domingo, 21 de maio de 2017

Senadores articulam desobediência a Fachin para manter Aécio Neves no cargo


O Senado pode desobedecer a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, que determinou por meio de liminar que o mandato do senador Aecio Neves seja suspenso. A estratégia, já discutida por alguns senadores, prevê que a defesa de Aécio recorra à Mesa do Senado questionando a validade da medida. A Mesa então responderia que não há previsão constitucional para a suspensão, mantendo Aécio no cargo. "Em nenhum lugar do mundo um parlamentar seria afastado nessas condições, muito menos por meio de liminar", diz um dos senadores mais influentes da Casa. Em dezembro de 2016, o Senado adotou procedimento semelhante ao que é articulado agora. À época, a Mesa Diretora decidiu desafiar liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello e recusou-se a afastar da presidência da Casa o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). O Senado encaminhou ao STF uma decisão da Mesa em que informa que aguardará o posicionamento do plenário do tribunal para então aceitar o afastamento de Renan. O STF decidiu afastar Aécio do cargo depois de ele aparecer em gravação feita no âmbito de delação premiada da Operação Lava Jato pedindo R$ 2 milhões a donos do frigorífico JBS. 

Um comentário:

Unknown disse...

Então sr Senador, também nunca houve, em nenhum País, tanta roubalheira como está acontecendo em nosso tão sofrido Brasil!
Pessoas desempregadas, outros passando fome, aposentadoria de miséria.
Este País, sr senador, foi construído por por pessoas pobres e sinceras, não precisamos de homens na republica, ladrões e safados. Muito menos de políticos que legislam em causa própria.