sábado, 16 de julho de 2016

Pesquisa mostra intenção de votos dos eleitores de Porto Alegre


A menos de três meses das eleições e a uma semana do prazo em que se iniciam as convenções partidárias, o Instituto Methodus foi a campo identificar a tendência do eleitor de Porto Alegre sobre a intenção de voto para prefeito de Porto Alegre. Segundo os dados, no primeiro cenário estimulado de primeiro turno, a candidata do PSol, Luciana Genro, aparece à frente dos demais pré-candidatos testados, com 20,8% das intenções de voto. A seguir vem Raul Pont, do PT, com 14,5% das intenções de voto e o vice-prefeito, do PMDB, com 13,7%. Vieira da Cunha, do PDT, tem 11,0%; Nelson Marchezan Jr, do PSDB, aparece em quinto com 6,5% e Mauricio Dziedricki, do PTB, em sexto, com 1,7%. A sétima posição é ocupada por Carlos Gomes, do PRB, e Wambert Di Lorenzo, do Pros, ambos com 0,8% das intenções de votos. Brancos e nulos somam 15,3% e indecisos (não sabe) 14,8%. 


Na segunda simulação estimulada de primeiro turno, com menos candidatos, Luciana Genro, do PSol, aumenta sua pontuação, aparecendo com 22,3% das intenções de voto. Raul Pont, do PT, aparece em segundo com 16,7%, seguido pelo atual vice-prefeito, do PMDB, com 14,0%. Vieira da Cunha, do PDT, fica com 13,8%. Nesta simulação, brancos e nulos somam 18,8% e indecisos (não sabe) 14,3%. 
No levantamento também foram realizadas diversas simulações de segundo turno. Em uma possível disputa de segundo turno entre Luciana Genro, do PSol, e Vieira da Cunha, do PDT, a vantagem é de Luciana Genro com 30,8% das intenções de voto, seguida por Vieira da Cunha, do PDT, com 25,5%. Na segunda simulação de segundo turno, onde Luciana Genro, do PSol, é confrontada com o atual vice-prefeito, do PMDB, a vantagem é de Luciana com 30,3%, seguida pelo vice-prefeito com 26,7% das intenções de voto. Na terceira questão estimulada de segundo turno, desta vez entre Raul Pont, do PT, e o vice-prefeito, do PMDB, as intenções de voto são, respectivamente, 29,3% e 25,3%. Para a quarta estimulada de segundo turno entre Luciana Genro, do PSol, e Nelson Marchezan Jr, do PSDB, as intenções de voto são, respectivamente, de 34,2% e de 18,2%. Na quinta questão estimulada de segundo turno, desta vez entre o vice-prefeito, do PMDB, e Vieira da Cunha, do PDT, as intenções de voto são, respectivamente, 24,7% e 24,2%. Para o sexto levantamento estimulado de segundo turno, entre Luciana Genro, do PSol, e Raul Pont, do PT, as intenções de voto são, respectivamente, de 31,0% e de 22,3%. No sétimo e último levantamento estimulado de segundo turno entre Vieira da Cunha, do PDT, e Raul Pont, do PT, as intenções de voto são, respectivamente, 26,8% e 26,2%.


A pesquisa do Instituito Methodus também avaliou a rejeição dos candidatos. Na rejeição múltipla, onde o entrevistado pode rejeitar mais de um candidato, Raul Pont, do PT, aparece com 24,5%; Luciana Genro, do PSol, tem 22,2%; Vieira da Cunha, do PDT, 17,0%; o vice-prefeito, do PMDB, 16,8%; Nelson Marchezan Jr, do PSDB, 16,2%; Carlos Gomes, do PRB, 12,5%; Mauricio Dziedricki, do PTB, 12,2%; e Wambert Di Lorenzo, do Pros, 10,8%. Não rejeitaram nenhum dos candidatos 31,2%, e disseram não saber, 12,2%.

Nenhum comentário: