quinta-feira, 7 de abril de 2016

PMDB não indicará deputados para comissão de impeachment contra Temer


O líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), afirmou nesta quinta-feira que não vai indicar deputados para instalar a comissão especial de impeachment contra o vice-presidente da República, Michel Temer. Decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, determinou que a Câmara instalasse uma comissão, a exemplo da que analisa a denúncia da presidente Dilma Rousseff. Os líderes partidários já receberam ofícios do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que cobrou a indicação de cada partido para a eleição dos 65 integrantes. Picciani disse que não encontrou nenhum deputado disposto a participar da comissão: "Não tenho como indicar, porque não tenho quem indicar." Mais cedo, o líder do PT, Afonso Florence (BA), disse que já indicou os nomes de sua bancada e que o partido formulou uma questão de ordem no plenário da Câmara - segundo ele, Eduardo Cunha estipulou um prazo para as indicações quando da denúncia de Dilma e agora deixou os partidos livres, sem pressa para preencher as vagas. "O Brasil todo sabe que ele cogitou não cumprir a ordem judicial", disse o petista. Eduardo Cunha rebateu a tese do petista. "Não é uma forma de descumprir a decisão. Eu não posso eleger uma comissão que não tem membro indicado. Se eu não tiver o que submeter a voto no plenário, não tenho como fazer", afirmou: "A indicação tem que ser feita pelos líderes partidários, a decisão é do Supremo e eu não pretendo descumprir. Eu não posso substituí-los". Eduardo Cunha disse que o prazo estabelecido para escolha dos integrantes da comissão de Dilma era fruto de um acordo entre os líderes partidários.

Nenhum comentário: