sábado, 18 de fevereiro de 2017

Ministério Público pede fechamento da Shell, Ipiranga e BR Distribuidora no Rio de Janeiro


O Ministério Público do Rio de Janeiro entrou com uma ação civil pública contra três gigantes dos combustíveis: BR Distribuidora, Ipiranga e Esso/Shell. No processo, o órgão pede a cassação do registro destas empresas em todo o Estado por fraude. As distribuidoras foram envolvidas num escândalo em novembro de 2016, quando a Agência Nacional do Petróleo identificou 16 milhões de litros de etanol batizado com metanol em postos na Ilha do Governador. Até o momento ninguém foi punido pela ANP. No documento, o Ministério Público afirma que as empresas vendiam álcool adulterado com metanol, produto proibido no Brasil. O procurador Alberto Flores Camargo afirma que houve perigo de dano para a ordem econômica e social. O metanol é altamente tóxico, e pode causar danos à saúde. Camargo também pede ainda que o estado “não mais conceda ou renove benefícios fiscais ou financeiros” às empresas.

Um comentário:

Cristiano disse...

Há muito tempo que eu não ouvia falar mais em metanol. Só ouvia falar disso nas narrações das competições da Fórmula Indy.

O problema maior do metanol é a combustão invisível. No entanto ele é muito potente. E fico a pensar se no meu carro há um poco de metanol no tanque do meu carro. Ele está espertinho.