segunda-feira, 26 de junho de 2017

Andrea Neves já está em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica


A irmã do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), Andrea Neves, já está em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica. Ela deixou o Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte, na madrugada de quinta-feira, por volta das 3 horas. Na terça-feira, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu converter a prisão preventiva de Andrea Neves e Frederico Pacheco, respectivamente irmã e primo de Aécio Neves, em prisão domiciliar, com monitoramento de tornozeleira eletrônica. Além deles, recebeu o benefício o ex-assessor parlamentar Mendherson Souza Lima.  

Os três são investigados no mesmo inquérito de Aécio Neves e estavam presos desde 18 de maio, por decisão do relator da Lava-Jato, ministro Edson Fachin. Para ele, havia risco de reiteração criminosa e obstrução à justiça. Na terça-feira, por três votos a dois, o colegiado considerou que esse risco não existe mais. Além do recolhimento em casa e do monitoramento eletrônico, ficarão proibidos de manter contato uns com os outros e de ausentar-se do país sem autorização judicial, devendo entregar seus respectivos passaportes.

Andrea Neves foi denunciada pela prática de corrupção. Em fevereiro, ela pediu ao empresário Joesley Batista R$ 2 milhões, dinheiro que foi repassado depois em malas de dinheiro a Frederico Pacheco, primo de Aécio Neves a quem coube transportar o dinheiro de São Paulo a Minas Gerais, entregue depois a Mendherson Souza Lima. A defesa de Andrea diz que ela pediu o dinheiro para bancar a defesa de Aécio Neves na Lava Jato e que foi ao encontro de Joesley para tentar vender um apartamento de R$ 40 milhões no Rio de Janeiro. 

Nenhum comentário: