaleza havia sido dominada: "O Estado Islâmico capturou Tora Bora e áreas ao seu redor", disse: "Os anciãos das tribos estão aqui em meu escritório. Todos escaparam da área ontem à noite". Zabihullah Mujahid, um porta-voz do Taleban na região, negou que Tora Bora tivesse caído sob o domínio de seus rivais insurgentes. "A luta está ocorrendo na área de Tora Bora entre o Estado Islâmico e nossos mujahidin", declarou Mujahid pelo serviço de mensagens Viber. "É a linha de frente entre nossos mujahidin e o Estados Islâmico. Ninguém avançou nessa área". 

Ele acusou os Estados Unidos de efetuar ataques aéreos em apoio ao Estado Islâmico, mas autoridades locais e moradores negaram ter ouvido esses ataques. Os moradores disseram que os talibãs tinham fugido. "Os talibãs escaparam da área ontem à noite e nos deixaram para o Estado Islâmico com nossas mulheres e filhos", disse Juma Gul, um idoso da tribo do vale de Suleymankhel, próximo a Tora Bora, que disse estar entre as centenas de famílias que fugiram da área depois que o Estado Islâmico tomou o controle; "Não houve resistência do Taleban contra o Estado Islâmico, e as tribos locais não tinham como combatê-los, por isso nós simplesmente fugimos". Os militantes agora têm uma base de fácil defesa em Tora Bora, disse Ali, assim como acesso a muitas outras partes da província de Nangarhar pelas montanhas Spin Ghar, ao longo da fronteira paquistanesa, onde se situa Tora Bora. "O Estado Islâmico tem um enclave e vai capturar essas áreas uma após outra", disse ele. 

Ali tem ampla experiência na luta contra a Al Qaeda na região, mas também foi acusado de ter ajudado Bin Laden a escapar de Tora Bora em dezembro de 2001, supostamente traindo seus aliados dos Estados Unidos e do Afeganistão quando se aproximou da liderança da Al Qaeda.  Ali negou ter feito isso. O Estado Islâmico em Khorasan, como são conhecidos os militantes no Afeganistão e no Paquistão, não têm ligação direta com a Al Qaeda, que é em geral uma força esgotada nessa área. Mas o Estado Islâmico foi formado originalmente por elementos da Al Qaeda, e os dois grupos têm muitas semelhanças doutrinárias. 

Forças do governo e seus aliados da coalizão na área de Tora Bora se envolveram em poucas lutas recentes contra os talibãs que estão entrincheirados ali, apoiados por tribos locais na fronteira montanhosa com o Paquistão. Mas desde março forças afegãs apoiadas pelas tropas de Operações Especiais dos Estados Unidos vêm montando uma vigorosa campanha contra o Estado Islâmico no distrito de Achin, também na cadeia de Spin Ghar, mas a cerca de 80 quilômetros a leste de Tora Bora. Os seis soldados americanos mortos no Afeganistão até agora neste ano caíram em lutas ao redor do distrito de Achin. 

Os militares americanos disseram que mataram centenas de combatentes do Estados Islámico na área de Achin, incluindo o "emir" do EI em Khorasan, xeque Abdul Hasib. Este foi um comandante do Taleban no Paquistão, que rompeu com eles para unir-se ao Estado Islâmico. Esse grupo e o Taleban vêm competindo selvagemente pelo domínio nas áreas que controlam, mas os do Estado Islâmico, mais radicais, dominaram o distrito de Achin, além de território no sul da província de Nangarhar. 

As autoridades do Taleban estão preocupadas com a atração do Estado Islâmico aos jovens combatentes impacientes com o progresso da insurgência, que já dura 15 anos. Na área de Tora Bora, os moradores estavam irritados com os talibãs e com o governo por permitirem que o Estado Islâmico dominasse. Malak Tor, um líder tribal do distrito de Pachir Agam, onde se localiza Tora Bora, queixou-se de que os pedidos dos moradores para que o governo montasse uma ofensiva para proteger Tora Bora foram ignorados. 

Entre outras coisas, os insurgentes do Estado Islâmico haviam tomado uma grande mina de mármore e um depósito de combustível. "Agora eles vão conseguir recursos financeiros e então será muito difícil expulsá-los de Tora Bora", afirmou Tor. O presidente Ashraf Ghani ordenou na quarta-feira que o 201º Corpo do Exército Nacional Afegão avance contra o Estado Islâmico nos distritos que incluem Tora Bora, segundo Attaullah Khogyani, porta-voz do governador da província de Nangarhar. Alim Eshaqzai, o vice-governador, disse que autoridades de segurança iniciarão operações por terra, ar e de artilharia contra o Estado Islâmico assim que possível.

Nenhum comentário: