quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Em último ato antes de depoimento, Dilma credita impeachment a "elite conservadora"


Em sua última aparição pública antes do depoimento ao Senado, a presidente afastada, a mulher sapiens petista Dilma Rousseff, atribuiu o processo de impeachment a interesses supostamente contrariados nas quatro vitórias consecutivas do PT nas últimas eleições presidenciais. "O povo votou contra as políticas tradicionais que, primeiro sorrateiramente, e agora de forma escancarada, tomaram conta do do debate político. É um processo que tem respaldo da elite conservadora desse País", afirmou. Falando a cerca de 500 militantes que lotaram o Teatro dos Bancários, na noite desta quarta-feira, em Brasília, a petista foi recebida com gritos de "Dilma, querida, você fica" e rosas brancas e vermelhas. A isso ficou restrito o PT, a uma platéia ínfima, em recinto fechado. Dilma atacou propostas do governo interino de Michel Temer, como o teto de gastos no setor público e as concessões do pré-sal. Chamando os entusiastas do impeachment de "parasitas", ela também disse que a democracia brasileira está em risco, ao comparar o momento atual a períodos turbulentos da história nacional, como a renúncia de Jânio Quadros, o suicídio de Getúlio Vargas e o golpe militar de 1964. "Eu não tenho de renunciar, não tenho de me suicidar e não tenho que fugir para o Uruguai. Estão me condenando por algo fantástico, por um não-crime. Eu não cometi crime", reagiu a presidente afastada. Atrás de Dilma, o palco estava tomado por políticos petistas, representantes de movimentos sociais e ex-ministros de seu governo — a quem a mandatária qualificava de "legítimos". Contudo, não havia nenhum senador do partido presente, tampouco o ex-presidente Lula compareceu.

Nenhum comentário: