quinta-feira, 17 de março de 2016

Lula deixa claro: é ministro pra controlar MP e PF e conta pra isso com novo ministro da Justiça

O chefão petista deu um golpe em Dilma para tentar dar um golpe na Lava Jato. Os dois têm de cair, unidos!

Por Reinaldo Azevedo - É claro que acabou! Se Dilma Rousseff tivesse um pouco de juízo, em vez de, nesta quinta-feira, dar posse a Lula como ministro da Casa Civil, renunciaria ao mandato. As conversas que vieram a público indicam um claro conluio da presidente legal com o presidente “de facto” para obstruir a Justiça, interferir na instância máxima do Poder Judiciário e bagunçar o coreto do Ministério Público. Tudo para criar embaraços à Operação Lava Jato. Aliás, jornais estrangeiros passaram a empregar mesmo a expressão latina “de facto” para qualificar a presidência de Lula, tratamento que, mundo afora, se dispensa a ditadores que, no entanto, mantêm um fantoche no poder formal. E Dilma, a partir desta quinta-feira e pelo pouco tempo que durar o seu mandato, será um fantoche de Lula. É incrível que não lhe sobre uma reserva de dignidade para não se submeter a esse papel. Não resta mais dúvida sobre a tarefa principal de Lula no governo. E, está claro, para tanto, ele conta com o concurso do novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão. Em conversa com Eduardo Paes (PMDB), prefeito do Rio, o ex-presidente deixa claro qual será a sua tarefa. Relembro. 
Lula: Olha, deixa eu lhe falar uma coisa. Esses meninos da Polícia Federal e esses meninos do Ministério Público, eles se sentem enviados de Deus.
Eduardo Paes: É, mas eles são todos crentes. Os caras do Ministério Público são crentes, né?
Lula: É uma coisa absurda. Uma hora, nós vamos conversar um pouco porque eu acho que eu sou a chance que esse País tem de brigar com eles pra tentar colocá-los no seu devido lugar. Ou seja: nós criamos instituições sérias, mas têm que ter limites, têm que ter regras.
A conversa não deixa espaço para dúvida. É de uma clareza cristalina. À diferença do que disse Dilma na entrevista coletiva que concedeu depois de nomear Lula, a tarefa do presidente “de facto” é tentar melar a Lava Jato. Dadas outras conversas mantidas pelo Apedeuta e pela presidente-fantoche, trata-se de um esforço organizado para obstrução da Justiça e da investigação. E ele espera contar com uma ajuda. Com a devida vênia, queridos leitores, afirmei aqui, logo de cara, que a escolha de Eugênio Aragão, vice-procurador-geral da República e homem de Rodrigo Janot, para o Ministério da Justiça tinha o objetivo de controlar a Polícia Federal e aproximar o governo da cozinha da Lava Jato. Não deu outra. Em conversa com Paulo Vannuchi, diretor do Instituto Lula, o ex-presidente trata abertamente do nome daquele que ainda seria nomeado ministro nestes termos: “Eu, às vezes, fico pensando até que o Aragão deveria cumprir um papel de homem naquela porra, porque o Aragão parece nosso amigo, parece, parece, mas tá sempre dizendo ‘olha…’” Quando o homem é nomeado para a Justiça, aí o ex-presidente conversa com Gilberto Carvalho, que diz ao interlocutor que Aragão “tem pulso” e duro “pra caralho”. Pulso e duro com quem? Ora, eles estão falando é em pôr a Polícia Federal sob vara. Lula deu um golpe em Dilma para tentar dar um golpe na Lava Jato. Os dois têm de cair, unidos!

Um comentário:

A Língua! News disse...

PARA LULA INSTITUIÇÕES SÉRIAS SÃO AS SUBMETIDAS AOS DESEJOS PARTICULARES DELE.