segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O comunista Plinio Zalewski, coordenador de campanha do PMDB em Porto Alegre, é encontrado morto dentro da sede do partido, com ferimentos


O coordenador-geral da campanha do vice-prefeito candidato à prefeitura de Porto Alegre, o comunista Plínio Zalewski, de 53 anos, foi encontrado morto no banheiro da sede municipal do PMDB, na avenida João Pessoa, no bairro Cidade Baixa, na tarde desta segunda-feira. Ele era considerado desaparecido desde a noite passada, quando a companheira registrou boletim de ocorrência. O corpo tinha ferimentos, mas as circunstâncias da morte ainda não se esclareceram. O local está isolado aguardando a realização de perícia. Além de coordenar a campanha do vice-prefeito, Plino Zalewski era um antigo militante da organização comunista MR8, hoje transformada no Partido da Pátria Livre, inicialmente comandado pela também comunista Mari Perusso (foi subchefe da Casa Civil do governo do peremptório petista e poeta de mão cheia e tenente artilheiro Tarso Genro). Nesse partido revolucionário militaram Amauri Perusso, Cezar Busato, Clênia Maranhão, Ocimar Carvalho (CC do Grupo Hospitalar Conceição, cedido para o gabinete do vice-prefeito), Bernadete Bestame (a mulher do lobista José Barrionuevo), Fátima Schirmer (mulher do ex-deputado e atual secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer) e outros. Plinio Zalewski era diretor de governança da prefeitura de Porto Alegre. Antes ele foi diretor do observatório da Capital e diretor de direitos humanos do Rio Grande do Sul. No sábado à tarde, Plinio Zalewski foi chamado às pressas para assinar a intimação da Justiça Eleitoral que tinha ordens para invadir e promover ação de busca e apreensão, de verificação de funcionamento de um comitê clandestino de campanha do vice-prefeito na sede da Fundação Ulisses Guimarães, do PMDB, que funciona em um velho casarão localizado na rua Riachuelo, bem no centro histórico de Porto Alegre (veja nas fotos abaixo). 


A desconfiança era de que no local funcionaria um centro de difusão de ataques ao candidato adversário Nelson Marchezan Filho, por meio de redes sociais. O candidato do PMDB quando foi informado que o casarão havia sofrido ação policial fez gravação de um video que circulou na Internet, denunciando ilegalidade na operação, devido à participação nas diligências de advogados da coligação de Nelson Marchezan Filho. 


Ocorre que a ordem judicial previa a presença da advogada da coligação de Nelson Marchezan Filho (como se verifica acima da certidão emitida pelo oficial de Justiça).  Abaixo se vê Plínio Zalewski recebendo a intimação judicial. 


Plínio Zalewski é um ex-petista que trabalhou com Hélio Corbellini por longos anos. Quem foi Hélio Corbellini? O Corbellini foi diretor do DEMAHB (1993 a 1996), quando o peremptório petista e poeta de mão cheia e tenente artilheiro Tarso Genro foi prefeito de Porto Alegre.

Um comentário:

antunesinacio disse...

Grande Vitor sempre esclarecendo ótima reportagem