segunda-feira, 19 de junho de 2017

Defesa de Temer diz que Joesley é "criminoso notório de maior sucesso"


O presidente Michel Temer ajuizou processo nesta segunda-feira (19) contra o empresário bucaneiro caipira Joesley Batista, da JBS, por danos morais e crimes contra a honra, como calúnia, difamação e injúria. No processo, a defesa do peemedebista afirma que o empresário é "o criminoso notório de maior sucesso na história brasileira" e faz críticas aos benefícios obtidos por ele em acordo de delação premiada fechado com o Ministério Público. Joesley conseguiu enriquecer com práticas pelas quais não responderá e mantém hoje seu patrimônio no Exterior com o aval da Justiça. Imputa a outros os seus próprios crimes e preserva seus reais sócios", criticou.

Segundo o advogado Renato Oliveira Ramos, que assina as ações civil e penal contra o empresário, o real objetivo do empresário bucaneiro caipira Joesley Batista foi "obter o perdão dos inúmeros crimes que cometeu, por meio de um generoso acordo de delação premiada que o mantenha livre de quaisquer acusações, vivendo fora do País com um substancial (e suspeito) patrimônio". Temer decidiu processar o empresário bucaneiro caipira Joesley Batista neste fim de semana, após o sócio do grupo J&F afirmar que o peemedebista lidera a "maior organização criminosa do País". No sábado (17), o presidente divulgou uma nota em que diz que o governo "não será impedido de apurar" crimes praticados pelo empresário bucaneiro caipira Joesley.

A defesa afirmou ainda que as acusações são baseadas em "gravação clandestina e direcionada" e que o executivo passou, de uma hora para outra, a "incorporar papel de um empresário sério e indignado com a corrupção", apesar de desconsiderar "que foi a corrupção que o tornou um grande empresário". "Somente agora, quando seus crimes estavam sendo investigados e a sua prisão era iminente, que o querelado passou desesperadamente a acusar algumas autoridades do País, inclusive o presidente, em busca única e exclusivamente de um tipo de salvo-conduto", disse.

Ela acusa ainda o empresário bucaneiro Joesley Batista de ter protegido aqueles que foram os seus "reais parceiros de sua trajetória de pilhagens", em uma referências aos governos petistas. E diz que Joesley Batista tenta amenizar com a entrevista as críticas feitas pela opinião pública ao acordo de delação premiada fechado com o Ministério Público. Segundo o advogado, o empresário demonstrou em entrevista "nítida vontade" de difamar o presidente, "menosprezando-o perante o público". "São informações falsas, criadas com o único e exclusivo propósito de abalar a credibilidade do presidente", disse.

A defesa protocolou duas ações, uma civil e uma penal, em Brasília. Ela pretende indicar uma instituição de caridade para doar o valor da indenização caso vença os processos judiciais. Por enquanto, a defesa do presidente não vai pedir um valor de indenização, mas caso o juiz indique que pode especificar um montante, os advogados indicarão a mesma quantia em uma emenda ao processo. Temer acredita que o Ministério Público Federal vai utilizar as novas declarações do empresário para "reconstruir" a base da denúncia que deve ser apresentada contra o presidente nos próximos dias.

O peemedebista é investigado por corrupção, obstrução de justiça e formação de organização criminosa. O empresário bucaneiro petista Joesley Batista afirma que Temer sabia e deu aval para a compra do silêncio do ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso desde o ano passado, para que ele não os delatasse. Na nota, Temer acusa Joesley de "desfiar mentiras em série", proteger "estrategicamente" o PT e critica a impunidade conferida ao empresário, em uma referência indireta à Procuradoria-Geral da República e seu comandante, Rodrigo Janot.

Nenhum comentário: