quinta-feira, 28 de abril de 2016

Natura tem prejuízo de R$ 69 milhões no 1º trimestre com queda nas vendas


A fabricante de produtos de beleza Natura divulgou na noite de quarta-feira (27) que teve prejuízo de R$ 69,1 milhões no primeiro trimestre, afetada pela retração de vendas no Brasil, pelo efeito da variação cambial e aumento de provisão. No mesmo período do ano passado, a empresa havia obtido lucro líquido de R$ 119,6 milhões. A companhia teve geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de R$ 217 milhões no período, queda de 24,1% em relação aos três primeiros meses do ano passado. A margem Ebitda caiu 4,6 pontos percentuais, a 12,8%. Além da piora no resultado operacional, o prejuízo teve impacto do aumento de provisão para compra da parcela restante da australiana Aesop, pela marcação a mercado do hedge das dívidas em moeda estrangeira e outros fatores ligados ao câmbio. A receita líquida consolidada avançou 2,9%, para R$ 1,69 bilhão, com a expansão de 42,4% da receita internacional compensando a baixa de 9,8% no Brasil. O pior desempenho no País ocorreu principalmente por causa do aumento da carga tributária em relação ao ano passado e pela queda de 11,4% nos volumes, disse a Natura. A empresa elevou os preços em 9,1% nos últimos 12 meses para atenuar o impacto da carga tributária e da inflação nos custos. A produtividade das consultoras no País recuou 9,5% na comparação com um ano antes. "Além do cenário recessivo, também é importante destacar que em 2016 postergamos o início da campanha do dia das mães em relação a 2015, concentrando assim uma parcela maior das receitas no mês de abril", disse a companhia. As despesas com vendas, marketing e logística tiveram alta de 6,7% ante os três primeiros meses de 2015, enquanto as despesas administrativas avançaram 19,1%.

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